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levantamento epidemiológico
Professora: Iana Nádila Camurça Xavier
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O que é epidemiologia? “ Ciência que estuda o processo saúde- doença na sociedade, promoção ou recuperação da saúde individual e coletiva, produzindo informação e conhecimento para tomada de decisão.” Medronho, 2009.
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Então... EPI Sobre DEMO População LOGIA Estudo
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Objetivos Estudar a distribuição dos problemas
Diagnosticar e medir as necessidades Determinar prioridades Avaliar as atividades do serviço em odontologia
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Objetivos A partir dos dados coletados podem-se planejar , executar e avaliar ações de saúde, inferir sobre a eficácia geral dos serviços, além de permitir comparações de prevalências em diferentes períodos de tempo e área geográfica. Eles produzem dados básicos confiáveis para o desenvolvimento de programas nacionais ou regionais de saúde bucal e para planejamento do número e do tipo apropriado de pessoal.
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Classificação A) Forma de obtenção das informações: ENTREVISTA EXAME
B) Extensão territorial: Nacional: inclui todas as localidades que cubram os subgrupos importantes e pelo menos 3 idades índices, ou grupos etários possíveis de serem examinados. Local ou Levantamento Piloto: amostra dos subgrupos mais importantes da população, fornecem a quantidade mínima para um planejamento
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O que são Levantamentos Epidemiológicos?
São instrumentos com metodologia específica que têm como objetivo coletar informações referentes a um determinado problema de uma população. Podem abordar aspectos referentes a fatores de risco, uso de serviços, consumo de medicamentos, conhecimentos, atitudes e práticas relacionadas à saúde, além de dados demográficos e de outra natureza.
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Classificação C) Tipos de morbidade
Gerais: todos os tipos de agravo à saúde Específicos: quando um agravo à saúde é investigado em particular D) Tipo de base de dados: Populacionais Institucionais
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Planejamento do levantamento
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Planejamento Amostra:
O primeiro passo no planejamento de um estudo epidemiológico é a definição das características de uma população. Pode os examinar a população toda (universo), ou uma parte dela (amostra) devido a custo e tempo. Se compõe de um subgrupo da população de interesse, que apresente características semelhantes.
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Planejamento Tipos de amostras:
Amostra de Conveniência ou não aleatória Amostra Aleatória: Amostra Aleatória Simples Amostra aleatória sistemática Amostra estratificada Amostra por conglomerado Amostra por estágios Amostra “multifásica”
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Amostra de Conveniência
Facilidade de acesso aos participantes Não há metodologia de escolha dos participantes Não reproduzem a real prevalência do aspecto na população
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Amostra Aleatória São chamadas de casuais, probabilísticas, estatísticas ou ao acaso Buscam indivíduos que tem características da população geral Seleção baseada nos princípios que regem as leis da probabilidade
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Amostra Aleatória A) Amostra Aleatória Simples:
Forma elementar de procedimento Exemplo: consiste em numerar cada elemento da população e realizar um sorteio simples
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Amostra Aleatória B) Amostra Sistemática:
Cria-se um critério para os participantes da pesquisa. Exemplo: somente os números pares, somente os números ímpares, somente os números que terminarem em 4 (14, 34, 84).
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Amostra Aleatória C) Amostra Estratificada:
Divide-se a população em sub-populações que tenham maior grau de homogeneidade possível. Exemplo: gênero, idade, classe socioeconômica
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Amostra Aleatória D) Amostra por Conglomerado:
Algumas vezes, o tamanho da População e o fato de estar dispersa, Pode dificultar o trabalho. Exemplo: divisão de uma cidade em microrregiões e selecionar alguma delas ao acaso para realizar o levantamento.
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Amostra Aleatória E) Amostra em Estágios:
Combinação de amostras (conglomerado + simples). Exemplo: escolha do bairro (conglomerado) a seguir sorteio simples para escolha da escola ou bairro.
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Amostra Aleatória F) Amostra Multifásica:
Subconjunto das amostras total são escolhidas para prover informações sobre um determinado problema. Exemplo: 18 escolas escolhidas, em todas seriam avaliado cárie, mas somente em 6 seria observada a doença periodontal e em 3 seria aplicado um questionário referente a hábitos de higiene.
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Para a realização do levantamento também é necessário
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Calibração dos Examinadores
Previamente ao levantamento, é primordial que se garantam condições de homogeneidade de código e critérios para os diferentes examinadores. Os examinadores devem estra devidamente calibrados e treinados. A calibração minimiza os erros e diferenças porventura existentes quanto à habilidade na obtenção de dados e julgamento dos mesmos, reduzindo as variações intra e inter-examinadores.
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Calibração dos Examinadores
Concordância inter-examinador: A equipe deve examinar um mesmo grupo de indivíduos e os resultados devem ser comparados entre si. Concordância intra- examinador: A verificação dessa concordância busca aferir o quanto o examinador concorda com ele mesmo em diferentes momentos.
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Objetivos da Calibração
Assegurar uma interpretação, entendimento e aplicação uniformes dos critérios para as doenças e condições a serem observadas e registradas. Assegurar que cada examinador possa examinar dentro de um padrão consistente. Minimizar variações entre os diferentes examinadores.
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Procedimento de Calibração
dffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffdffffffffffffffffffff(6 turnos de 4 horas)
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Preparo do Processo Comunicação com as autoridades
Verificação da metodologia Materiais a serem utilizados Local do exame Horário do exame
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Obrigada!
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