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Karl Marx e Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Apresentação em tema: "Karl Marx e Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Karl Marx e Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação Disc. Sociologia da Educação Profª Neusa Chaves Batista Monitor: Felipe Liscano Karl Marx e Educação Discentes: Felipe A. Gomes Leonardo Lima Lucas Vieira Marcelo A. Filho Ricardo G. Hellmann Tania C. Gomes Porto Alegre – 09/2015

2 Karl Marx 1818 - 1883 1- Contexto social e político em que viveu Marx
2- Principais Teorias e obras 3- Marx e o conceito de Educação

3 1- Contexto social e político em que viveu Marx
Carl Marx Filho de judeus, pai advogado (Heinrich Marx) de origem rabina, se converteu ao cristianismo luterano por razões políticas e sociais. Com isso, recebeu uma educação luterana liberal. Foi educado em casa até os 12 anos. Em 1835, aos 17 anos, ele se matriculou na Universidade de Bonn ou Bonna (Alemanha), onde pretendia cursar filosofia e história. Mas por influência do pai, acabou iniciando o curso de Direito.   Na Universidade de Berlin teria o contato com um dos principais influenciadores do pensamento marxista, Georg Wilhelm Friedrich Hegel era professor e reitor na mesma instituição (1830) Teve vida estudantil boêmia. Por conta disso, seu pai o obrigou a transferir-se para a mais conceituada Universidade de Berlim, onde Marx abandonou o Direito e cursou filosofia e história.  1- Contexto social e político em que viveu Marx Karl Marx, 1836 Marx se integra ao grupo chamado de “Jovens Hegelianos”, que nada mais era do que um grupo de jovens estudantes e professores da Universidade de Berlim após a morte de Hegel (datada em 1831) Marx também integrou o Clube dos Doutores, liderado pelo filósofo e professor de Marx, Bruno Bauer que introduziu as ideias de Hegel ao conhecimento de Marx

4 1- Contexto social e político em que viveu Marx
Ateu por convicções intelectuais, Karl tornou-se Doutor em 1841, com a tese “Diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e Epicuro”. No mesmo ano, viu seu mentor Bruno Bauer ser impedido de atuar academicamente por conta de sua convicção religiosa e seu radicalismo (ateísta). Marx considerou o fato um sinal claro que impossibilitaria sua vida como professor e se tornou redator chefe da Gazeta Renana, um jornal da província de Colônia. Lá, conheceria Friedrich Engels. Em 1843, a Gazeta Renana seria fechada pelo governo prussiano, devido aos ataques que o jornal publicava contra o governo. Por conta disso, Marx mudou-se para Paris, onde se tornou diretor de um jornal franco-alemão (Anais Franco-alemães). 1- Contexto social e político em que viveu Marx Continuaria publicando por toda a vida e trabalhando com Engels em seus escritos. Passaria por diferentes jornais e seria expulso de outros países, na grande maioria das vezes a pedido do governo prussiano. Ao final da vida conseguiu estabelecer residência oficial em Londres, onde faleceu, em 1883. Na França, começaria a ter contato com os primeiros socialistas clássicos (posteriormente por ele denominados utópicos).

5 Karl Marx e a esposa Jennny
Vida Pessoal Após a faculdade, Marx teve uma vida intelectualmente agitada, porém pessoalmente conservadora. Casou-se com a filha de um barão prussiano, Jenny Von Westphalen, com quem teve 7 filhos, mas apenas 3 filhas sobreviveram, por conta de doenças e condições precárias de momentos de sua vida. Sua vida privada era típica da época. Suas filhas aprendiam piano, canto e desenho, como as moças aristocráticas. Também teve uma filha bastarda com uma militante socialista, Helena Demuth. 1- Contexto social e político em que viveu Marx Viveu de seus salários e da herança deixada por seu pai. Assim como, recebeu em momentos de crise, ajuda financeira de amigos.  Karl Marx e a esposa Jennny

6 Contexto Histórico O século XIX foi um século de revoluções. Só na década de 1830, a Europa passou por revoluções na Bélgica, Polônia, nos Estados italianos, nos Estados alemães, em Portugal e na Espanha. Houve ainda as revoluções de 1848! Além disso, os centros urbanos alteravam sua paisagem social, por conta do crescimento das indústrias e a imigração de homens e mulheres do campo para as grandes cidades europeias, o que gerava pobreza. A agitação política era grande. Se hoje vemos a América Latina e o Brasil com problemas políticos, imagine na Europa do século XIX. O século pós-Napoleão, século pós-iluminismo, pós-Revolução Francesa, onde os ideais humanistas estavam à flor da pele, onde a ciência estava tornando-se a senhora da razão e a religião perdia força.  1- Contexto social e político em que viveu Marx

