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Orientadora: Naércia Torres

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Apresentação em tema: "Orientadora: Naércia Torres"— Transcrição da apresentação:

1 Orientadora: Naércia Torres
9/16/ :14 PM UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da Atenção à Saúde das Pessoas com Hipertensão e/ou Diabetes Mellitus na USF Bela União, Horizontina/RS. Henry Alexander Flores Aguilar Orientadora: Naércia Torres Pelotas, 2015. © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

2 Importância da ação programática
9/16/ :14 PM Introdução Importância da ação programática A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único (SUS). Orientações sobre fatores de risco modificáveis, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e etilismo, podem ser estimuladas no âmbito da Atenção Básica à Saúde, diminuindo sua progressão e complicação e reduzindo a morbimortalidade por tais doenças. © 2007 Microsoft Corporation. To-dos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

3 Introdução O papel primordial da Estratégia de Saúde da Família é desenvolver estas ações educativas promotoras de saúde nas comunidades, mediante a prevenção, diagnóstico, monitorização e controle da hipertensão arterial e Diabetes.

4 Introdução Evidenciando a importância das patologias.
9/16/ :14 PM Introdução Evidenciando a importância das patologias. Necessidade de reorganização do processo de trabalho (limitações no acompanhamento dos usuários com DM e HAS). Importância do acompanhamento aos usuários. © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

5 Caracterização do Meu Município
Introdução Caracterização do Meu Município Município de Horizontina. habitantes 6 UBS com ESF CAPS : 1 NASF não tem

6 Caracterização da Unidade de Saúde da Família Bela União
Introdução Caracterização da Unidade de Saúde da Família Bela União Urbana; Modelo ESF; Não possui vínculo com instituição de ensino; Possui 1 equipe é composta por: médico, enfermeira, Técnica de enfermagem, uma dentista, um auxiliar de saúde bucal, duas serventas, 4 agentes comunitárias de saúde e um auxiliar administrativo.

7 Situação da ação programática antes da intervenção
9/16/ :14 PM Introdução Área de cobertura: 1 bairro e parte de outro. População assistida pela unidade: 1780 pessoas. Boa estrutura física (bom estado de conservação) Situação da ação programática antes da intervenção População foco: 271 usuários com hipertensão; 67 usuários com diabetes. © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

8 9/16/ :14 PM Objetivo geral: Melhorar a atenção à saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes com 20 anos ou mais residentes da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Bela União do Município Horizontina/RS. © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

9 Metodologia - Ações Eixo organização e gestão do serviço:
9/16/ :14 PM Metodologia - Ações Eixo organização e gestão do serviço: Melhorar acolhimento; Organizar agenda; Organizar as visitas domiciliares; Definir atribuições e distribuir responsabilidades entre os profissionais; Dispor de protocolos atualizados na unidade; Garantir adequado acompanhamento dos usuários (avaliação clinica, solicitação de exames, rastreamento de fatores de risco, orientações de promoção da saúde); Organizar os registros; Organizar praticas coletivas de promoção da saúde. © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

10 Eixo organização monitoramento e avaliação:
9/16/ :14 PM Metodologia - Ações Eixo organização monitoramento e avaliação: Monitorar através de revisão dos registros e alimentação de planilha de Coleta de Dados (semanal); Evolução da cobertura; Adesão e realização de busca ativa aos faltosos; Cumprimento dos itens previstos para adequado acompanhamento clínico; Qualidade dos registros; Realização do rastreamento do risco; Participação dos usuários cadastrados em ações de promoção da saúde. © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

11 Eixo engajamento público:
9/16/ :14 PM Metodologia - Ações Eixo engajamento público: Orientar e ouvir a comunidade sobre: A intervenção; Importância do rastreamento de HAS/DM e de suas possíveis complicações; Importância do controle dos fatores de risco; Importância da periodicidade das consultas; Direitos em relação a manutenção de seus registros de saúde; Nível de risco e à importância do acompanhamento regular. Alimentação saudável, atividade física regular, tratamento para abandonar o tabagismo e importância da higiene bucal. © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

12 Eixo qualificação da prática clinica:
Metodologia - Ações Eixo qualificação da prática clinica: Capacitar a equipe sobre: Identificação e cadastramento; Registros; Medição de PA e realização de HGT; Seguimento dos protocolos (exame clinico adequado, exames complementares e rastreamento); Estratificação de risco; Controle de fatores de risco; Saúde bucal; Alimentação saudável e prática de atividade física; Controle de tabagismo.

