Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLUZIA LU Alterado mais de 7 anos atrás
2
PROJETOS ESTRUTURANTES FACE, AVE, TAL, JERP, PROVE, EPA, DANCE, ENCANTE E FESTE
3
FACE O Festival Anual da Canção Estudantil (Face) é uma excelente oportunidade de os alunos revelarem seus dons musicais, compondo músicas, cantando ou tocando algum instrumento! Pois, a juventude estudantil é muito talentosa nesse campo artístico musical.
10
AVE O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) visa a promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar, por intermédio da criação e exposições das artes visuais estudantis nas escolas da rede estadual da Bahia. Assim, os alunos se inscrevem no projeto e podem criar telas, desenhos por meio de grafite ou lápis e ainda obras artesanais com diversos materiais (barro, pedra-sabão, madeira, palha, etc.)
14
TAL O projeto Tempos de Arte Literária (TAL) é um dos maiores projetos de arte literária com a juventude estudantil na Bahia e no Brasil. Por meio, deste projeto, os alunos poetas e escritores soltam a sua criatividade com as palavras e as diversos imagens e jogos de sentido que elas são capazes de criar e despertar! Em oficinas de leitura e produção de textos literários (poemas, crônicas, contos, etc), os alunos vão descobrindo e criando estilos de escrever e emocionar sobre todo e qualquer assunto!
17
JERP Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), realizados internamente e em etapas regionais organizadas pelos núcleos regionais de Educação da rede estadual, envolvem, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas estaduais e municipais de quase todos os municípios baianos. Em modalidades individuais e coletivas, há competições de Atletismo, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa; futsal, basquetebol, handebol, vôlei e outras. Nossa escola participa geralmente do futsal feminino e masculino.
23
O projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), incentiva as aprendizagens múltiplas e os processos criativos, por meio da experiência artística/fílmica realizada com a utilização dos recursos tecnológicos, tais como: aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras. Por meio desse projeto, os alunos criam roteiros de curta-metragem, gravam e editam vídeos no ambiente escolar. Esses roteiros devem conter o argumento principal, a história ou enredo que se pretende contar, os personagens as falas, as passagens de cena, as filmagens e a composição da equipe (diretor, roteirista, produtor, autor e atores).
24
EPA O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), implantado na rede estadual de educação em 2012, pretende avivar o debate e incrementar as práticas culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes e dos espaços históricos. Os alunos identificam algum aspecto patrimonial de sua cidade (pode ser um espaço público, uma pessoa, uma festa, dança, comida típica, artesanato, etc.) e produzem um álbum fotográfico visando a valorização da tradição e cultura do seu povo.
26
DANCE A dança é entendida como um processo artístico educativo, uma maneira de comunicação e de expressão das distintas formas de manifestação cultural. A arte, a cultura e a dança, em particular, são expressões da pluralidade de mecanismos simbólicos e de inclusão artística e cultural. O Projeto Dança Estudantil (Dance) consiste em apresentações estudantis com estilos distintos (afro, pagode, samba, axé, dança de rua, moderna e contemporânea e balé), reafirmando o interesse pelas criações coreográficas.
27
O ENCANTE propõe a implantação do Canto Coral nos contextos escolares da rede estadual de ensino, a fim de desenvolver atividades de iniciação à percepção musical, técnica vocal e dicção, para exercitar a experiência musical, vocal, bem como promover a realização do encontro de corais, fazendo jus ao próprio nome.
28
A arte cênica é entendida como um processo artístico educativo, um jeito de comunicação, expressão e representação das distintas formas de manifestação da vida cultural. Constituem- se como o lugar dos distintos gêneros teatrais (auto, monólogo, comédia, drama, fantoche, ópera, revista, tragédia, tragicomédia) voltados para a ação emancipatória. Dessa forma, os alunos são motivados a criar cenas teatrais curtas e realizar o festival de teatro na escola para escolha de uma que concorrerá com as outras escolas do núcleo regional 20, de Vitória da Conquista.
29
ETAPAS Inscrição; Participação nas oficinas dos projetos inscritos; 1ª fase de seleção (realizada na escola); 2ª fase de seleção (realizada na cidade de Vitória da Conquista, núcleo regional nº 20); 3ª fase de seleção (realizada em Salvador, no encontro “Todos pela escola”, onde acontece a culminância de todos os projetos e o encontro de todos os finalistas do estado da Bahia).
30
FESTA JUNINA
31
- PROJETO DE LEITURA - FESTA JUNINA - GINCANA DA MATEMÁTICA - DIA DO ESTUDANTE - FEIRA DO CONHECIMENTO - SIMULADO (ENEM) - TRANSFORMAÊ
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.