A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como funciona. Como funciona Guia Operacional Para acesso ao HB.MDM deverá ser informado o usuário e senha cadastrado. [Ler Slide]

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como funciona. Como funciona Guia Operacional Para acesso ao HB.MDM deverá ser informado o usuário e senha cadastrado. [Ler Slide]"— Transcrição da apresentação:

1

2 Como funciona

3 Guia Operacional Para acesso ao HB.MDM deverá ser informado o usuário e senha cadastrado. [Ler Slide]

4 Guia Operacional O MDM possui três quadros na tela inicial: grid de informações, mapa sinótico e mapa geográfico. [Ler Slide]

5 Conceitos Mapa sinótico: É uma representação gráfica das entregas através de círculos coloridos de acordo com o status da operação. A priorização das rotas no mapa sinótico atende os seguintes requisitos: Pânico; Temperatura fora da faixa; Qtd Devoluções não tratadas Qtd Devoluções aceitas Qtd Devoluções retornar/reentrega Qtd de PNPs Qtd de entregas pendentes Para obter a visualização em tela cheia, basta clicar sobre o ícone selecionado e que está localizado no canto direito da tela de monitoramento. O MDM apresenta as informações através do mapa sinótico. Cada atividade do motorista é representada através de círculos - [para versão superior a , há ícones diferentes de círculos] Para obter a visualização em tela cheia, clique neste (1) ícone. (2) Esta tela será exibida.

6 Guia Operacional Aproximadamente a cada 60 segundos o geoposicionamento atual do veículo é recebido pelo HB.MDM e exibido no mapa geográfico. A atualização da tela é automática desde que nenhum filtro de data tenha sido selecionado. [Ler Slide] Caso algum filtro de ‘Data’ tenha sido selecionado, basta ajusta-lo deixando o campo “Data”, da janela de filtros em branco.

7 Guia Operacional Na tela de filtros do sistema, o usuário define os veículos que deseja monitorar, veículos que estão em andamento, não iniciados e finalizados. Na tela de filtros do sistema, o usuário define os veículos que deseja monitorar. Todos os veículos que estiverem na caixa “Veículos disponíveis” NÃO serão exibidos no MDM. É uma caixa utilizada apenas para separação, através do filtro. Todos os veículos que estiverem na caixa “Veículos selecionados” serão exibidos. Mas isso ainda não é tudo. Você pode definir também se quer visualizar apenas os veículos que estão “Em Andamento”, os que não iniciaram a rota através do “Não iniciada” ou ainda, “Todos” que exibirá veículos ‘Em andamento’ bem como os que ainda não iniciaram rota. Mas lembre-se: Se os veículos não estiverem no campo “Veículos selecionados”, a opção “Todos” não exibirá os veículos. Você também pode visualizar a situação das entregas de outros dias pelo campo “Data”.

8 Guia Operacional Ao sair da empresa o motorista utiliza o celular para informar o início da rota. Neste momento o HB.MDM adiciona um círculo azul ao mapa sinótico. [Ler Slide] (Ressaltar que o MDM ADICIONA um circulo ‘Azul’ antes dos demais círculos. Ele NÃO preenche de ‘Azul’ um circulo cinza existente. Os círculos cinza são tão somente as entregas pendentes)

9 Guia Operacional Ao clicar sobre o círculo azul, serão exibidas as informações de geoposicionamento, horário de saída e o número do transporte [Ler Slide]

10 Guia Operacional Quando uma entrega é informada pelo motorista, o sistema altera no mapa sinótico a cor do círculo cinza para verde. Quando uma entrega for realizada fora da sequência é incluído um ponto de exclamação sobre o circulo verde. Se o apontamento de entrega for realizado fora do raio do cliente, será exibido como um círculo verde parcialmente preenchido. [Ler Slide]

11 Guia Operacional Funções da tela de detalhes
Ao receber as informações da entrega, o sistema verifica se as coordenadas enviadas fazem parte do raio do cliente. É possível observar ainda, qual o horário previsto de realização da entrega e o horário realizado. [Ler Slide]

12 Guia Operacional Funções da tela de detalhes
É possível realizar a leitura e enviar mensagens para determinados veículos, clicando na guia “Mensagens”. [Ler Slide]

13 Guia Operacional Funções da tela de detalhes
Na guia “Ocorrências” são especificadas as ações do motorista na respectiva entrega. Ela traz os eventos pertinentes à entrega em questão. [Ler Slide]

14 Guia Operacional Funções da tela de detalhes
Na guia “Paradas” são demonstradas os detalhes das paradas do motorista na respectiva entrega, com tempo de início e fim e também o tempo em que o veículo ficou parado com a ignição ligada. Se não houver informações a serem listadas, isto indica que o sistema não chegou a gerar uma parada no ponto de entrega relacionado. [Ler Slide]

