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Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Aula 10.

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Apresentação em tema: "Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Aula 10."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Aula 10

2 Introdução O meio de transporte de produtos tem grande impacto nos custos logísticos Devemos conhecer as características dos modais de transporte para saber qual selecionar Aspectos como prazos de entrega e níveis de estoque são influenciados pelas decisões de modais 2

3 Vamos analisar os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário Podemos usar diversos critérios para avaliar os modais de transporte: –Velocidade –Disponibilidade –Confiabilidade –Capacidade –Frequência 3 Introdução

4 Avaliação dos Modais Velocidade –Refere-se ao tempo decorrido de movimentação em uma dada rota, também conhecido como transit time, sendo o modal aéreo o mais rápido de todos. 4 Processamento no porto de origem Processamento no porto de destino Transit time http://www.123rf.comhttp://www.123rf.com - http://www.123rf.comhttp://www.123rf.com

5 Disponibilidade –Capacidade que um modal tem de atender qualquer par origem-destino de localidades. –Como você avaliaria a disponibilidade dos seguintes modais? 5 Rodoviário Ferroviário Marítimo http://qatartoday.org http://www.thewallpapers.org http://en.wikipedia.org Avaliação dos Modais

6 Confiabilidade –Refere-se à variabilidade potencial das programações de entrega esperadas ou divulgadas –Variações no clima, nos tempos de processamento, alfândegas –Alta confiabilidade: dutoviário –Baixa confiabilidade: marítimo e ferroviário 6 Avaliação dos Modais

7 Capacidade –Refere-se à possibilidade de um modal de transporte de lidar com qualquer requisito de transporte, como tamanho e tipo de carga. 7 Marítimo Grande capacidade Aéreo Baixa capacidade http://gicr.blogspot.com.brhttp://gicr.blogspot.com.br - http://qatartoday.orghttp://qatartoday.org Avaliação dos Modais

8 Frequência –Está relacionada à quantidade de movimentações programadas. –Alta frequência: dutoviário (contínuo) e rodoviário. –Baixa frequência: ferroviário, marítimo e aéreo. 8 http://en.wikipedia.org Avaliação dos Modais

9 Modal rodoviário –Modal dominante no transporte de cargas no Brasil Possui diversas vantagens: –Transporte porta a porta –Frequência e disponibilidade –Movimentação de curta distância –Flexibilidade de rotas e vias –Flexibilidade de carga 9 Modal Rodoviário

10 Desvantagens do modal rodoviário: –Custo mais elevado em comparação com os modais ferroviário e aquaviário; –Capacidade de carga reduzida; –Alto grau de poluição no meio ambiente; –Alto custo de manutenção e ampliação da malha rodoviária. 10 Modal Rodoviário

11 Tipos de frete: –Carga incompleta (LTL – Less than Truck Load): o frete é calculado pela quantidade transportada e pela distância; –Carga completa (TL – truck load): o frete é cobrado pelo caminhão todo e não com base na quantidade transportada. As tarifas variam de acordo com a distância. 11 Modal Rodoviário

12 Malha rodoviária brasileira 12 Rodovias planejadas 129.094 Km (7,6%) Rodovias Estaduais 110.842 Km (54,4%) Rodovias Municipais 26.827 Km (13,2%) Rodovias Federais Duplicadas 5.446 Km (8,3%) Rodovias Federais em Duplicação 1.317 Km (2%) Rodovias Federais em Pista Simples 26.827 Km (89,7%) Modal Rodoviário Rodovias Federais 65.930 Km (32,4%) Total de Rodovias 1.691.522 Km Rodovias não pavimentadas 1.358.829 Km (80,4%) Rodovias pavimentadas 203.599 Km (12%)

13 Densidade da malha rodoviária pavimentada 13 Modal Rodoviário

14 Modal Ferroviário Modal ferroviário –Grande capacidade de carga –Adequado para médias e longas distâncias –Valor de frete reduzido –Ideal para produtos de baixo valor agregado 14 http://geoconceicao.blogspot.com.br

15 Desvantagens do modal ferroviário –Baixa densidade do modal ferroviário –Baixa disponibilidade e flexibilidade –Altos custos de investimento necessários para ampliar a infraestrutura existente –Longo tempo de transporte (viagem + movimentação) –Diversas “bitolas” impedem a integração do sistema de transporte 15 Modal Ferroviário

