A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 1 Estudando a célula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 1 Estudando a célula"— Transcrição da apresentação:

1

2 Capítulo 1 Estudando a célula

3 CONHECENDO A CÉLULA TEORIA CELULAR TODOS OS SERES VIVOS SÃO FORMADOS POR CÉLULAS. TODA CÉLULA VEM SEMPRE DE OUTRA CÉLULA. A CÉLULA É VIVA, ELA CRESCE E REALIZA AS DIVERSAS FUNÇÕES QUE MANTÊM A VIDA. A CÉLULA É A UNIDADE DA VIDA.

4 SERES UNICELULARES FORMADOS POR UMA ÚNICA CÉLULA: bactérias, protozoários, algas, fungos como leveduras

5 Seres pluricelulares FORMADOS POR MUITAS CÉLULAS: plantas, animais, algas, fungos como cogumelos

6 A Invenção do microscópio e a descoberta da célula
Em, 1665, Robert Hooke observou pedaços de cortiça com auxílio desse microscópio formado por 2 lentes associadas dentro de um tubo de metal. Esses espaços vazio na cortiça, ele chamou de células. Ele estava vendo o envoltório de células vegetais, a parede celular.

7 Partes de um microscópio ótico

8 Uso do microscópio ótico para observação de células
O material a ser observado é posto numa lâmina de vidro é coberto por uma lamínula de vidro. A luz emitida por uma lâmpada ou refletida por um espelho atravessa o material, passa pela lenta objetiva e depois pela lente ocular. A maioria dos microscópios óticos possui um conjunto de 3 lentes objetivas, cada uma com uma capacidade de aumento. Se a ocular aumenta 10 vezes e a objetiva aumenta 40 vezes, a imagem observada vai aumentar 400 vezes.

9 Uso do microscópio ótico para observação de células

10 Núcleo- onde está o material genético.
PARTES DA CÉLULA Membrana plasmática ou citoplasmática- controla a entrada e a saída de substâncias na célula. Citoplasma- material gelatinoso formado por água e sais minerais onde se encontram as organelas. Núcleo- onde está o material genético.

11 CÉLULAS VEGETAIS- ELÓDEA

12 CÉLULAS HUMANAS- PARTE INTERNA DA BOCA
Uso de corante azul

13 Diferença entre célula vegetal e célula animal
Célula animal- Centríolo Célula vegetal- parede celular, vacúolo, cloroplastos (armazenam clorofila)

14 Núcleo- centro de comando da célula
No núcleo existem minúsculos fios chamados cromossomos. Cada cromossomo é formado por uma sequência de genes, que controlam as atividades das células e influenciam nas características dos seres vivos. Os genes são formados por uma substância chamada ácido desoxirribonucleico- DNA.

15 Conjuntos de células agrupadas que desempenham determinada função.
tecidos Conjuntos de células agrupadas que desempenham determinada função.

16 Alguns Tipos de Tecidos
Tecido muscular Tecido epitelial

17 Tecidos vegetais Epiderme de cebola (casca de cebola)

18 Os tecidos podem se reunir formando órgãos
Tecidos que formam o estômago

19 Um grupo de órgãos que trabalham em conjunto forma um sistema.
sistemas Um grupo de órgãos que trabalham em conjunto forma um sistema. Sistema digestório

20 Organismo

21 Capítulo 2 Em busca de matéria e energia
A organização, o crescimento e o desenvolvimento dos seres vivos depende da capacidade deles de interagir com ambiente por meio da nutrição, da reprodução e da capacidade de reagir aos estímulos do ambiente

22 Todos os seres vivos têm origem em outro ser vivo.
Desde o seu aparecimento, eles se desenvolvem, crescem, se reproduzem e morrem. Essa série de mudanças constitui o ciclo da vida.

23 Crescimento e desenvolvimento
O crescimento dos seres pluricelulares acontece por causa do aumento do número de células. Uma célula-ovo de divide e origina duas novas células que se dividem e originam quatro células e assim por diante. Essa série de divisões continua até o organismo se formar. Vão surgindo células especializadas que formam os tecidos, os órgãos e os sistemas.

24 Crescimento e desenvolvimento
E qual é a importância do alimento para o crescimento e desenvolvimento? Para crescer e desenvolver o organismo retira substâncias (alimentos) do ambiente e as transforma em substâncias usadas na construção do organismo. Ao comer a cenoura o coelho se nutre, ele transforma muitas substâncias que existem na cenoura em substâncias que vão fazer parte do seu corpo. As células do coelho vão aumentar de número por causa dessas substâncias que alimentam as células e assim o coelho cresce. A nutrição também é importante para a renovação do corpo, muitas célula se perdem e precisam ser repostas.

