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UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.

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1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde da criança de zero a 72 meses na UBS Vila Progresso, Macapá/AP Especializanda: Aylet Rodríguez Suárez. Orientador: Daniela Patrícia Evangelista Dos Santos.

2 Macapá Capital do Estado Amapá.
Se localiza no sudoeste do estado nas margens do Rio Amazonas. A única capital brasileira cortada pela linha do Equador. População estimada de habitantes. 23 UBS (20 urbanas e 3 rurais). 72 Equipes de Saúde da Família.

3 Vila Progresso. Arquipélago Bailique.
Principal vila do Arquipélago. Dista aproximadamente a 200km da capital, Macapá. Acesso pelo Rio Amazonas ( cerca de 12 horas de navegação). Contínuos processos de erosão, com quedas de barrancos , devidos a influencias das marés e correntes. População aproximada de habitantes. UBS rural, 4 ESF.

4 Eixo norteador da assistência à criança:
Introdução Atenção Primária de Saúde Aleitamento Materno e alimentação saudável. Esquema vacinal. Acidentes na infância. Crescimento e desenvolvimento. Atenção às doenças prevalentes na infância. Eixo norteador da assistência à criança: Melhor qualidade de vida nas crianças. Diminuição da morbilidade e mortalidade infantil. Prevenção Promoção Ações de Saúde

5 População adstrita 15 000 habitantes
Introdução UBS Vila Progresso. Estimativa 951 crianças de zero a setenta e dois meses aproximadamente na área de abrangência. População adstrita habitantes 4 ESF Sala de recepção e triagem. Duas salas de consulta médica. Farmácia. Sala de observação. Sala de enfermagem. Sala de curativos. Sala de arquivo. Copa. Estimativa 159 crianças de zero a setenta e dois meses da equipe.

6 Baixa Cobertura. Ação Programática de atenção à saúde ás crianças de zero a setenta e dois meses antes da intervenção Baixa Adesão. Acolhimento inadequado. Deficientes Registros. Deficiente qualidade dos atendimentos. Insuficientes ações de saúde.

7 Objetivo Geral Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de zero a 72 meses de idade, na UBS Vila Progresso, Macapá/Amapá.

8 Metodologia Organização e gestão dos serviços.
Monitoramento e avaliação. Qualificação da prática clínica Engajamento público.

9 Logística Acolhimento aos usuários. Monitoramento da intervenção.
Busca ativa de crianças. Prioridade no atendimento das crianças de alto risco. Logística Cadastramento das crianças. Divulgação das ações na comunidade. Capacitação dos profissionais nas atividades de educação em saúde.

10 Resultados Final da intervenção 144 crianças de zero a setenta e dois meses (90,6%). Antes da intervenção Cobertura 130 crianças de zero a setenta e dois meses (82%). Visitas domiciliares. Participação ativa de todos os integrantes da equipe. Atividades de educação em saúde.

11 Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança.
Meta 1.1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 90% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. Foram cadastradas 19 crianças (11,9%) no primeiro mês , durante o segundo mês 77 (48,4%) e no terceiro mês 144 (90,6%).

12 Resultados. Indicadores de qualidade
Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. No primeiro mês 11(57,9%) crianças de 19 cadastradas, no segundo mês 46 (59,7%) crianças de 77 cadastradas e no terceiro e último mês 93 (64,6%) de 144 cadastradas.

13 100 % Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Meta 2.2. Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Meta 2.3. Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Meta 2.4. Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Meta 2.5. Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. Meta 2.6. Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Meta 2.7. Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. 19, 77 e 144. 100 %

14 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Meta 2.8. Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Durante o primeiro mês foram cadastradas 19 crianças e realizado o teste auditivo em 18 (94,7%), durante o segundo mês foram cadastradas 77 e 76 (98,7%) realizaram a triagem auditiva e no terceiro e último mês foram 144 crianças cadastradas e 136 (94,4%) realizaram a triagem.

15 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Meta 2.9. Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida. Durante o primeiro mês foram cadastradas 19 crianças e 18 (94,7%) fizeram o teste nos primeiros sete dias de vida, no segundo mês foram 77 crianças cadastradas e 64 (83,1%) fizeram e no terceiro mês de 144 cadastradas, 131 (91%) realizaram.

16 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Meta Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses. Mês 1 das 16 crianças cadastradas ,12 (75%) receberam avaliação. Mês 2 das 72 crianças cadastradas 48 (66,7%) receberam avaliação. Mês 3 das 126 crianças cadastradas 93 (73,8%) realizaram avaliação.

17 Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança.
Meta Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde. Mês 1 foram cadastradas 16 crianças 12 (37,5%) realizaram. Segundo mês 72 crianças cadastradas, 48 (47,2%) realizaram. Terceiro mês 126 crianças cadastradas, 93 (47,6%) realizaram consulta.

18 Resultados. Indicador de adesão
Objetivo 3. Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança. Meta Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. 3, 20 e 20. 100%

19 Resultados. Indicador registro da informação
Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço. 19 , 77 e 144. 100%

20 Resultados. Indicador de risco
Objetivo 5. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência. Meta 5.1. Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. 19, 77 e 144. 100%

21 Resultados. Indicadores da promoção de saúde
Objetivo 6. Promover a saúde das crianças. Meta 6.1. Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. 19, 77 e 144. 100%

22 Resultados. Indicadores da promoção de saúde
Objetivo 6. Promover a saúde das crianças. Meta 6.2. Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. Primeiro mês cadastradas 19 crianças e colocadas para mamar 11 (57,9%), segundo mês cadastradas 77 e colocadas para mamar 49 (63,6%) e no terceiro mês 144 crianças e colocadas para mamar 99 (68,8%).

23 Resultados. Indicadores da promoção de saúde
Objetivo 6. Promover a saúde das crianças. Meta 6.3. Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. Meta 6.4. Fornecer orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção de cárie para 100% das crianças de acordo com a faixa etária. 19, 77 e 144. 100%

24 Discussão Importância
Equipe. Mais organizada. Melhor planejada. Mais unida. Mais capacitada. Serviço. Melhor organização dos registros. Acolhimento de qualidade. Agendamentos mais organizados. Melhor definição do papel de cada profissional. Comunidade. Maior conhecimento sobre o programa. Mais participação. Satisfação. Mais vinculo com a equipe.

25 Discussão Pretendemos: Intervenção incorporada à rotina do serviço.
Continuar ampliando a cobertura das crianças de zero a setenta e dois meses de idade. Estender a ação programática as outras equipes.

26 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Minhas expectativas. Interagir e trocar conhecimentos. Conhecer o SUS politicas e diretrizes. Conhecer a realidade do povo Brasileiro. Significado e aprendizado. Conhecer e implantar os princípios do SUS. Conhecer a realidade da saúde pública da minha área de abrangência. Identificar problemas de saúde da comunidade. Contribuir à atenção integral da população carente.

27

28 Obrigada.


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