15 Guia Operacional Funções da tela de detalhes
Para exibir os detalhes da nota fiscal, é necessário selecionar a entrega no mapa sinótico. Na tela de detalhes, a aba Documentos exibe os produtos, quantidades, valores e peso líquido. [Ler Slide]

16 Guia Operacional Como identificar o momento em que ocorre um devolução
Quando informada uma devolução pela equipe de entrega, o círculo no mapa sinótico correspondente ao cliente ficará piscando em vermelho. A cor identifica que é uma devolução. O círculo pisca e um som de um alarme é reproduzido para chamar a atenção da equipe de monitoramento. [Ler Slide] Importante: O som somente é reproduzido no Servidor do HB.MDM.

17 Guia Operacional Como identificar o momento em que ocorre um devolução
Nos detalhes da devolução são exibidas as informações de geoposicionamento, horário de saída, número do transporte, motivo e valor da devolução. [Ler Slide]

18 Guia Operacional Como identificar o momento em que ocorre um devolução
É possível ao usuário informar um outro motivo de devolução. Se alterado, o motivo informado pelo motorista será exibido juntamente com o novo motivo. [Ler Slide]

19 Guia Operacional Como solicitar à Equipe de Entrega para reverter a devolução
Ao entrar em contato com o vendedor, a equipe de monitoramento deverá tentar viabilizar a reversão da devolução. Em caso de reversão, é necessário descrever a situação da anomalia no campo “Ação”, selecionar o item “Autorizar retorno do motorista” e então selecionar o botão “Salvar”. As ações já cadastradas são exibidas no lado direito. [Ler Slide]

20 Guia Operacional Como solicitar à Equipe de Entrega para reverter a devolução
Neste momento o veículo recebe uma mensagem com o nome e endereço do cliente, autorizando o seu retorno. No mapa sinótico a entrega é mostrada na cor roxo, identificando que a equipe de monitoramento aguarda reversão da devolução. [Ler Slide] A mensagem que é enviada para o motorista é uma mensagem padrão. As informações escritas no campo “Nova Ação” (do Slide anterior) são apenas para registro nos relatórios.

21 Guia Operacional Como solicitar à Equipe de Entrega para reverter a devolução
Quando a equipe de entrega retornar ao cliente e confirmar a reversão da devolução, a cor do círculo roxo correspondente ao cliente, ficará verde; [Ler Slide]

22 Guia Operacional Como solicitar à Equipe de Entrega para reverter a devolução
Se o cliente não aceitar a entrega novamente, a equipe de entrega sinalizará a devolução mais uma vez e o círculo correspondente ao cliente que estava na cor roxo, ficará novamente na cor vermelho e intermitente. [Ler Slide]

23 Guia Operacional Como identificar uma devolução não revertida
Se não for possível reverter a devolução, é necessário descrever o histórico do problema no campo “Ação” e selecionar o item “Aceitar devolução”. [Ler Slide]

24 Guia Operacional Como identificar uma devolução não revertida
Neste momento o círculo no mapa sinótico continuará vermelho mas sem piscar, sinalizando para a equipe de monitoramento uma devolução que não foi revertida. [Ler Slide]

25 Guia Operacional Como identificar uma devolução que será reentregue
Se a solução do problema levar a uma reentrega, é necessário descrever a ação tomada e selecionar o item “Reentrega”. [Ler Slide]

26 Guia Operacional Como identificar uma devolução reentregue
Neste momento o círculo no mapa sinótico ficará rosa sem piscar, sinalizando para a equipe de monitoramento uma devolução que deve ser reentregue. [Ler Slide]

27 Guia Operacional Como identificar desvios na Rota
Para identificar uma parada não programada (PNP) dentro do raio de um cliente que está na lista de entregas do motorista, um círculo amarelo é adicionado ao mapa sinótico. Se ocorrer fora, um triângulo é adicionado. [Ler Slide]

28 Guia Operacional Como identificar desvios na Rota
Para realizar o cálculo de uma PNP, o sistema acumula os geoposicionamentos recebidos enquanto o veículo de entrega não está em movimento. Após o veículo entrar em movimento, o apontamento do motorista é analisado. Se for uma entrega, a PNP é excluída e o círculo cinza correspondente a entrega se tornará verde. Se o motorista não efetuar apontamentos, é caracterizada uma parada não programada; Se a ignição do veículo estiver desligada, o tempo para inclusão do ícone de PNP dependerá da parametrização realizada no HB.MDM Se a ignição do veículo estiver ligada, o tempo para inclusão do ícone de PNP dependerá da parametrização realizada no HB.MDM [Ler Slide]