25 ENERGIA PARA O SER VIVO: Respiração celular
O processo pelo qual os seres vivos conseguem obter energia dos alimentos é a respiração celular. Para realizá-la, a maioria dos seres absorve o oxigênio do ar e no interior das células, a glicose se combina com o oxigênio transformando-o em gás carbônico e água. Esse processo libera energia que é usada nas atividades que o ser vivo realiza.

26 Reação química da respiração celular( acontece nas células)
OXIGÊNIO + GLICOSE  GÁS CARBÔNICO + ÁGUA + LIBERAÇÃO DE ENERGIA Obs: a glicose é obtida através dos alimentos- a partir da digestão de alimentos, o organismo obtêm um açúcar chamado glicose

27 E as plantas? Como obtêm a glicose?
Ao contrário dos animais, as plantas são capazes de produzir alimento (matéria orgânica) a partir da água e do gás carbônico que retiram do ambiente através da fotossíntese. Etapas da fotossíntese 1- a planta absorve gás carbônio do ar e água da terra 2- o gás carbônico e a água são levados para as células das folhas, que têm um pigmento verde chamado clorofila e que absorve a energia do Sol. 3- a energia absorvida pela clorofila é usada para transformara o gás carbônico e a água em glicose. 4- além da glicose, a fotossíntese produz oxigênio que eliminado para o ambiente.

28 Para isso, precisam da luz do Sol, que é absorvida pela clorofila.
fotossíntese As plantas absorvem água e gás carbônico e transformam essas substâncias em glicose e oxigênio. Para isso, precisam da luz do Sol, que é absorvida pela clorofila.

29 Reação química da fotossíntese
GÁS CARBÔNICO + ÁGUA  OXIGÊNIO + GLICOSE Obs: como produzem o próprio alimento, as plantas são seres produtores.

30 Seres autotróficos e seres heterotróficos
Autotróficos- são os seres que utilizam a luz do Sol e fazem fotossíntese, produzindo o próprio alimento. As plantas, as algas e alguns microrganismos são seres autotróficos, dizemos então que elas têm nutrição autotrófica. Heterotróficos- são seres que não são capazes de fazer fotossíntese. Os animais são seres heterotróficos, dizemos então que eles têm nutrição heterotrófica, dependem de plantas ou de outros animais para se alimentar.

31 Apenas algumas bactérias
Seres autotróficos Apenas algumas bactérias

32 seres heterotróficos

33 CADEIA ALIMENTAR Os seres autotróficos, produzem o próprio alimento fazendo fotossíntese e portanto iniciam as cadeias alimentares, servindo de alimento para ao animais que são heterotróficos. Os herbívoros se alimentam de plantas e servem de alimento para carnívoros.

34 Reação ao ambiente A capacidade dos seres vivos de reagirem aos estímulos do ambiente como sons, luzes, produtos químicos e outros fatores do ambiente, chama-se IRRITABILIDADE.

35 REAÇÃO ESTÍMULO DO AMBIENTE

36 Matéria, energia e transformações
O alimento fornece matéria e energia para os seres vivos. A matéria forma as estrelas, os planetas, o ar, a água, o corpo dos seres vivos, objetos a nossa volta e muito mais.

37 Matéria, energia e transformações
A matéria é formada por substâncias químicas e as substâncias químicas podem sofrer transformações. Ex: quando uma vela queima, sua principal substância química que é a parafina, reage com o oxigênio do ar e libera duas novas substâncias químicas: o gás carbônico e o vapor de água.

38 Matéria, energia e transformações
As transformações químicas alteram a natureza da matéria e suas propriedades: as substâncias formadas são diferentes das originais. No caso da vela, parafina e oxigênio se transformam em gás carbônico e vapor de água.

39 Matéria, energia e transformações
Algumas transformações químicas: Escurecimento da maça exposta ao ar Decomposição da matéria orgânica

40 Matéria, energia e transformações
Algumas transformações químicas: Leite transformado em iogurte Ferrugem Queima da gasolina

41 Matéria, energia e transformações
O ser humano usa transformações de substâncias da natureza criando um imenso número de novos materiais como plásticos, tintas, medicamentos, aço, etc. E também, usa as transformações de energia nas indústrias, nos transportes e em máquinas. Exemplo:

42 Matéria, energia e transformações
No corpo dos seres vivos também ocorrem transformações químicas a todo momento: Na digestão as substâncias que compõem os alimentos são transformadas em outras. Na respiração celular (no interior das células), a glicose combina-se com o oxigênio produzindo água e gás carbônico e liberando energia.

43 Matéria, energia e transformações

44 Matéria, energia e transformações

45 Matéria, energia e transformações


Carregar ppt "Capítulo 1 Estudando a célula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google