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Capítulo 1 Estudando a célula

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Apresentação em tema: "Capítulo 1 Estudando a célula"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 1 Estudando a célula

2 CONHECENDO A CÉLULA TEORIA CELULAR TODOS OS SERES VIVOS SÃO FORMADOS POR CÉLULAS. TODA CÉLULA VEM SEMPRE DE OUTRA CÉLULA. A CÉLULA É VIVA, ELA CRESCE E REALIZA AS DIVERSAS FUNÇÕES QUE MANTÊM A VIDA. A CÉLULA É A UNIDADE DA VIDA.

3 SERES UNICELULARES FORMADOS POR UMA ÚNICA CÉLULA: bactérias, protozoários, algas, fungos como leveduras

4 Seres pluricelulares FORMADOS POR MUITAS CÉLULAS: plantas, animais, algas, fungos como cogumelos

5 A Invenção do microscópio e a descoberta da célula
Em, 1665, Robert Hooke observou pedaços de cortiça com auxílio desse microscópio formado por 2 lentes associadas dentro de um tubo de metal. Esses espaços vazio na cortiça, ele chamou de células. Ele estava vendo o envoltório de células vegetais, a parede celular.

6 Partes de um microscópio ótico

7 Uso do microscópio ótico para observação de células
O material a ser observado é posto numa lâmina de vidro é coberto por uma lamínula de vidro. A luz emitida por uma lâmpada ou refletida por um espelho atravessa o material, passa pela lenta objetiva e depois pela lente ocular. A maioria dos microscópios óticos possui um conjunto de 3 lentes objetivas, cada uma com uma capacidade de aumento. Se a ocular aumenta 10 vezes e a objetiva aumenta 40 vezes, a imagem observada vai aumentar 400 vezes.

8 Uso do microscópio ótico para observação de células

9 Núcleo- onde está o material genético.
PARTES DA CÉLULA Membrana plasmática ou citoplasmática- controla a entrada e a saída de substâncias na célula. Citoplasma- material gelatinoso formado por água e sais minerais onde se encontram as organelas. Núcleo- onde está o material genético.

10 CÉLULAS VEGETAIS- ELÓDEA

11 CÉLULAS HUMANAS- PARTE INTERNA DA BOCA
Uso de corante azul

12 Diferença entre célula vegetal e célula animal
Célula animal- Centríolo Célula vegetal- parede celular, vacúolo, cloroplastos (armazenam clorofila)

13 Núcleo- centro de comando da célula
No núcleo existem minúsculos fios chamados cromossomos. Cada cromossomo é formado por uma sequência de genes, que controlam as atividades das células e influenciam nas características dos seres vivos. Os genes são formados por uma substância chamada ácido desoxirribonucleico- DNA.

14 Conjuntos de células agrupadas que desempenham determinada função.
tecidos Conjuntos de células agrupadas que desempenham determinada função.

15 Alguns Tipos de Tecidos
Tecido muscular Tecido epitelial

16 Tecidos vegetais Epiderme de cebola (casca de cebola)

17 Os tecidos podem se reunir formando órgãos
Tecidos que formam o estômago

18 Um grupo de órgãos que trabalham em conjunto forma um sistema.
sistemas Um grupo de órgãos que trabalham em conjunto forma um sistema. Sistema digestório

19 Organismo

20 Capítulo 2 em busca de matéria e energia
A organização, o crescimento e o desenvolvimento dos seres vivos depende da capacidade deles de interagir com ambiente por meio da nutrição, da reprodução e da capacidade de reagir aos estímulos do ambiente

21 Todos os seres vivos têm origem em outro ser vivo.
Desde o seu aparecimento, eles se desenvolvem, crescem, se reproduzem e morrem. Essa série de mudanças constitui o ciclo da vida.

22 Crescimento e desenvolvimento
O crescimento dos seres pluricelulares acontece por causa do aumento do número de células. Uma célula-ovo de divide e origina duas novas células que se dividem e originam quatro células e assim por diante. Essa série de divisões continua até o organismo se formar. Vão surgindo células especializadas que formam os tecidos, os órgãos e os sistemas.