7 1- Contexto social e político em que viveu Marx
Europa em 1870 1- Contexto social e político em que viveu Marx Georg Schreyer & Co. Berlin Cartoon satírico, foi editado na França em 1870, para aliviar a tensão entre as várias potências da Europa 

8 O que move a história é a luta entre classes sociais.
O trabalho humano é um elemento essencial. Divisão (especialização): Homem x Mulher Campo x Cidade Agricultura x Indústria Posse dos meios de realizar o trabalho x Realização do Trabalho = Desigualdades Sociais. 2- Principais teorias e obras

9 Modos de produção ao longo da História:
Escravidão; Servidão; Capitalismo. Das Relações de Propriedade surgem as Classes Sociais. No Capitalismo existe uma “falsa consciência”: Trabalho em troca de salário é visto como normal; A percepção é de que “sempre foi assim”. 2- Principais teorias e obras

10 O caráter coercitivo não se dá sobre toda a sociedade de forma geral, mas apenas da Classe Dominante sobre a Dominada. A divisão do trabalho deixou o trabalhador sem o “saber” para a fabricação de um produto. O trabalhador já não tinha os meios de produção pois estes eram posse da burguesia. 2- Principais teorias e obras

11 Conceitos Alienação: percepção do trabalho como algo fora de si, que pertence a outros (se dá pela falta de controle autônomo do trabalhador sobre seu trabalho). Ideologia: concepções, normas e regras que obrigam os homens a se comportarem como o sistema deseja mas achando que estão se comportando conforme suas próprias vontades. 2- Principais teorias e obras

12 Manifesto Comunista Escrito em 1848 com Friedrich Engels
Crítica à propriedade privada Crítica do modo de produção capitalista Luta de classes 2- Principais teorias e obras

13 Manifesto Comunista Luta de classes
Escrito em 1848 com Friedrich Engels Crítica à propriedade privada Crítica do modo de produção capitalista Luta de classes

14 Capa da primeira edição alemã, publicada em 1867
O Capital Conjunto de livros Mais-Valia Capital x Trabalho 2- Principais teorias e obras Capa da primeira edição alemã, publicada em 1867

15 O Capital Conjunto de livros Mais-Valia Capital x Trabalho

16 E o específico das discussões de temas e problemas educacionais
A contribuição de Marx na educação deve ser considerada em dois níveis: De que a educação é parte, incluindo as relações de determinação e influência que ela recebe da estrutura econômica E o específico das discussões de temas e problemas educacionais A educação do futuro é baseada no sistema fabril, associando-se a o trabalho produtivo com a escolaridade e a ginástica. Karl Marx e Friedrich Engels trabalhando conjuntamente. Autor desconhecido 3 – Marx e o conceito de Educação

17 A educação é dividida em três coisas:
Defendia que a transformação social influenciava na educação, e a educação no sistema social. Não podem empregar crianças e adolescentes a menos que combine trabalho produtivo e educação. A educação é dividida em três coisas: Educação intelectual - conhecimento Educação corporal - exercícios de ginástica e militares Educação tecnológica – Todos os processos de produção, manipulação de instrumentos do ramo da indústria. 3 – Marx e o conceito de Educação

18 Combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da educação.
Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. O filósofo alertava para o risco de a escola ensinar conteúdos sujeitos a interpretações “de partido ou de classe”. Ele valorizava a gratuidade da educação, mas não o atrelamento a políticas de Estado – o que equivaleria a subordinar o ensino à religião. Marx via na instrução das fábricas, criada pelo capitalismo, qualidades a ser aproveitadas para um ensino transformador – principalmente o rigor com que encarava o aprendizado para o trabalho. O mais importante, no entanto, seria ir contra a tendência “profissionalizante”, que levava as escolas industriais a ensinar apenas o estritamente necessário para o exercício de determinada função. 3 – Marx e o conceito de Educação 3 – Marx e o conceito de Educação

19 Marx foi fruto do que leu, do que percebeu e do que entendeu!
Em resumo, Karl Marx era um homem de seu tempo. Era um homem conservador, aristocrático, que foi tendo contato com diferentes ideologias e pensamentos ao longo da vida. Teve contato com o liberalismo na faculdade, através de Hegel. Leu Adam Smith e filósofos antigos, como os gregos clássicos. Teve contato com os escritos de Rousseau, dos socialistas clássicos franceses, com anarquistas e, enquanto isso procurava entender o século em que vivia. 4 - Considerações Marx na velhice Marx foi fruto do que leu, do que percebeu e do que entendeu!

20 Referências Ilustrações de Alfred Le Petit, G. Gaillard e outros disponíveis na galeria. Universidade de Heildelberg . Disponível em: Acesso: 06 de setembro de 2015. MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino. Título original: Critique de L'education et de L'enseignement. Produção editorial: Navegando. Campinas, SP, Disponível em: Acesso: 06 de setembro de 2015. O Libertário Karl Marx. Disponível em: Acesso: 06 de setembro de 2015.


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