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Conteúdo Metodológico e Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil Revisão 1 Cláudia Yazlle.

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1 Conteúdo Metodológico e Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil
Revisão 1 Cláudia Yazlle

2 Unidades de estudo Infância e educação infantil no Brasil: história e concepções. Legislação, políticas públicas e Plano Nacional de Educação. Educar, cuidar e brincar: a proposta pedagógica e o currículo na educação infantil. Planejamento e avaliação na educação infantil. Perfil e formação do educador em creches e pré-escolas.

3 História social do conceito de infância.
A mulher, a criança e o surgimento da creche no Brasil.

4 Idade Média Poucas condições de higiene e saúde
Mortalidade infantil alta Pouca importância da infância

5 Infâncias Criança integrante da família (herdeira)
Criança como mão de obra em linhas de produção/condições precárias

6 Educação de crianças pequenas
pobres e órfãos Creche Escola maternal classe dominante Jardim de infância A educação infantil assume o papel de preparar mão de obra especializada para atuar em uma cadeia produtiva mais complexa!

7 Principais fatores que influenciaram a história da Educação Infantil:
As histórias (e suas transformações) da família e da mulher; O processo de urbanização e industrialização do país; A nossa organização econômica e social, estratificada com grandes diferenças entre as classes sociais mais e menos favorecidas.

8 Creche como um favor ou uma caridade (não um direito da mulher ou da criança).
Visando suprir e compensar falhas de higiene e nutrição, devido às (más) condições de vida da família. Uma proposta para famílias pobres tidas como incapazes de educar seus filhos e estruturar uma vida familiar saudável. ASSISTENCIALISMO

9 Clara Diferenciação Atendimento às crianças pobres Atendimento às
crianças ricas Creches Jardins de Infância

10 Primeiras instituições de atendimento à infância no Brasil:
São Paulo Rio de Janeiro Creche da Vila Operária Maria Zélia (1918) Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro (1899) Creche da Indústria Votorantim (1925, em Sorocaba) Creche da Companhia de Fiação e Tecidos Corcovado (1899) Creche da Companhia de Tecidos Aliança Instituições ligadas às empresas e indústrias e ao trabalho da mulher fora de casa.

11 Primeiros jardins de infância no Brasil:
São Paulo Rio de Janeiro Jardim de infância ligado à Escola Americana (1877) Jardim de infância do Colégio Menezes Vieira (1875) Jardim de infância ligado à Escola Normal do Colégio Caetano de Campos (1896) Vínculo com escolas e colégios e um viés educacional na proposta de atendimento.

12 Legislação: a conquista do direito à educação infantil

13 Acima de tudo, é um DIREITO DA CRIANÇA.
Creches passam a ser: ...defendidas e valorizadas por seu aspecto educativo, um espaço organizado para favorecer o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional da criança. A educação de 0 a 6 anos é um dever social que cabe à mulher, ao homem, à família e ao Estado. Direito da família trabalhadora. Acima de tudo, é um DIREITO DA CRIANÇA.

14 Legislação Constituição Federal 1988
Estatuto da Criança e do Adolescente 1990 Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996

15 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Primeira etapa da educação básica. Espaços institucionais não domésticos. Estabelecimentos educacionais públicos ou privados. Educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos. No período diurno, em jornada integral ou parcial.

16 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino. É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

17 Novas metas na Educação Infantil: Plano Nacional de Educação (PNE)

18 Documentos e publicações importantes
“Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (1995) Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1996) Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006) Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009)

19 Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009)
Planejamento institucional Multiplicidade de experiências e Linguagens Interações Promoção da Saúde Espaços, materiais e mobiliários Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social

20 Situação atual: avanços
a expansão das matrículas nas creches públicas; a organização e o funcionamento de muitas secretarias de educação que assumiram a especificidade da educação e da educação infantil; a formação de equipes pedagógicas de acompanhamento da educação infantil; e investimento crescente na qualificação dos profissionais por meio de formação continuada.

21 Situação atual Etapa da educação básica que mais cresce.
Reproduz as desigualdades sociais: pequena porcentagem de pobres e negros sendo atendidos; maior porcentagem de brancos e ricos sendo atendidos. 21


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