Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Forma e Conteúdo na História da Arte
Alexander Calder Donatello
2
(conceito de fertilidade)
Vênus de Willendorf de 2500 a 2000 a.C. Arte Pré-Histórica Artista Anônimo Material: Calcário Áustria Função Religiosa (conceito de fertilidade)
3
(Povos Assírios – margem do Rio Tigre – hoje Norte do Iraque)
Shedu Século 8 a.C Arte Mesopotâmica Artista Anônimo (Povos Assírios – margem do Rio Tigre – hoje Norte do Iraque) Material: Calcário Função Religiosa (Divindade tutelar - Guardião de um templo)
4
Máscara mortuária de Tutancâmon
Século 14 a.C Egito Antigo Artista Anônimo Material: Ouro Função utilitária/funerária (O rigor da ornamentação cumpre uma função religiosa relacionada à ressurreição do então faraó)
5
Doríforo Século 440 a.C Artista: Polícleto
Material: Cópia em mármore do original em bronze Arte Grega – Período Helenístico Função Idealista (a obra representa as regras sobre harmonia e proporções do corpo humano chamado de Cânone)
6
Augusto de Prima Porta Século 1 d.C. Artista Desconhecido Arte Romana
Material: Mármore Função Decorativa (Baseada no Doríforo de Policleto do século V a.C., é uma imagem idealizada do Imperador Augusto, foi talhada em mármore e estava na casa de Lívia Drusa, esposa do imperador.)
7
Coroa Votiva Com Cruz Idade Média (século 7 d.C.) Artista Desconhecido
Arte Bárbara (Povos Visigodos) Península Ibérica Função Religiosa (Parte do “Tesouro de Guarrazar” - Uma coroa votiva é uma coroa normalmente confeccionada com metais preciosos e muitas vezes também com joias, projetada para adornar um altar, santuário ou estátua.)
8
Maésta (Madona com anjos e profetas)
Século 14 Artista: Cimabue Arte Gótica Itália Material: Têmpera sob Madeira Função Religiosa (Maestà, majestade, em italiano, designa a representação de Maria com o Menino Jesus sentado ao colo, no trono, rodeada por santos e anjos. A pintura é chamada de retábulo, quadro criado para ficar em cima do altar nas igrejas católicas.)
9
Juízo Final (detalhe central da figura de Jesus Cristo)
Artista: Michelangelo Buonarroti Renascimento (Cinquecento) Material: Pintura Afresco Função Religiosa/Decorativa (A pintura faz parte de um painel pintado pelo artista, na Capela Sistina, na Cidade do Vaticano. Além das funções citadas, a pintura é realizada baseada nos padrões clássicos de beleza e idealização da figura humana.)
10
A Captura de Cristo (detalhe)
1602 Artista: Michelangelo da Caravaggio Arte Barroca Itália Material: Óleo Sob Tela Função Religiosa (O Barroco propõe substituir os ideias de idealização da imagem por uma construção realista de inspiração popular)
11
A morte de Marat 1793 Artista: Jacques-Louis David Neoclassicismo
França Material: Óleo Sob Tela Função Histórico/Política ( O neoclassicismo propõe a volta dos valores greco-romanos clássicos na arte. A pintura retrata Jean-Paul Marat, revolucionário francês, assassinado em casa, em 13 de julho, por Charlotte Corday. O artista era um membro devoto da corte do imperador Napoleão Bonaparte.
12
Veleiro no Le Petit-Gennevilliers
1874 Artista: Claude Monet Impressionismo França Óleo sob Tela Função Realista/Impressionismo (Os artistas impressionistas procuravam capturar instantes baseados nas novas pesquisas sobre a ótica, a luz e o movimento.)
13
Autorretrato com chapéu de feltro
1887 Artista: Vincent Van Gogh Pós-Impressionismo França Material: Óleo Sob Tela Função formalista (Os artista dessa corrente procuram apresentar em suas obras as sensações e sentimentos, em detrimento da realidade e das formas corretas)
14
Fuga 1914 Wassily Kandinsky Rússia Arte Moderna/Abstracionismo Lírico
Material: Óleo Sob Tela Função Formalista ( Arte pela arte - os artistas se preocupam com as formas puras. Usam as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a obra de uma maneira "não figurativa“.)
15
A Fonte 1917 Artista: Marcel Duchamp
Arte Contemporânea/Dadaísmo/ Arte Conceitual Material: Urinol de porcelana Função Conceitual (Marco da Arte Conceitual, o “urinol de Duchamp” apresenta a arte como ideia/discurso/produção intelectual, em contraposição à arte como produção manual. Os objetos prontos de Duchamp (ready mades) quebram o paradigma da arte enquanto produção artesanal.)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.