A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal."— Transcrição da apresentação:

1 AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE CH:60h

2 O que você sabe sobre a Febre Amarela?

3 AUTOATIVIDADE

4 AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA Em grupo de três a cinco pessoas pesquisar informações sobre a Febre Amarela e anotar/salvar os dados importantes

5 Classificação das variáveis: Qualitativa Quantitativa Nominal (classificação) Ordinal (ordenação) Discreta (contagem) Contínua (mensuração) Cor da pele Cor dos olhos Estado civil Sexo Baixo, médio, alto Grau de instrução Escore bom, médio e ruim Nº de ONG´s no Sul da Bahia Nº de óbitos infantis Nº de carros fabricados Renda per capita Valor da compra (R$) Peso (Kg)

6 Exemplo Tabela 1. Características de pacientes atendidos em uma clínica neurológica Analise a tabela e classifique as variáveis.

7 AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA Usando os dados: Montar uma TDF, usando os seguintes itens; Frequência Absoluta Simples; Frequência Absoluta acumulada; Frequência Relativa Simples; Frequência Relativa Acumulada Percentual da f i. Gráfico de setores; Outro gráfico de sua escolha: (barra (coluna), pictograma, linha, diagrama de pontos... Média; Desvio; Valor absoluto do desvio; Quadrado do desvio; Desvio Médio; Variância; Desvio Padrão; Coeficiente de Variação; Amplitude Total.

8 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS DEFINIÇÕES BÁSICAS Frequência: É a quantidade de vezes que um mesmo valor de um dado é repetido; Dados Brutos: São os dados originais que ainda não foram numericamente organizados após a coleta; Rol: É a ordenação dos valores obtidos em ordem crescente ou descrente de grandeza numérica ou qualitativa. DADOS BRUTOS ROL

9 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS ELEMENTOS DE UMA DISTRIBUIÇÃO

10 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS EX:

11 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL DEFINIÇÃO: As medidas de posição (tendência central) são valores calculados com o objetivo de representar os dados de uma forma ainda mais condensada do que usando uma tabela. MÉDIA representa o valor “provável” de uma variável, por isso, é também chamada de valor esperado ou esperança matemática, quando calculada para a população. MEDIANA valor que divide um conjunto de dados ordenados ao meio. Em outras palavras, é um valor tal que tenha igual quantidade de valores menores e maiores do que ele. Uma característica importante da mediana é que ela não é afetada por dados extremos, como acontece com a média. MODA valor que ocorre com a maior frequência.

12 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Se os dados tiverem em tabela:

13 MEDIDAS DE Dispersão

14 Referências Magalhães, M. N.; Lima, A. C. P. Noções de`Probabilidade e Estatística. São Paulo.Edusp. 2015. Cazorla, I.; Santana, E. Do tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna- Bahia. 2010.


Carregar ppt "AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google