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Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.

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Apresentação em tema: "Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte."— Transcrição da apresentação:

1 Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte Colégio: __________________________ Professor: _______________________________________ Série: 5ª ou 1º ano EM Área(s) Artística(s): ( x )Artes Visuais ( )Teatro ( x )Música ( x )Dança Conteúdos Estruturantes e Específicos Justificativa Encaminhamento Metodológico e Recursos Didáticos Avaliação Referências Elementos Formais Composição Movimentos e Períodos O trabalho propõe o desenvolvimento dos sentidos e a percepção auditiva, visual e corporal, por meio de práticas relacionadas ao conceito clássico e contemporâneo de harmonia e seu oposto. Importa nestas atividades a compreensão dos cânones clássicos, de sua negação na arte contemporânea e das formas de referência auditiva, visual e corporal constituídas no processo de desenvolvimento físico e intelectual do ser humano (hominização). A atividades práticas e teóricas com os intervalos musicais e as escalas são o fundamento e a base para a percepção auditiva e o desenvolvimento do ouvido musical. Leitura do folhas 20, 06 e 16 do LDP Arte. Construção do Monocórdio. Vídeos sobre escalas. Exploração sonora e identificação do intervalos musicais, audição e execução do monocórdio, flauta e voz. Organização e análise coletiva do espaço visual (folha no cavalete). Vídeos, slides e imagens de obras de arte sobre proporção. Montagem de coreografia e improvisação em grupos, contraponto o conceito harmonia e desarmonia. Demonstração e explicitação do conteúdos de dança. Instrumentos: -Construção e execução de instrumentos musicais. -Avaliação diagnóstica com a construção coletiva de uma composição plástica (proporção e harmonia), -Análise, em grupo, dos esquemas de proporções em obras de arte. -Execução, em grupos, de coreografia e improvisação ( harmonia e desarmonia). -Apresentação dos grupos. Análise e discussão dos grupos sobre o cumprimento ou não das propostas apresentadas. Critérios: -Construção de instrumentos e execução musical. -Percepção dos intervalos musicais. -Análise e compreensão da proporção como fator estrutural na disposição das partes. -Percepção do uso e da presença da proporção áurea em pinturas, na arquitetura e natureza. -Montagem, percepção e execução de movimentos coreográficos. -Compreensão dos elementos de composição da dança. -Envolvimento e participação nos trabalhos propostos. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978. OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983. PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Médio. LDP: Livro Didático Público de Arte. Curitiba: SEED-PR, 2007. PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Arte. Curitiba: SEED-PR, 2008. WISNICK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. Altura Intensidade Duração Timbre Densidade Linha Forma Superfície Volume Ponto Movimento corporal Tempo Espaço Escala: pentatônica, diatônica e cromática; Acústica Harmonia Proporção Perspectiva Tridimensional Bidimensional Figurativo Coreografia Improvisação Formação Dinâmica Deslocamento Grécia Antiga Renascimento Contemporâneo Afro-americano


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