13 Metodologia - Logística:
Protocolo: Manuais Técnicos HAS e DM, Ministério de Saúde (2013); Pactuação com equipe nova forma de trabalho capacitações em reuniões semanais e distribuição de responsabilidades. Pactuação com gestores recursos necessários e garantia de acesso aos exames e tratamentos prescritos. Divulgar a intervenção e buscar apoio na comunidade. Manutenção das atividades coletivas já existentes e inserção de temas relacionados a HAS/DM.

14 Metodologia - Logística:
Uso de ficha – espelho e arquivo específico: Revisão semanal (monitoramento) Lançamento semanal na planilha; Análise mensal de indicadores; Acolhimento e agendamento dos usuários: Definição de prioridades; Organização das agendas de medicina e odontologia para atendimentos dos usuários e reagendamento dos faltosos; Pactuar a continuidade das mudanças após a intervenção.

15 Objetivos específicos, metas e resultados
Ampliar a cobertura de hipertensos 1.1. Cadastrar 60% dos hipertensos da área de abrangência Figura 1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde: 61,6% Fonte: Planilha de indicadores.

16 Objetivos específicos, metas e resultados
Ampliar a cobertura de Diabéticos 1.1. Cadastrar 60% dos Diabéticos da área de abrangência Figura 2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde: 92,5% Fonte: Planilha de indicadores.

17 Objetivos específicos, metas e resultados
2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos 2.1. Realizar exame clinico apropriado em 100% dos hipertensos Figura 3: Proporção de hipertensos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo: 100% Fonte planilha de indicadores.

18 Objetivos específicos, metas e resultados
2. Melhorar a qualidade da atenção a diabéticos 2.2. Realizar exame clinico apropriado em 100% dos diabéticos Figura 4: Proporção de diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo: 100%. Fonte: Planilha de indicadores.

19 Objetivos específicos, metas e resultados
2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos 2.3. Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Figura 5: Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo: 100% Fonte: Planilha de indicadores.

20 Objetivos específicos, metas e resultados
2. Melhorar a qualidade da atenção a diabéticos 2.4. Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Figura 6: Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo: 100%. Fonte: Planilha de indicadores.

21 Objetivos específicos, metas e resultados
2. Melhorar a qualidade da atenção a Hipertensos 2.5. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde 100%

22 Objetivos específicos, metas e resultados
2. Melhorar a qualidade da atenção a Hipertensos 2.7. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos Figura 7. Proporção de hipertensos com avaliação de necessidade de atendimento odontológico: 91,6% Fonte: Planilha de Indicadores.

23 Objetivos específicos, metas e resultados
2. Melhorar a qualidade da atenção a diabéticos 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos Figura 8. Proporção de diabéticos com avaliação de necessidade de atendimento odontológico: 96,8%. Fonte: Planilha de Indicadores.

24 Objetivos específicos, metas e resultados
3. Melhorar a adesão aos atendimentos dos pacientes Hipertensos. 3.1. Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Figura 9: Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa: 100% Fonte: Planilha de indicadores.

25 Objetivos específicos, metas e resultados
3. Melhorar a adesão aos atendimentos dos pacientes Diabéticos. 3.1. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada: 100%. 4. Melhorar a qualidade dos registros das informações sobre Hipertensos e Diabéticos. 4.1./4.2 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde: 100%. 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular com 20 anos o mais 5.1/5.2 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde.: 100%

26 Objetivos específicos, metas e resultados
6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos da Unidade de Saúde Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos e/ou hipertensos Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos. 100%

27 Discussão Importância da Intervenção
Proporcionou a ampliação da cobertura com a primeira consulta, além de melhorar a qualidade dos registros e da assistência à saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes, com destaque para a ampliação da avaliação de risco de ambos os grupos. Promoveu o trabalho integrado da equipe. Satisfação com a prioridade no atendimento. Incorporação gradual da intervenção a rotina do serviço. Discutir estratégias para melhorar a participação da comunidade as ações de prevenção e promoção da saúde. Continuação com os agendamentos das consultas na USF.

28 Reflexão critica Expectativas Atendidas e superadas.
Significado para a prática Análise crítica e reflexão sobre o disposição da decisão com boa prática clínica. Aprendizados mais relevantes - Importância do constante aperfeiçoamento dos conhecimentos. - Apesar da saúde pública ter suas deficiências, há possibilidade de mudanças e melhorias nos serviços de saúde, com profissionais motivados e um constante trabalho em equipe.

29 Muito Obrigado


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