A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Bases de Micro-Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Bases de Micro-Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Principais Bases de Micro-Dados
Economia Informal Urbana (ECINF/IBGE) Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTE) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios (PNAD/IBGE) Bases de Educação (INEP/MEC) SAEB Prova Brasil Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE) Pesquisa de Orçamento Familiar (POF/IBGE) Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde (PNDS/IBGE)

2 PNAD (IBGE) Pesquisa anual que cobre todo o território nacional (menos área rural da regiao Norte ate 2004) e entrevista cerca de 100 mil domicílios (400 mil individuos). Está disponível em micro-dados entre 1976 e Não é realizada em anos de Censo e também não foi a campo em 1994. Os questionários são mantidos entre Censos. Os municípios (não identificados) também. O questionário básico contém quesitos sobre várias características do domicílio e de seus membros: demográficas, educação, trabalho, rendimento, fecundidade. Geralmente, inclui-se um suplemento sobre determinado tema (e.g. saúde, vitimização, programas sociais, trabalho infantil, educação profissional).

3 Lista parcial de suplementos da PNAD
Ano da Pnad Temas suplementares pesquisados 1981 saúde 1982 educação 1983 mão-de-obra e previdência 1984 fecundidade feminina 1985 situação do menor 1986 anticoncepção, acesso a serviços de saúde, suplementação alimentar e associativismo 1988 participação político-social e estoque de aparelhos utilizadores de energia 1989 e 1990 trabalho 1992 (mantido em 1993 e 1995) migração, fecundidade e nupcialidade 1996 mobilidade social e retirados dois tópicos (trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade e ensino supletivo) e um tema (nupcialidade) 1998 saúde e o tópico trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade 1999 excluído o tema saúde e mantidos os demais aspectos pesquisados em 1998 2001 retirado o tópico trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade incluída a pesquisa suplementar sobre trabalho infantil, abrangendo o contingente de 5 a 17 anos de idade (limite mínimo de idade para investigação do tema trabalho passou de 10 anos para 5 anos) incluídos tópicos de saúde e segurança no trabalho e complementar de educação para o contingente de 5 a 17 anos de idade, e agregada a investigação de alguns aspectos nos temas migração e fecundidade 2002 a elevação do limite mínimo de idade de 5 anos para 10 anos para a investigação do tema trabalho e rendimento inclusão do tópico trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade e a retirada dos dois tópicos (saúde e segurança no trabalho e complementar de educação) e dos aspectos agregados aos temas migração e fecundidade em função da pesquisa suplementar sobre o trabalho infantil. 2003 saúde para o contingente de 5 a 17 anos de idade, o tópico participação em programas sociais voltados para a educação. 2004 retirada do tema saúde e do tópico participação em programas sociais voltados para educação inclusão do tópico complementar de educação, para o contingente de menos de 18 anos de idade inclusão dos temas segurança alimentar e acesso a transferências de renda de programas sociais.

4 Table 6: Effect of CCT Programmes on the Participation Rate of Females: Below-Median Sample - PNAD

5 SAEB (INEP/MEC) Provas de Português e Matemática aplicadas a uma amostra nacional de alunos da 4a e 8a do ensino fundamental e do 3o do ensino médio. Escolas nas áreas urbanas e rurais das redes pública e privada. Periodicidade bienal, realizado desde 1995, resultados para Brasil e UFs. Dados em cross-section mas entre 2001/03 um subconjunto de escolas foi mantido. Prova Brasil (INEP/MEC) Provas de Português e Matemática aplicadas a todos os alunos da 4a e 8a do ensino fundamental da rede pública com pelo menos 20 alunos por série. Somente escolas da área urbana. Periodicidade bienal, realizada desde 2005, resultados para Brasil, UFs, municípios e escolas. Longitudinal no nível de escola. Ambos Desempenhos dos alunos auferidos através de uma mesma métrica (Teoria de Resposta ao Item - TRI). Questionários específicos para levantar informações dos alunos, professores, diretores e escolas.

6 Exemplo de Avaliações com Bases Secundárias
- Resultados

7 Resultados preliminares de Guerra e Foguel (2011) - SAEB (nível de UF) – Método do Synthetic Control Group (Abadie et al., 2010)


Carregar ppt "Principais Bases de Micro-Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google