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Estratégia de Saúde da Família: participação popular

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Apresentação em tema: "Estratégia de Saúde da Família: participação popular"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de Saúde da Família: participação popular
Especialização em Saúde da Família Estratégia de Saúde da Família: participação popular Professora: Alana Aguiar Sobral/2017

2 Constitui uma estratégia para o fortalecimento e organização da ABS no Brasil.

3 Saúde da Família Possibilita a organização do Sistema Municipal de Saúde para contemplar os pontos essenciais de qualidade na ABS mantendo o foco da atenção nas famílias da comunidade

4 Ações de Saúde Promoção Proteção Recuperação Educação em Saúde
Comunidade Família compreensão ampliada do processo saúde-doença estratégia na modificação positiva do modo e estilo de vida da população controle dos fatores de risco biológicos, psicológicos, sociais e meio ambientais Indivíduo

5 Promoção de Saúde Comunidade Saudável
Ação Social Integrada Intersetorialidade Participação Comunitária condições de moradia saneamento básico higiene pessoal e coletiva emprego alimentação/nutrição educação esporte, cultura e lazer conservação do meio ambiente 5

6 Sensibilização / Conscientização
V P O O N L T Í A T D I E C A C P O R M O P F R I O S M S I I S O S N O A L P C A O R M T U I N C I I T P Á A R Ç I Ã A O Políticas Públicas

7 Educação em Saúde Grupos de Riscos gestantes puérperas
crianças < 1 ano crianças de 1 à 4 anos pré-escolares escolares adolescentes mulheres idade fértil idosos hipertensos diabéticos 7

8 Participação Comunitária
Através: conselhos municipais; conselhos locais; associação de moradores; Realizando: esporte, cultura e lazer; ginástica terapêutica; capoeira; oficinas culturais; oficinas de artesanato; conservação do meio ambiente; horta comunitária; 8

9 Humanização Valorização da Vida humanizar o atendimento ao
público(cuidar das pessoas); humanizar as condições de trabalho dos profissionais (cuidar do cuidador); desenvolver uma nova cultura do atendimento público; resgatar a responsabilidade no cuidado das pessoas; fortalecer em cada instituição, políticas de atendimento ético-humanizadas, que respeitem e valorizem a vida. 9

10 Equipe Multidisciplinar:
Composição Básica: Gerente Médico Enfermeiro Auxiliares de enfermagem Agentes comunitários de saúde Cirurgião-Dentista Auxiliar/técnico de Saúde Bucal

11 Responsabilidades mínimas:
Diagnóstico do território e população adscrita à equipe e Unidade Básica Diagnóstico da situação de saúde das famílias – aspectos socioeconômicos, demográficos, culturais e epidemiológicos Elaboração do plano de Saúde integral- atividades da equipe, rederecionamento do modelo assistencial com participação da comunidade

12 Responsabilidades mínimas:
Assistência integral a doenças prevalentes: ações programáticas e atendimento a demanda espontânea Vigilância em Saúde Promoção da saúde e prevenção de agravos -foco na família e comunidade

13 Responsabilidades mínimas:
Promover ações intersetoriais com organizações comunitárias formais e informais e ações educativas para grupos prioritários e população em geral Incentivo a participação social através dos Conselhos de Saúde

14 Agentes Comunitários de Saúde-ACS
Pessoa da comunidade, selecionado e treinado; Profissão regulamentada em lei; Trabalha com a equipe de profissionais Elo entre a comunidade e os serviços de saúde; Identifica áreas e situações de risco individual e coletivo Orienta a promoção e a proteção da saúde; Notifica aos serviços de saúde as doenças que necessitam de vigilância; Mobiliza a comunidade para a conquista de ambientes e condições favoráveis à saúde

15

16 Política Pública: níveis de Atenção Integral

17 A CONCEPÇÃO HIERÁRQUICA DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Alta Compl Média Complexidade Atenção Básica FONTE: MENDES (2002)

18 Papel do profissional Profissional Político Cidadão

19 Etapas de trabalho com famílias e competência profissional
Atenção à saúde Responsabilidade da atenção não se encerra com o ato técnico Comunicação Tomada de decisão Associação Associar-se ao paciente e sua família é fundamental para a construção do processo terapêutico

20 Etapas de trabalho com famílias e competência profissional
Avaliação Uso de ferramentas de análise para perceber as variáveis do grupo populacional e familiar Tomada de decisão Linhas de poder e decisão na família Percepção do processo saúde e doença

21 Etapas de trabalho com famílias e competência profissional
Educação em saúde Informações sobre o processo saúde e doença Desenvolvimento de hábitos saudáveis Estimulo ao auto- cuidado Comunicação Confidencialidade das informações recebidas Ética odontológica Ética sanitária

22 Etapas de trabalho com famílias e competência profissional
Facilitação Conhecer a estrutura das famílias, suas relações de poder Estimular a troca de sentimentos e expectativas, facilitando a interação e a solução dos problemas Comunicação Liderança Gestão e planejamento Percepção dos sentimentos- individual e familiar - do processo saúde e doença Compromisso,responsabil idade e empatia

23 Etapas de trabalho com famílias e competência profissional
Referência Referenciar a família a níveis de maior complexidade de atenção Informação à referência Acompanhamento na contra referência Atenção a saúde Diagnóstico de doenças gerais e bucais Tomada de decisões Comunicação hábil

24 O que é preciso mudar? Perfil do profissional
Paradigma da prática dos serviços Processo de trabalho Trocar a produtividade numérica pela produtividade significativa Humanização do atendimento Intervenções preventivas e tratamentos modernos precisam ser desenvolvidos com base no conhecimento científico atual

25 UMA REFLEXÃO FINAL “QUANDO OS PROBLEMAS DE SAÚDE SÃO CRÔNICOS, O MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES AGUDAS NÃO FUNCIONA DEVEM SER DESENVOLVIDOS OS CUIDADOS INOVADORES PARA AS CONDIÇÕES CRÔNICAS” FONTE: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (2003)


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