A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Guilherme Vieira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Guilherme Vieira"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Guilherme Vieira
CIÊNCIAS Turma: 8º ano Professor: Guilherme Vieira

2 Correção das Atividades:
Capítulo 1

3 Página 8: 1- Eucarionte é um termo que se refere ao tipo de célula que apresenta núcleo, isto é, uma membrana chamada carioteca, que separa o material genético do citoplasma; pluricelular significa que o ser vivo é formado por mais de uma célula; e heterótrofo refere-se ao ser vivo que não é capaz de sintetizar o seu próprio alimento. Todas essas características comuns aos seres que pertencem ao reino Animal.

4 Página 9 2- V F (somente o orangotango, o gorila, o chimpanzé e o ser humano) F (pois o ser humano possui um ancestral comum com o chimpanzé) V

5 Página 11: 3- E (pois o Homo sapiens descobriu que era possível cultivar vegetais e pastorear algumas espécies de animais, criando, assim, a agricultura e a pecuária). 4- A imagem sugere que o ser humano evoluiu diretamente do chimpanzé, o que não ocorreu de fato, conforme visto, anteriormente, na árvore filogenética dos primatas. Além disso, na imagem, um indivíduo evoluiu do outro linearmente, o que também não ocorreu.

6 Página 12 Desafio: Condições ambientais e climáticas de cada continente está relacionada com as características do ser humano, como por exemplo, a vantagem de mais pigmento (melanina) na pele para se proteger da radiação solar intensa, olhos menores como forma de proteção aos fortes ventos, narizes maiores para aquecer e umidificar o ar durante a respiração em locais mais frios e secos, etc.

7 Página 14: 5- Se esses hominídeos não tivessem passado por tais modificações, não teriam conseguido se espalhar de forma tão ampla pelo planeta, pois gastariam muita energia no deslocamento, além de não explorarem tanto o ambiente devido à sua visão mais voltada para o chão.

8 Página 15: 6- 111 (todas as alternativas estão corretas).
Reflexão: Os seres humanos se estabeleceram em locais fixos quando passaram a cultivar os seus alimentos, deixando de buscar comida durante grande parte do tempo, e, assim, tiveram a possibilidade de aperfeiçoar técnicas e observar detalhes do ambiente, desenvolvendo a sua inteligência e auxiliando no desenvolvimento da cultura.

9 Página 18 Questão Invertida:
Por que não foi desenvolvida uma linguagem única para todos os seres humanos? Atividades: 1- Os seres humanos foram capazes de desenvolver técnicas para sobreviver aos mais diversos ambientes, devido à troca de experiências e ao acúmulo de conhecimento com o passar das gerações, que se beneficiam evitando erros de antepassados e reproduzindo os acertos. 2- Manipular o fogo permitiu aos seres humanos garantir proteção contra alguns predadores, mais facilidade para explorar o ambiente, aquecimento durante as épocas de frio e melhora na dieta de forma a conseguir absorver mais nutrientes e produzir mais energia. Tudo isso possibilitou a formação de grupos cada vez maiores, desenvolvendo a comunicação e a cultura. 3- Podemos dizer que temos reino, filo, classe, ordem e família em comum com os gorilas e chimpanzés.

10 Página 19 4- C ( a alternativa I – os humanos modernos são hominídeos, assim como os gorilas, mas não descendem deles, sendo indivíduos de gêneros e espécies diferentes, apesar de possuírem um ancestral em comum em seu passado evolutivo. 5- C ( o homem e o chimpanzé, apesar de serem ambos da família Hominidae, tiveram suas evoluções por linhagens diferentes a partir de um mesmo ancestral).

11 Página 20 6- Soma (73) 1- correta.
2- incorreta: O Homo sapiens sapiens coexistiu com o Homo neandertalensis. 4- incorreta: A postura bípede foi adotada antes do surgimento do Homo erectus. 8- correta. 16 – incorreta: A espécie que existiu por maior período foi a Homo erectus. 32- incorreta: O Homo erectus surgiu após o Homo habilis e o Australopithecus, que são hominídeos diferentes. 64- correta.

12 Página 21 7- D ( o aumento dos membros posteriores em relação aos anteriores, a postura bípede e o polegar oponível são características que observamos de maneira cada vez mais acentuada ao longo do tempo nos representantes do gênero Homo. Em conjunto com a inteligência, tais características são essenciais para a forma de vida que a espécie humana apresenta, permitindo o desenvolvimento de diversas habilidades). 8- C ( III – incorreta – uma vez que os homens e os chimpanzés possuem um ancestral hominídeo em comum, é correto afirmar que eles tem um parentesco genético.

13 Capítulo 2

14 Página 27 1- escovar os dentes (sistema esquelético), alimentar-se (sistema digestório) , praticar esportes (sistema muscular) , entre outras.

15 Página 29 2- eles funcionam de forma integrada, pois organizam-se conforme a sua função. Células com a mesma função agrupam-se em tecidos, que se unem e formam os órgãos, trabalhando em conjunto para executar uma função específica dentro do sistema.

16 Página 30 3- A variação de formatos e tamanhos das células está relacionada com as funções de cada tipo de célula no corpo humano, definida durante a diferenciação celular.

17 Página 31 4- V V F (o conjunto de órgãos forma um sistema)
F ( na formação do corpo humano, algumas células sofrem uma diferenciação e mudam seus formatos e funções, havendo diferenças em relação às células que as originaram, após isso, as células seguintes serão idênticas às que as originaram).

18 Página 33 Desafio ????? Questão invertida
O que aconteceria se o corpo humano fosse formado por apenas um tipo de tecido?

19 Página 34 Reflexão: ??????

20 Página 35 5- E ( todos os sistemas estão interligados, exercendo funções diferentes, mas auxiliando na função dos outros sistemas). 6- Na realidade, todos os sistemas estão sempre em funcionamento, mas, para a realização de algumas atividades, uns estão mais ativos do que os outros.

21 Página 36 1- De acordo com o que foi apresentado no enunciado, são os sistemas excretor, digestório e respiratório. 2) 1- célula; 2-tecido; 3- átomo; 4- organismo; 5- órgãos; 6- organelas. 3- sistema respiratório: respirar fundo; Sistema circulatório: sentir os batimentos cardíacos; Sistema nervoso: concentrar-se para realizar as ações; Sistemas esqueléticos e muscular: saltar, levantar os braços e acertar a bola.

22 Página 37 4- D ( a síntese de proteínas é realizada pelos ribossomos, que, além de dispersos no citoplasma, são também encontrados no retículo endoplasmático rugoso, que corresponde ao número 2 da figura). 5- A ( O tecido epitelial realiza o revestimento do corpo e dos órgãos e é responsável pela absorção de algumas substâncias; o tecido que tem função de isolante térmico e está abaixo da pele é o adiposo, formado por células de gordura; o tecido que possui substâncias orgânicas e minerais em sua composição é o ósseo, formando ossos e cartilagens). 6- A

23 Página 38 7- D ( o tecido responsável pela distribuição de nutrientes pelo corpo é o conjuntivo).


Carregar ppt "Professor: Guilherme Vieira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google