29 Guia Operacional Como identificar desvios na Rota
Nos detalhes da PNP é possível visualizar o horário de início e fim, o tempo parado e o tempo dirigindo. Se a PNP for em um local conhecido, como um posto ou um restaurante, será apresentado o local da PNP. [Ler Slide]

30 Guia Operacional Como identificar desvios na Rota
É importante justificar as PNP’s. Com essa informação, será possível identificar onde há maior gasto de tempo em paradas que não estavam programadas. Após tratada, a PNP irá desaparecer. [Ler Slide]

31 Guia Operacional Como identificar um término de Rota
Ao retornar para a empresa a equipe de entrega sinaliza sua chegada. Neste momento, é adicionado outro círculo azul ao mapa sinótico com as informações de geoposicionamento e o horário da chegada. [Ler Slide]

32 Guia Operacional Controle de temperatura
Serão demonstrados no grid de rotas, as seguintes informações para auxiliar no controle de temperatura: Eficiência (Gráfico de temperatura) %Eficiência Status Tempo atual da rota Tempo dentro da faixa Meta de temperatura veículo Tipo de produto [Ler Slide]

33 Guia Operacional Controle de temperatura – Gráfico de temperatura
Para visualizar o gráfico que demonstra todas as temperaturas durante a rota, basta seguir até a grid de rotas e selecionar o campo Eficiência: [Ler Slide]

34 Guia Operacional Como realizar baldeio
É possível realizar o processo de baldeio das entregas, para um outro caminhão. Para isso, basta selecionar o caminhão que terá suas entregas enviadas para o outro caminhão, na função baldeio

35 Guia Operacional Como realizar a troca de placa
Em determinadas situações operacionais, é necessário a alteração da placa do veículo que realizaria a rota. Para isso, basta selecionar a função “Troca de placa” sobre o veículo que sofrerá a alteração.

36 Guia Operacional Como receber e enviar mensagens
A funcionalidade de mensagens no HB.MDM é similar ao envio e recebimento de s. São exibidos filtros para mensagens não lidas, caixa de entrada e saída, itens enviados e lixeira. [Ler Slide]

37 Guia Operacional Como receber e enviar mensagens
Para enviar uma nova mensagem, o link de Nova Mensagem deve ser selecionado. Em seguida selecionar o Veículo, preencher o campo Mensagem e então pressionar o botão de envio. [Ler Slide]

38 Guia Operacional Como receber e enviar mensagens
Ao receber uma mensagem da equipe de entrega, o sistema exibe um alerta no topo da página. Clicando no alerta são exibidas todas as mensagens não lidas. [Ler Slide]

39 Guia Operacional Como receber e enviar mensagens
Na lista de mensagens selecione a mensagem clicando o sobre o título. Ao ser exibida, a mensagem automaticamente é movida para a caixa de entrada. A tela de leitura pode ser usada para responder a mensagem. [Ler Slide]

40 Guia Operacional Como receber e enviar mensagens
Para responder uma mensagem é necessário preencher o campo de resposta e selecionar o botão de responder. Neste momento a mensagem é armazenada na caixa de saída. Assim que o veículo de entrega receber a mensagem, a mesma é movida para os itens enviados. [Ler Slide]

41 Utilidades Reagendamento de rotas
Nesta opção é possível realizar o reagendamento da rota de dias anteriores para o dia atual em que será realizado o monitoramento. Este processo deve ser realizado para que o motorista consiga carregar o mapa de entregas de dias anteriores, no teclado do veículo. O Reagendamento deverá ser realizado sempre que a data em que o veículo sair para entrega for diferente da data proposta pela roteirização. Exemplo: O roteirizador programou a carga para sair na segunda, mas ela saiu apenas na terça. O reagendamento deverá ser realizado no MDM de segunda para terça.

42 Utilidades Reagendamento de rotas
Ao clicar nesta opção, será exibido uma tela informando todos os veículos com rota “Não iniciada”. Após selecionar as rotas que deseja reagendar, informe a nova data de entrega e clique em “Reagendar Selecionadas”.

43 Dashboard O HB.MDM disponibiliza uma painel para demonstração dos resultados de forma rápida e pratica. Basta acessar o menu de Painéis, no menu inicial do sistema.

44 Relatórios Será possível a visualização das informações para a equipe de monitoramento via Relatórios no HB.MDM:

45


Carregar ppt "Como funciona. Como funciona Guia Operacional Para acesso ao HB.MDM deverá ser informado o usuário e senha cadastrado. [Ler Slide]"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google