16 16 Ferrovias Brasileiras Modal Ferroviário

17 Modais de Transporte Principais produtos transportados: 17 ProdutoParticipação (%) Minério de ferro63% Soja e farelo de soja8% Indústria siderúrgica7% Carvão/Coque4% Produção agrícola3% Granéis minerais2% Combust./ Deriv. Petr. / Álcool2% Outros11% Fonte: Confea (2008)

18 Modal Aquaviário Modal aquaviário / hidroviário –Inclui os transportes fluviais e marítimos. –Transporte de grandes cargas com baixa razão valor-peso e não perecíveis. –Custos de estocagem dos produtos não podem ser elevados. –Modal mais utilizado na exportação de produtos 18 www.revistaportuaria.com.br

19 Desvantagens do modal aquaviário –Transporte lento e com grandes incertezas no tempo de processamento nos portos e alfândegas. –Lentidão e dificuldade de acesso aos portos. –Geralmente necessitam da combinação com outros modais. –No Brasil, há poucos rios navegáveis, o que dificulta o transporte fluvial. 19 Modal Aquaviário

20 Modal Aéreo Modal aéreo –Transporte muito rápido, porém nem sempre o tempo de manuseio também é rápido. –Usado para produtos com alta razão valor-peso ou valor-volume. –Tarifas mais caras em comparação com os demais modais. –É o modal menos utilizado, com menos de 1% no transporte mundial de cargas. 20

21 Modal aéreo –Possui boa confiabilidade e disponibilidade. –Possui baixa capacidade de carga total, sendo usado para cargas menores. –A tendência é o surgimento de aeroportos exclusivos para carga, com integração a outros modais. 21 Modal Aéreo www.eu2005.lu

22 Modal Dutoviário Modal dutoviário –Transporte que utiliza tubulações para mover produtos líquidos e gasosos. –Trata-se de um modal de baixo custo de operação. –Baixa flexibilidade e disponibilidade. 22 www.portogente.com.br

23 Custos logísticos no Brasil Matriz de transportes no Brasil 23 ModalMilhões de TKUParticipação (%) Rodoviário485.62561,09% Ferroviário164.80920,73% Aquaviário108.00013,59% Dutoviário33.3004,19% Aéreo3.1690,40% Total794.903100,00% Fonte: Relatório Anual CNT Publicado em: Março de 2012

24 Comparação Brasil x EUA 24 Custos logísticos no Brasil

25 Gestão da Cadeia de Suprimentos Rafael Lima Atividade 10

26 Responda as questões a seguir sobre os modais de transporte: a)Discuta os modais rodoviário e ferroviário com relação aos tamanhos de carga e distância de transporte. b)Qual é a relação entre a escolha dos modais de transporte e as quantidades de estoques resultantes dessa escolha? c)Que modal você considera mais adequado para a exportação de carnes do Brasil para a Europa? Por que? 26

27 Letra A Resposta: O modal rodoviário é apropriado para cargas menores e com entregas em curtas ou médias distâncias. Já o modal ferroviário é mais apropriado para entregas distantes, envolvendo cargas de maior volume. Existe uma área de competição entre o modal rodoviário e ferroviário, na qual temos distâncias médias e cargas de volume médio. Nesses casos, a disponibilidade de malha ferroviária ou rodoviária determinará a escolha do modal. 27

28 Comparação entre os modais ferroviário e rodoviário 28 Fonte: CNT(2013)

29 Letra B Resposta: Modais de transporte tendem a oferecer diferentes índices de rapidez e confiabilidade. Em geral, modais mais rápidos e confiáveis tendem a reduzir estoques de segurança e em trânsito, porém são mais caros. Por outro lado, modais mais lentos e pouco confiáveis levam ao aumento do estoque na cadeia. 29

30 Letra C Resposta: A exportação de carnes é feita principalmente por navios, dentro de contêineres refrigerados. O emprego de navios é justificado pelo baixo frete, dado que o produto é de baixo valor agregado. Além disso, exportações de carne são feitas em grande volume, o que justifica o uso de contêineres. 30


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