A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA DA LINGUAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA DA LINGUAGEM

2 Toda linguagem é um sistema de signos que se combinam visando a comunicação humana.
O signo é algo que pode ocupar o lugar de outro com a mesma finalidade. Ex.: Um aceno de mão ou de cabeça, pode ocupar o lugar de um cumprimento verbal. A palavra gato substitui a presença do animal real.

3 TIPOS DE SIGNO O signo pode assumir diferentes formas de representação do objeto, dependendo da relação que estabelecem entre si. Ícone: Estabelece uma relação de semelhança. Ex.: A imagem se assemelha ao animal real.

4 2. Índice: Estabelece uma relação de causa e efeito que afeta a existência do objeto ou é por ela afetada. = sinal de chuva

5 Símbolo: Estabelece uma relação arbitrária, a partir de convenções
Símbolo: Estabelece uma relação arbitrária, a partir de convenções. São signos que só permanecem pelo hábito, pela tradição. Ex.: A cor preta representa luto nas sociedade ocidentais e a cor branca o representa na China e no Japão. Essa capacidade humana de convencionar os signos a partir das demandas sociais faz do mundo humano essencialmente simbólico.

6 Os animais não entendem os símbolos, apenas os ícones e os índices.
Ex.: O cachorro é capaz de identificar o seu dono pelo cheiro, pela voz e ainda as indicações de passeio, comida, castigo etc.

7 Vocês identificam esses signos?

8 Elementos da linguagem
Repertório: Relação dos signos que compõe a linguagem. Ex.: As palavras/signos contidas em um dicionário da língua portuguesa. 2. Regras de combinação: Como se dá a relação entre os signos. Quais podem ser combinados e quais não podem. Ex.: Vou entrar saindo por aquela porta. (Não podem ser combinados). Vou entrar correndo por aquela porta. (Podem ser combinados).

9 3. Regras de uso dos signos: Determinam as ocasiões em que se empregam os signos.
Ex.: Vossa Senhoria, Vossa Santidade, Vossa Excelência. Quando devemos usar o preto para o luto. Com licença, obrigado, por favor.

10 Tipos de linguagem Matemática Informática Artística Gestual Moda
Diversos idiomas Algumas linguagens se estruturam de forma mais flexível que as outras.

11 Moda: Tem um repertório de signos que é constantemente alterado
Moda: Tem um repertório de signos que é constantemente alterado. Alguns caem em desuso enquanto outros são introduzidos a cada nova estação.

12 2. Informática: As linguagens de computador são muito inflexíveis, visto que são altamente estruturadas. Possuem um número limitado de signos e de combinações entre eles. Ex.: Se errarmos uma única letra ao enviarmos um , este nos será devolvido.

13 A linguagem é um sistema de signos e só pode ser criada pelos seres humanos.
Não há, nos signos convencionados, nada no seu som ou na sua forma de escrita que me remetam ao objeto que representa. Não havendo relação entre o signo “cachorro” e o animal por ele representado, necessitamos convencionar esta relação, para que toda a sociedade compreenda a que me refiro quando digo cachorro. Somente a partir desta aceitação, poderemos nos comunicar.

14 A linguagem é um sistema de signos convencionados que possibilita a comunicação entre os membros de um mesmo grupo. Essa capacidade de dar nomes as coisas é a chave para entrarmos no mundo simbólico. O nome simboliza os objetos do mundo natural no nosso pensamento. Ele aproxima aqueles objetos que estão longe. Podemos conversar sobre coisas das quais não estamos diante, ou até mesmo nem conhecemos.

15 Por meio da linguagem podemos criar um mundo estável de ideias que nos remetem a coisas que não estejam fisicamente presentes.

16 LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Não é a simples gestualização da língua portuguesa, mas uma língua independente. É composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.

17 Da mesma forma que na língua oral-auditiva existem palavras, na língua de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais.

18 Sua modalidade de articulação, é visual-espacial ou cinésico-visual
Sua modalidade de articulação, é visual-espacial ou cinésico-visual. Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais, é necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação. A Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como qualquer língua, também existem diferenças regionais, portanto deve-se ter atenção às variações praticadas em cada unidade da Federação.

19 A linguagem... ... é bastante complexa e representa um marco na história da humanidade. ... é simbólica, estruturada e diferencia-se de acordo com cada cultura; ... cria o mundo simbólico, indispensável ao ser humano e lhe permite criar sentido para o mundo e para a própria vida.

20 Referência Bibliográfica
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª ed. Revista. São Paulo: Moderna, p. 439, pp IMAGENS:

21


Carregar ppt "FILOSOFIA DA LINGUAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google