A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado."— Transcrição da apresentação:

1 SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado

2 Misturas heterogêneas
Apresentam mais de uma fase

3 MISTURA SÓLIDO-LÍQUIDO
PROCESSO: FILTRAÇÃO COMUM As fases sólidas ficam retidas no filtro, as fases líquidas passam pela filtro.

4

5 MISTURA SÓLIDO-LÍQUIDO
PROCESSO: FILTRAÇÃO A VÁCUO Utilizado para acelerar a filtração quando a mistura é muito viscosa.

6

7 MISTURA LÍQUIDO-LÍQUIDO
PROCESSO: DECANTAÇÃO A fase líquida mais densa e retirada pela torneira do recipiente, a fase líquida menos densa permanece no funil de decantação.

8

9 MISTURA SÓLIDO-GASOSO
PROCESSO: FILTRAÇÃO Uma anteparo poroso ( filtro ) impede a passagem das partículas sólidas e permite a passagem do gás.

10

11 MISTURA SÓLIDO-GASOSO
PROCESSO: CÂMARA DE POEIRA Uma caixa com um labirinto faz com que as partículas sólidas percam velocidade e se depositem, saindo na outra extremidade da caixa, somente o gás.

12

13 Apresentam uma única fase
Misturas homogêneas Apresentam uma única fase

14 MISTURA SÓLIDO-LÍQUIDO
PROCESSO: EVAPORAÇÃO As fases sólidas ficam depositadas no recipiente, as fases líquidas evaporam e se perdem.

15

16 MISTURA SÓLIDO-LÍQUIDO
PROCESSO: DESTILAÇÃO SIMPLES As fases sólidas ficam depositadas no fundo do balão de destilação, a fase líquida evapora e é condensada em seguida, sendo recuperada no final.

17

18 MISTURA LÍQUIDO-LÍQUIDO
PROCESSO: DESTILAÇÃO FRACIONADA A fases líquidas vão sendo retiradas do balão de destilação uma a uma, obedecendo a ordem crescente do ponto de ebulição.

19

20 MISTURA ENTRE SÓLIDOS

21 PROCESSO: CATAÇÃO Utilizado para separar os componentes de uma mistura de dois ou mais sólidos, manualmente ou usando uma pinça.

22

23 PROCESSO: PENEIRAÇÃO Quando se deseja separar os componentes de uma mistura constituída de dois ou mais sólidos de tamanhos diferentes.

24

25 PROCESSO: VENTILAÇÃO Utilizado para separar os componentes de uma mistura de dois ou mais sólidos, sendo um deles bem mais leve em relação ao outro. Utiliza-se uma corrente de ar.

26 PROCESSO: LEVIGAÇÃO Utilizado para separar os componentes de uma mistura de dois sólidos de densidades diferentes, utilizando uma corrente de água, que arrasta o sólido de menor densidade.

27

28 PROCESSO: FLOTAÇÃO Utilizado para separar os componentes de uma mistura de dois sólidos de densidades diferentes, utilizando um líquido com densidade intermediária aos sólidos, fazendo com que o sólido de menor densidade flutue e o sólido de maior densidade afunde no líquido utilizado.

29

30 SÓLIDO SOLÚVEL + SÓLIDO INSOLÚVEL
DISSOLUÇÃO FRACIONADA PROCESSO: Um líquido apropriado é acrescentado a mistura de modo que, o sólido solúvel dissolva, o sólido insolúvel fique precipitado. Uma filtração é feita para isolar o sólido insolúvel, e no filtrado, uma evaporação é feita para eliminar o líquido e isolar o sólido solúvel.

31 sólido solúvel + sólido insolúvel
Adição de líquido apropriado Sólido solúvel + líquido (fase 1) sólido insolúvel (fase 2) Filtração comum Sólido solúvel + líquido (fase 1) sólido insolúvel (fase 2) Evaporação Sólido solúvel Líquido vaporizado

32 SÓLIDO SUBLIMÁVEL + SÓLIDO NÃO SUBLIMÁVEL
PROCESSO: SUBLIMAÇÃO Frente ao aquecimento, o sólido sublimável passa para o estado de vapor e ressublima ao entrar em contato com a superfície fria no topo do aparelho. O sólido não sublimável permanece no fundo do frasco.

33

34 SÓLIDO IMANTÁVEL + SÓLIDO NÃO IMANTÁVEL
PROCESSO: IMANTAÇÃO Um dos sólido presentes na mistura deve ter propriedades magnéticas, ou seja, ser atraído pelo imã. Submetendo-se a mistura a ação de um imã o componente imantável é atraído e separado dos demais.

35

36


Carregar ppt "SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google