23 Crescimento e desenvolvimento
E qual é a importância do alimento para o crescimento e desenvolvimento? Para crescer e desenvolver o organismo retira substâncias (alimentos) do ambiente e as transforma em substâncias usadas na construção do organismo. Ao comer a cenoura o coelho se nutre, ele transforma muitas substâncias que existem na cenoura em substâncias que vão fazer parte do seu corpo. As células do coelho vão aumentar de número por causa dessas substâncias que alimentam as células e assim o coelho cresce. A nutrição também é importante para a renovação do corpo, muitas célula se perdem e precisam ser repostas.

24 ENERGIA PARA O SER VIVO: Respiração celular
O processo pelo qual os seres vivos conseguem obter energia dos alimentos é a respiração celular. Para realizá-la, a maioria dos seres absorve o oxigênio do ar e no interior das células, a glicose se combina com o oxigênio transformando-o em gás carbônico e água. Esse processo libera energia que é usada nas atividades que o ser vivo realiza.

25 Reação química da respiração celular( acontece nas células)
OXIGÊNIO + GLICOSE  GÁS CARBÔNICO + ÁGUA + LIBERAÇÃO DE ENERGIA Obs: a glicose é obtida através dos alimentos- a partir da digestão de alimentos, o organismo obtêm um açúcar chamado glicose

26 E as plantas? Como obtêm a glicose?
Ao contrário dos animais, as plantas são capazes de produzir alimento (matéria orgânica) a partir da água e do gás carbônico que retiram do ambiente através da fotossíntese. Etapas da fotossíntese 1- a planta absorve gás carbônio do ar e água da terra 2- o gás carbônico e a água são levados para as células das folhas, que têm um pigmento verde chamado clorofila e que absorve a energia do Sol. 3- a energia absorvida pela clorofila é usada para transformara o gás carbônico e a água em glicose. 4- além da glicose, a fotossíntese produz oxigênio que eliminado para o ambiente.

27 Para isso, precisam da luz do Sol, que é absorvida pela clorofila.
fotossíntese As plantas absorvem água e gás carbônico e transformam essas substâncias em glicose e oxigênio. Para isso, precisam da luz do Sol, que é absorvida pela clorofila.

28 Reação química da fotossíntese
GÁS CARBÔNICO + ÁGUA  OXIGÊNIO + GLICOSE Obs: como produzem o próprio alimento, as plantas são seres produtores.

29 Seres autótroficos e seres heterótroficos
Autotróficos- são os seres que utilizam a luz do Sol e fazem fotossíntese, produzindo o próprio alimento. As plantas, as algas e alguns microrganismos são seres autotróficos, dizemos então que elas têm nutrição autotrófica. Heterotróficos- são seres que não são capazes de fazer fotossíntese. Os animais são seres heterotróficos, dizemos então que eles têm nutrição heterotrófica, dependem de plantas ou de outros animais para se alimentar.

30 CADEIA ALIMENTAR As plantas são autotróficas, produzem o próprio alimento fazendo fotossíntese e portanto iniciam as cadeias alimentares, servindo de alimento para ao animais que são heterotróficos. Os herbívoros se alimentam de plantas e servem de alimento para carnívoros.

31 Reação ao ambiente A capacidade dos seres vivos de reagirem aos estímulos do ambiente como sons, luzes, produtos químicos e outros fatores do ambiente, chama-se IRRITABILIDADE.

32 REAÇÃO ESTÍMULO DO AMBIENTE

33 Capítulo 3 os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Reprodução assexuada As bactérias têm reprodução assexuada. Em condições ideais, isto é, com alimentos disponíveis e temperatura adequada, uma bactéria de divide formando 2 bactérias exatamente iguais à original.

34 Reprodução assexuada https://www.youtube.com/watch?v=Qnk--kbBmI0 I
O tempo necessário para que uma bactéria se divida - ou para que a população duplique - é conhecido como tempo de geração, que não é o mesmo para todas as bactérias. Para algumas, como a Escherichia coli, pode ser de 15 a 20 minutos; para outras pode ser de muitas horas. O tempo de geração depende das condições e dos nutrientes existentes no meio.

35 A união do óvulo com o espermatozoide é chamada de fecundação.
Reprodução sexuada Na reprodução sexuada são produzidas células reprodutoras chamadas gametas, que se unem para formar uma nova célula. A partir dessa célula, forma-se um novo ser. Nos animais, o gameta masculino é o espermatozoide e o feminino é o óvulo. A união do óvulo com o espermatozoide é chamada de fecundação.

