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Base nacional comum curricular

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Apresentação em tema: "Base nacional comum curricular"— Transcrição da apresentação:

1 Base nacional comum curricular
Componente Curricular ARTE

2 Dimensões DE CONHECIMENTO
Manter apenas três, pois entendemos que as demais já estão inseridas. Estesia Fruição Expressão Criação Reflexão Crítica Fruir/Apreciar Fazer/Produzir Refletir/Contextualizar

3 RESULTADOS: Reforçar no texto a necessidade de um professor especialista licenciado em Arte (Artes Visuais ou Música ou Teatro ou Dança). Colocar o professor de Arte como o mediador entre os conhecimentos científicos e o aluno.

4 RESULTADOS DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
ARTES VISUAIS Alterar a redação do texto: Inserir a palavra “suportes” e suprimir a palavra “plásticos” , ficando o texto assim: Explorar diferentes materiais, instrumentos, suportes e recursos visuais.

5 ARTES VISUAIS - INSERIR
Novos objetivos: Criar composições artísticas tendo as produções visuais como suportes interpretativos. Participar de exposições artísticas na escola e/ou em outros espaços. Visitar espaços artísticos culturais, dentro das possibilidades da escola, como: feiras de arte, ateliers, exposições, museus, galerias, salões de arte dentre outros. Produzir mural cultural local ou regional com reportagens, catálogos, imagens de eventos artísticos e outros. Conhecer o contexto do produtor de arte e/ou de sua produção artística e/ou do estilo e técnica utilizada.

6 RESULTADOS DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
dança Alterar a redação do texto: Colocar a palavra “básicos”, ficando o texto assim: Conhecer e reconhecer os elementos básicos constitutivos…

7 DANÇA - INSERIR Novos objetivos:
Participar de espetáculos, festivais de dança e outros na escola e/ou em outros espaços. Visitar espaços artísticos culturais de dança, dentro das possibilidades da escola. Produzir mural cultural local ou regional com reportagens, catálogos, imagens de eventos relacionados à dança. Conhecer o contexto histórico de dança e/ou produtor de dança e/ou coreógrafo e/ou dançarino e/ou grupo de dança.

8 RESULTADOS DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
TEATRO Alterar a redação do texto: Substituir “ter prazer” por “apreciar”, ficando o texto assim: Ouvir, apreciar e contar histórias…

9 RESULTADOS DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
TEATRO Alterar a redação do texto: Substituir o trecho “... da imitação e do experimentar-se no lugar do outro.”, ficando o texto assim: Desenvolver a imaginação por intermédio do faz-de-conta e interpretação de personagens.

10 TEATRO - INSERIR NOVOS OBJETIVOS:
Realizar jogos teatrais, dramatizações com teatro humano e / ou com bonecos. Apresentar atividades de teatro na escola e/ou em outros espaços. Visitar espaços artísticos culturais de teatro, dentro das possibilidades da escola. Produzir mural cultural local ou regional com reportagens, catálogos, imagens de eventos relacionados ao teatro. Conhecer a história do teatro e/ou ator e/ou peça e/ou grupo de teatro.

11 RESULTADOS DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Música Alterar a redação do texto: Colocar “e/ou”, ficando o texto assim: Vivenciar práticas de apreciação, criação e interpretação, considerando processos de experimentação instrumental (convencional e/ou alternativa) e vocal, individuais e coletivas.

12 RESULTADOS DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Música Alterar a redação do texto: Inserir a palavra “básicos” , ficando o texto assim: Conhecer os elementos básicos constitutivos da música em experiências de criação, interpretação e apreciação musical, contextualizando-os.

13 RESULTADOS DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Música Alterar a redação do texto: Inserir “e/ou” , ficando o texto assim: Manipular fontes sonoras diversificadas, convencionais e/ou alternativas, …

14 RESULTADOS DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Música Alterar a redação do texto ou Excluir Reconhecer e utilizar diversas formas de grafia musical (convencionais ou alternativas).

15 MÚSICA - inserir NOVOS OBJETIVOS:
Apresentar atividades musicais na escola e/ou em outros espaços. Visitar concertos e/ou festivais de música e/ou apresentações diversas relacionadas à música, dentro das possibilidades da escola. Produzir mural cultural local ou regional com reportagens, catálogos, imagens de eventos relacionados à música. Conhecer a história da música e/ou músico/ intérprete e/ou obra musical e/ou grupos / bandas musicais.

16 Referências BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB -Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria e Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEX/SEF, 1997. LONDRINA. Prefeitura do Município de Londrina. Proposta Pedagógica de 1º a 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Londrina. Arte. Londrina: Secretaria Municipal de Educação, 2009. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2008.

17 Obrigada pela sua participação!
Apoio Pedagógico de Arte SME e Laura Célia S. Cabral Cava Lúcia T. Sumigawa


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