A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Qualificação do Programa de prevenção e controle do Câncer de Colo do Útero e de Mama na UBS/ESF Pastor Luciano Galdino Rabelo, Boa Vista/RR Autor: Areanne de la Caridad Garcia Geli Orientador: Elitiele Ortiz dos Santos Pelotas, 2015

2 Introdução No Brasil as neoplasias ocupam o segundo lugar.
As neoplasias constituem um problema de saúde no mundo. Segundo INCA, anualmente são registrados cerca de 471 mil casos novos. No mundo, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres é o câncer de mama. O câncer do colo do útero ocupa o quarto lugar entre os canceres que mais afetam á mulher. No Brasil as neoplasias ocupam o segundo lugar. No sexo feminino o câncer de mama também ocupa o primeiro lugar e o câncer do colo de útero o terceiro. Estima-se para a ocorrência de 57 mil casos novos de câncer mama, e de 15 mil para o câncer de colo do útero. O número de morte esperadas são de: mulheres para câncer de mama e de 5160 para câncer do colo de útero.

3 Boa Vista/RR Capital do Estado de Roraima.
População: 496 936 habitantes (IBGE,2014). Disponibilidade em serviços de saúde: 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 55 Equipes de Saúde Família, 1 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), 20 consultórios odontológicos, 1 Centros de Especialidades Odontológicas, Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital da Criança, Hospital Materno-Infantil, Atenção Especializada - Hospital Coronel Mota, 1 Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).

4 UBS/ESF Pastor Luciano Galdino Rabelo, Boa Vista/RR
Total população da área: 3000 habitantes 1 ESF: 6.6; Equipe: 1 enfermeiro, 3 médicas, 1 técnico de Enfermagem, 4 ACS; Famílias cadastradas: 682 Mulheres idade fértil (10 a 49 anos): 989 Mulheres entre anos: 640 Mulheres entre 50 a 69 anos:140 A UBS “Pastor Luciano Galdino Rabelo”, onde trabalho, está localizada no bairro Centenário, área urbana que pertence à macroárea 4.0. Esta instituição de saúde, ubicada quase ao final do bairro, apresenta boas condições estruturais e disponibilidade suficiente de equipamentos e recursos materiais que permitem um acolhimento e atendimento adequado dos usuários que frequenta-la.

5 Justificativa Baixa cobertura do programa de prevenção e controle do câncer de colo de útero e de mama; Poucas usuárias procuravam a UBS para realizar os exames de rastreamento; Inadequado registro das informações; Falta de informação sobre: número estimado de mulheres na faixa etária alvo que deveriam estar em acompanhamento; a periodicidade que realizavam os exames de rastreamento; o número de mulheres faltosas ou em atraso, com exames alterados, mulheres que apresentavam algum fator de risco para estes dos tipos de cânceres; Poucas as atividades de promoção e prevenção em saúde referente ao tema e poucas usuárias eram convidadas a participar.

6 Objetivos específicos
Objetivo geral Melhorar a qualificação do programa de prevenção e controle do cânceres do colo do útero e da mama na UBS Pastor Luciano Galdino Rabelo, em Boa Vista, Roraima. Objetivos específicos 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo e do câncer da mama. 2. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. 3. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. 4. Melhorar o registro das informações. 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Metas Metas de cobertura: Meta 1.1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo do útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 50%. Meta 1.2. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer da mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 100%. Meta de qualidade: Pactuadas para alcançar 100% das mulheres cadastrados no Programa.

7 Ações realizadas pela equipe
Metodologia Período da intervenção: 12 semanas. ESF 6.6 da UBS “Pastor Luciano Galdino Rabelo” . Universo: 560 mulheres da faixa etária entre 25 e 64 anos e 179 mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Protocolo utilizado: Manual Técnico de Controle dos cânceres do colo do útero e da mama (BRASIL, 2013). Ações realizadas pela equipe Capacitação dos profissionais da equipe. Cadastramento de todas as usuárias entre anos e entre 50 e 69 anos de idade. Busca ativa. Contato com lideres da comunidade. Monitoramento e avaliação da intervenção. Atividades educativas coletivas.

8 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo e do câncer da mama. Metas 1.1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo do útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 50%. 1º mês: 137 (21,4%) 2º mês: 317 (49,5%) 3º mês: 443 ( 69,2%) Figura 1: Gráfico da proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para a detecção precoce do câncer do colo de útero.

9 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo e do câncer da mama. Metas 1.2. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer da mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 100%. 1º mês: 44 (24,58 %) 2º mês: 82 (45,81%) 3º mês: 179 (100%) Figura 2: Gráfico do indicador da proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para a detecção precoce do câncer da mama.

10 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2.1. Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. 1º mês: 137 (100%) 2º mês: 317 (100%) 3º mês: 443 (100%) Das 468 mulheres avaliadas, 443 mulheres tinham os exames citopatológico em dia, e todas estavam com amostra satisfatória, alcançando a meta. A maioria mulheres com exames citopatológico em dia tinham realizado o preventivo pelo setor privado. Temos muita demora na entrega dos resultados dos preventivos realizados na nossa unidade de saúde de quase cinco meses.

11 Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Metas 4.2. Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Todas as informações das mulheres foram registradas com qualidade nos prontuários de cada uma delas e nos registros que desenvolvemos para este fim, por isso, atingimos a meta proposta de 100%. O adequado registro das informações permitiu o monitoramento e avaliação durante a intervenção, e mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama.

12 Resultados Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Metas 6.2. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Todas as mulheres que participaram na intervenção receberam as orientações relativas a DST, e fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero e câncer de mama, atingindo a meta de 100 %. Foram realizadas 15 atividades educativas de grupo, tendo uma participação 328 mulheres o que representa 65,2 % do total das mulheres avaliadas.

13 Discussão Principais dificuldades:
Monitorar o resultado das amostras dos exames de citopatológico coletados. A avaliação dos resultados das mamografias indicadas as mulheres nas idades de 50 a 69 anos. O contato com as lideranças comunitárias foi pouco, pois eles sempre informavam que não poderiam se reunir pois estavam envolvidos em outras atividades. Fornecimento de material educativo, por parte da Secretaria de saúde.

14 Discussão Ações desenvolvidas com sucesso

15 Discussão Importância da intervenção para a equipe.
Importância da intervenção para o serviço. Importância da intervenção para a comunidade. Quais os próximos passos para melhorar a atenção a saúde no serviço.

16 Relatório para o gestor e comunidade
A comunidade, em especial as mulheres que participaram agradeceram a realização deste trabalho, e gostaram das mudanças realizadas quanto a disponibilidades de vagas para consultas de saúde da mulher e coleta de preventivos, assim como das atividades educativas realizadas. Só manifestaram o referente ao retorno demorado dos resultados do preventivo realizados na unidade de saúde, e a impossibilidade de realizar mamografia pelo SUS. Muitas referiram que nunca antes le realizaram exame clinico das mamas, e esperam que as ações continuem se desenvolvendo. Apresentação do relatório para os gestores se realizará o 20/08/15, 8 horas da manha, na reunião mensal com os representantes da Secretaria de Saúde na UBS. Se apresentara o relatório, insistindo nas dificuldades com o demora dos resultados dos preventivos e a marcação das mamografias, e o fornecimento de material didático.

17 Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem

18 Muito Obrigada!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google