A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Composição étnica brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Composição étnica brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Composição étnica brasileira

2 É comum classificarmos o Brasil como uma nação muito miscigenada, o que realmente ocorre.
A partir do século XVI, com a chegada do europeu, (português), tal processo torna-se irreversível, o componente indígena (autóctone), além da entrada maciça de africanos (escravidão), modela a raiz da composição étnica brasileira. Assim, o indígena, o branco e o negro formam nossa matriz étnica, o que nos permite grande diversidade cultural, tornando nosso país exemplo em todo o mundo neste aspecto.

3

4 Darcy Ribeiro Considerado um dos principais cientistas sociais brasileiro, nasceu em 1922, em Montes Claros (MG) e faleceu em 1997, em Brasilia. Foi um dos mentores da criação da Universidade de Brasilia, além de ter sido chefe da casa civil do governo de João Goulart e vice- governador do Rio de Janeiro, na década de um dos mais importantes intelectuais brasileiro, buscou, ao longo de sua extensa obra, entender o processo de formação do Brasil.

5

6 Componente indígena 1° não se sabe o número de indígenas que habitavam no espaço que cabia a Portugal pelo tratado de Tordesilhas, estimas em 2 a 5 milhões de Indíos. 2° A população indígena pode brasileira pode ser dividida da seguinte forma: Os tapuias e os tupi-guaranis, sendo este último espalhados do Ceará ao Rio Grande do Sul 3° dentro dos tapuias dividiam-se em 3 grupos: os Goitacazes (foz do rio Paraíba do sul) os aimorés (sul da Bahia) e os tremembés (entre Ceará e Maranhão)

7

8 Estes grupos viviam de:
Caça Pesca Coleta Porém muitos deles já dominavam técnicas como da agricultura, principalmente os tupis que cultivavam Feijão Milho Abobora E mandioca da qual extraiam a farinha, alimento que se tornou básico na colônia

9 A chegada dos Portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe, vindos de muito longe, com enormes embarcações, os portugueses, e em especial os padres foram associados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs (pajés) que andavam de terra em terra, de aldeia em aldeia, curando, profetizando e falando-lhes de uma terra de abundância.

10 Os índios sofreram muita violência, principalmente físicas mas o que mais impactou foram as questões culturais, que a partir do contato com o europeu gerou uma miscigenação da população. Com a constituição de 1988 ficaram estabelecidas regras mais claras em relação a população nativa, como o estabelecimento mais efetivo da terras índigenas.

11 Componente branco Nós dias atuais a população brasileira é formada por, Italianos, alemães, espanhóis, japoneses, franceses, sírio-libaneses entre outros mas os portugueses tiveram um papel fundamental no processo de colonização pois: Eram desbravadores Não tinham medo ou receio do que iriam encontrar Não tinham problemas em lidar com a população de cor Eram passivos de aceitar os costumes dos índios e seus costumes

12 Componente africano Não devemos perder a perspectiva de que o inicio da colonização do Brasil e, portanto, de sua composição étnica, fazia parte da expansão marítimo-comercial europeia, que marcou o auge do capitalismo comercial. Nesse contexto, o trabalho escravo africano mostrou-se essencial, tanto pelo comércio que o envolve, quanto pela melhor adaptação do africano. No Brasil, Salvador e Rio de janeiro tornaram os mais importantes centros importadores de escravo, cada qual com seu estilo organizacional.

13 Escravidão: malefício ou benefício?

14 Historicamente, dois grandes intelectuais destacaram-se no estudo da escravidão no Brasil, Gilberto Freire e Florestam Fernandes. O 1° fez análises brilhantes e profundas ao mesmo tempo permeadas por grande leveza, com imformações detalhadas da época, Freyre analisa a escravidão por um viés diferente, não focado apenas no critério racial, e sim no critério cultural, para ele a presença do africano e o contato com os portugueses aproximaram esses povos a partir do miscigenação, apesar da profunda desigualdade econômica. O 2° no sentido oposto vê a “democracia racial” como inverdade, para ele, “Não se entende a situação do negro e do mulato fazendo-se tábula rasa do período escravista, do ponto de vista sociológico, o que interessa, nesse pano de fundo, é o fato de que os estoques negro e mulato da população brasileira ainda não atingiram um patamar que favoreça sua rápida integração ás estruturas ocupacionais. Independente dessa polêmica, o que percebemos na sociedade brasileira é o papel mais ativo dos afrodescendentes em todas as esferas sociais.

15

16

17


Carregar ppt "Composição étnica brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google