36 Reprodução sexuada O sexo masculino produz células reprodutoras ou gametas masculinos chamados espermatozoides O sexo feminino produz células reprodutoras ou gametas femininos chamados óvulos

37 Reprodução sexuada- Fecundação
A reprodução humana é sexuada- quando espermatozoides e óvulos se unem dão origem a uma única célula chamada célula-ovo ou zigoto. A união dos gametas é chamada de fecundação.

38 Reprodução sexuada- fecundação
A fecundação humana é o nome que se dá quando um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, durante o período fértil da mulher dando início a uma gravidez. Ela também pode ser chamada de concepção e geralmente ocorre nas tubas uterinas, e depois de algumas horas o zigoto ou célula-ovo, que é o óvulo fecundado, migra para o útero onde irá desenvolver-se.

39 Reprodução sexuada- da fecundação ao nascimento

40 Reprodução sexuada- Fecundação

41 É a capacidade dos seres vivos de gerar seres semelhantes.
Hereditariedade É a capacidade dos seres vivos de gerar seres semelhantes. Os genes contêm informações que influenciam e determinam características de um ser. Os genes são formados pelo DNA e se encontram no núcleo das células em estruturas chamadas cromossomos. Além dos genes, o ambiente também influencia nas características de um ser vivo.

42 Hereditariedade Na reprodução assexuada das bactérias, o cromossomo se duplica, a bactéria de divide originando 2 bactérias idênticas.

43 Por que os filhos são parecidos com os pais?
Na reprodução sexuada, o espermatozoide carrega cromossomos com genes do pai e o óvulo carrega cromossomos com os genes da mãe, há uma combinação dos genes.

44 Fósseis- principais evidências da evolução dos seres vivos.
Os seres vivos evoluem Fósseis- principais evidências da evolução dos seres vivos. Estudando os fósseis, os cientistas descobriram que ao longo dos tempo alguns organismos desapareceram e deram lugar a outros.

45 Processo de formação de um fóssil

46 Processo de formação de um fóssil

47 Processo de formação de um fóssil

48 O seres vivos evoluem O conjunto de transformações que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo é chamado de evolução. A evolução é um processo lento, através de milhares ou milhões de anos.

49 As mutações e a evolução
As mutações são mudanças acidentais ocorrem nos genes e fazem surgir genes diferentes . São relativamente raras e podem ser provocadas por certas substâncias químicas e radiações. As mutações podem originar novas características nos seres vivos. Muitas mutações prejudicam os seres vivos mas, às vezes, facilitam a sobrevivência e a reprodução de um ser vivo.

50 As mutações e a evolução
Estudo da mosquinha de banana ou drosofila: reproduzem-se facilmente em vidros com material nutritivo e de vez em quando nascem moscas com características novas: asas atrofiadas, asas de pontas enroladas , olhos de cor diferente entre outras. Um grande avanço no estudo da hereditariedade ocorreu quando os cientistas começaram a observar essa espécie de mosca.

51 As mutações e a evolução
Mutações que prejudicam

52 As mutações e a evolução

53 As mutações e a evolução
Essas novas características podem surgir por mutação,isto é, mudanças que ocorrem nos genes de vez em quando. As mutações são mudanças acidentais que ocorrem com os genes e fazem surgir genes diferentes dos originais. As mutações são relativamente raras e podem ser provocadas por certas substâncias químicas ou por radiações como os raios X.

54 As mutações e a evolução
As mutações podem surgir no processo de divisão assexuada de seres vivos unicelulares, por exemplo uma bactéria ao se dividir em duas pode originar uma pequena mudança genética. Nesse caso, surgiram bactérias resistentes à antibióticos.

55 As mutações e a evolução
Insetos resistentes à pesticidas

56 As mutações e a evolução
Também podem aparecer mutações na produção de gametas de seres pluricelulares com reprodução sexuada. Se os gametas mutantes participarem da fecundação, poderão originar um indivíduo cujas células vão apresentar alterações genéticas. Ex: variedade de coelhos que surgiu por mutação de um único tipo original.

57 As mutações e a evolução
Muitas mutações prejudicam os seres vivos,causando doenças e até a morte. As vezes, porém ,facilitam a sobrevivência ou a reprodução do ser vivo

58 As mutações e a evolução
Uma muito pequena percentagem de todas as mutações tem na verdade um efeito positivo. Um exemplo de uma mutação benéfica pode ser a anemia falciforme esta é uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices, com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte de oxigénio nos indivíduos que a apresentam. Esta doença protege as pessoas da malária em certas partes da África. A malária é causada por um organismo que entra na célula e "come" a hemoglobina. Mas este organismo não gosta das células afetadas por anemia falciforme. Assim um individuo que possuir anemia falciforme não será afetado por malária.

59 Variabilidade dos seres vivos
O meio ambiente influencia muito nas características dos seres vivos: fatores como a luz, a temperatura, a quantidade de água disponível, a presença ou não de outras espécies, por exemplo, agem sobre os seres vivos e seu desenvolvimento Exemplo: na espécie humana, a cultura e as experiências vividas por cada um exercem grande influência em seu desenvolvimento emocional, afetivo, intelectual e social

60 Seleção natural Alguns indivíduos possuem características que aumentam as chances de sobrevivência e reprodução. Assim, o número de descendentes com essas características cresce ao longo do tempo. Esse processo é chamado de seleção natural. Novas características nos seres vivos podem surgir por mutações.

61 Seleção natural Ex:imagine que em um bando de ursos- brancos do polo norte tenha nascido um urso com membros locomotores mais musculosos, que o tornam mais rápido que os outros → esse urso terá mais chances de ser bem- sucedido e nas caçadas e sobreviver. Dizemos que está mais adaptado que os ursos mais lentos e tem mais chances de deixar filhotes que os outros e que seus filhotes poderão herdar os genes que o fazem ter membros mais musculosos.

62 Seleção natural Nesse caso, o membro mais musculoso é,portanto uma adaptação,ou seja,uma característica que facilita a sobrevivência. O número de descendentes com essa característica via aumentar ao longo do tempo e os de membros menos musculosos vai diminuir. Esse processo é chamado de seleção natural.

63 Seleção Natural Alguns indivíduos possuem características que aumentam suas chances de sobrevivência e reprodução e assim, o número de descendentes com essas características tende a aumentar com o tempo. Com outros indivíduos, ocorre ao contrário, e o número de descendentes diminui.

64 Seleção natural A teoria da seleção natural foi desenvolvida pelos cientistas Charles Darwin ( ) e Alfred Russel Wallace ( )

65 Seleção Natural

66 Darwin, Wallace e a evolução
Pensamento predominante no século XVII- cada espécie teria surgido de maneira independente e permaneceria com as mesmas características sempre com as mesmas características. Em 1831, o inglês Charles Darwin partiu para uma expedição a bordo do navio Beagle.

67 Darwin, Wallace e a evolução
A missão do navio Beagle era explorar a costa da América do Sul, indo depois para a Nova Zelândia e a Austrália numa viagem que durou quase 5 anos. Darwin era o responsável pelo levantamento biológico e geológico das regiões visitadas. Durante a viagem, enquanto permanecia em terra firme, Darwin ia recolhendo fósseis e observando animais e plantas nativos.

68 Darwin, Wallace e a evolução
Darwin observou que animais de uma ilha do Arquipélago de Galápagos não eram necessariamente parecidos com os de outras ilhas, mas parecidos com animais do continente mais próximo. As ilhas de Galápagos ficam localizadas no Oceano Pacífico a 965 km da costa do Equador e são consideradas hoje o Laboratório Vivo da Evolução.

69 Darwin , Wallace e a evolução
Darwin analisou espécies de pássaros das Ilhas de Galápagos. A análise dos bicos dos tentilhões terá levado Darwin a pensar que os seres evoluem, apresentando as características que são mais favoráveis ao meio ambiente em que estão inseridos. Há 13 espécies de tentilhões nas Galápagos, 14 se for incluído também o  tentilhão da Ilha dos Côcos que é uma espécie relacionada. Cada espécie tem uma forma altamente característica do bico. Darwin focalizou seu estudo na ligação entre a forma do bico e o alimento e hábitat de cada espécie. Esta pesquisa detalhada resultou na teoria da evolução e os 14 tentilhões transformaram-se em "estrelas" de sua teoria.

70 Darwin, Wallace e a evolução
Os tentilhões são pássaros de pequeno porte, que apresentam uma grande diversidade de formas do bico, as quais estão adaptadas a funções específicas. Uma destas funções é, por exemplo, a necessidade de quebrar as sementes, sendo os bicos largos e muito resistentes.

71 Darwin, Wallace e a evolução
Os tentilhões são descendentes do mesmo ancestral americano já desaparecido, essas aves chegaram às ilhas de Galápagos onde não havia pássaros. Ali havia possibilidades para todas as adaptações, para todos os modos de vida; e, pouco a pouco, os tentilhões das Galápagos deram origem a 13 espécies diferentes, que comem coisas diferentes, que possuem bicos diferentes. Desde o bico enorme do comedor de grãos até o bico pontudo do comedor de insetos, existe entre eles a série completa de bicos possíveis entre os passeriformes. Uma dessas espécies utiliza um espinho de cacto para desalojar insetos nas cascas das árvores.

72 Darwin, Wallace e a evolução
Na época de Darwin, a genética (genes) não era conhecida e ele não sabia a origem dessas variações.

73 Darwin, Wallace e a evolução
Essas e outra observações feitas por Darwin levaram à Teoria da Evolução, a ´deia que , ao longo do tempo, as características favoráveis são conservadas na população. O processo de Seleção Natural favorece a sobrevivência e a adaptação dos indivíduos mais adaptados. Em 1859, Darwin publicou suas ideias no livro A origem das espécies e a seleção natural.

74 Darwin, Wallace e a evolução
Em 1858, quando Darwin estava escrevendo seu livro, recebeu uma carta do cientista também, inglês Alfred Russel Wallace, na qual ele relatava ter chegado às mesmas conclusões sobre a seleção natural. Os dois apresentaram juntos seus trabalhos num encontro de uma sociedade científica de Londres e as ideias deles acabaram provocando intensas discussões, afinal, ninguém podia ver uma espécie se transformando em outa, pois o processo de evolução é muito lento. O nome de Darwin ficou mais conhecido do que o de Wallace devido aos seu livro que apresentava inúmeras evidências a favor da evolução pela Seleção Natural.

75

76 http://www.youtube.com/watch?v=PqBT6uNtGus &feature=related

77 TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO
O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução relaciona as ideias darwinistas, sobretudo a seleção natural, às descobertas sobre hereditariedade impulsionadas pela genética. Uma vez que na época de Darwin não eram conhecidos os conceitos de genética, ele não pôde explicar de que maneira se dá a diversidade de características dentro de uma população. Desse modo, fez-se necessária uma nova teoria evolutiva que, reinterpretando o darwinismo, fosse capaz de responder a essas questões

78 Teoria Sintética da evolução
A teoria sintética da evolução se baseia em três aspectos evolutivos: mutação recombinação gênica seleção natural.

79 Teoria sintética da evolução
Mutação- mudança no material genético, a qual é responsável pelo surgimento de novos genes. Desse modo, esses genes são transferidos às novas gerações e constituem a base inicial da diversidade das espécies. Recombinação gênica tem a função de combinar os genes, aumentando a variabilidade. Tem-se a recombinação através da reprodução sexuada, na qual há a mistura dos genes gametas masculino e feminino.

80 Teoria sintética da Evolução
Seleção natural- De acordo com as conclusões de Darwin, a seleção natural acontece em virtude de as espécies em geral originarem uma quantidade de descendentes em desacordo com os recursos naturais disponíveis. Uma vez que os indivíduos de uma mesma espécie apresentam características diferentes, o meio seleciona os indivíduos com maior possibilidade de adaptação. Pela Teoria Sintética da Evolução o Neodarwinismo, sobreviverão os seres vivos que possuírem as combinações gênicas mais favoráveis à sobrevivência, sendo transferida aos descendentes a carga genética selecionada pelo meio.

81 Teoria Sintética da Evolução
Resumindo: Sobrevivem os seres vivos que possuem a sequência de combinações gênicas mais favoráveis à sobrevivência, transferindo aos descendentes os genes selecionados pelo ambiente.


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