Logoterapia e o sentido da vida Relação Terapeutica em Existencial Humanista Profa. Fernanda Hott.

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1 Logoterapia e o sentido da vida Relação Terapeutica em Existencial Humanista Profa. Fernanda Hott

2 Victor E. Frankl (1905 - 1997)

3 Biografia Victor E. Frankl Nasceu em Viena 1905. Em 1929, formou-se em medicina. Entre 1933 e 37, Frankl completou suas residências em Neurologia e Psiquiatria, tornando-se responsável pela ala do hospital psiquiátrico, chamada de “pavilhão do suicídio”. Lá, atendeu mais de 3 mil mulheres com ideação suicida. Em 1941, casou-se com a enfermeira Tilly Grosser, enfermeira do hospital onde Frankl trabalhava.

4 Biografia Victor E. Frankl Em 1942, foi mandado junto a sua esposa e toda família, para um gueto no norte de Praga onde seu pai morre após 6 meses, por exaustão. Em 1944 Frankl, Tilly e sua mãe de 65 anos de idade, foram transportados para serem executados em Auschwitz. Sua mãe é imediatamente assassinada nas câmaras de gás, e Tilly é transferida para Bergen- Belsen, onde morre com 24 anos. Viktor Frankl é transportado de Viena para Kaufering e Türkheim.

5 Biografia Victor E. Frankl 1945 - No último campo de concentração Viktor Frankl adoece. Para salvar-se Viktor Frankl se mantém desperto reestruturando o seu livro com papeis roubados do escritório nazista no campo de concentração. No dia 27 de Abril o campo de concentração é libertado pelas tropas Norte Americanas. Em Agosto Viktor Frankl volta para Viena, onde ele descobre que sua esposa, mãe e irmão foram assassinados em Auschwitz.

6 Biografia Victor E. Frankl 1946 publicou o livro EIN PSYCHOLOG ERLEBT DAS KONZENTRATIONSLAGER - (Em busca de sentido) Assumiu a direção da Policlínica Neurológica de Viena, cargo que desempenhou por 25 anos. Ao longo de sua vida, deu palestras em 209 universidades, em todos os cinco continentes. Recebeu 29 títulos de Doutor honoris causa, no Brasil pela UFRGS e PUCRS. Publicou 32 livros em 26 linguas. Morreu em 2 de setembro 1997

7 Biografia Victor E. Frankl Criador da logoterapia – Afirma ser o mesmo que análise existencial. “Pode-se, pois, dizer que a Análise Existencial vai além de uma simples análise, sendo também terapia e precisamente logoterapia, no que difere da análise da existência, a qual – segundo definições dos seus pensadores de maior projeção – em si e como tal não chega a ser (psico)terapia no verdadeiro sentido do termo. Com efeito, logos significa sentido, logoterapia é, portanto uma psicoterapia baseada no que dá sentido que dá ao paciente nova orientação.” (FRANKL,V.E., 1976)

8 Logoterapia: A Logoterapia é uma escola psicológica de caráter multifacetado de cunho fenomenológico, existencial, humanista e teísta, conhecida também como a “Psicoterapia do Sentido da Vida.” No qual o ser humano é concebido em sua totalidade corpóreo-psíquico-espiritual. Aborda outra dimensão chamada de noética ou espiritual, Noética vem do grego – Nous - espírito.

9 Logoterapia: SANTOS, D. M. B, 2016

10 Logoterapia: A visão de ser humano de tal abordagem, está fundada em uma primeira tríade conceitual: Liberdade da vontade - O ser humano tem sempre a liberdade de escolher a postura que adota perante os condicionamentos e circunstâncias que a vida lhe apresenta, assumindo para si a responsabilidade. Vontade de sentido - Busca contínua do ser humano por um sentido em sua vida, e que o homem tem a liberdade de engajar-se, ou não, na realização desse Sentido” Sentido de vida - Diz respeito à atribuição de um significado para a vida do ser humano. Esse sentido é único e mutável. Não pode haver algo como um sentido universal da vida

11 LIBERDADE DA VONTADE Liberdade, responsabilidade e consciência são uma tríade da existência humana, do núcleo noético do ser humano. SANTOS, D. M. B, 2016

12 Logoterapia: A visão frankliana de ser humano defende duas características antropológicas: A autotranscendência - Fato de que o ser humano sempre aponta e se dirige para algo ou alguém diferente de si mesmo — seja um sentido a realizar ou outro ser humano a encontrar. (Amor e Consciência) O autodistanciamento - A capacidade puramente humana de distanciar-se de si mesmo. Permitindo então compreender que ela própria não é a situação, não é o que lhe acontece, não é a sua limitação. (Heroísmo, Humor e Autocompreensão)

13 Vontade de sentido (vácuo existencial) SANTOS, D. M. B, 2016

14 Vontade de sentido (vácuo existencial) O homem adoece quando não encontra sentido para sua vida. O vazio existencial nada mais é que uma situação de perda de sentido na vida. O indivíduo age sem ter presente seus objetivos e sem mesmo saber o porquê está agindo: há uma insatisfação remota, um sentimento de tristeza, uma esterilidade existencial e criativa junto com uma perda dos objetivos e metas da existência.

15 Vontade de sentido (vácuo existencial) “Em virtude da autotrancendência da existência humana o homem é um ser em busca de sentido. Ele é dominado pela vontade de sentido. Hoje contudo, a vontade de sentido está frustrada. Cada vez mais os pacientes voltam a nós psiquiatras queixando-se de sentimentos de falta de sentido e de vazio, de uma sensação de futilidade e de absurdo. São vítimas da neurose de massa hoje (FRANKL, 1989)”

16 SENTIDO DA VIDA SANTOS, D. M. B, 2016

17 O sentido da vida Segundo Viktor, os três valores, ou formas, que viabilizam o ser humano encontrar o sentido da vida eram: Criar um trabalho ou fazer uma ação; Experimentar algo ou encontrar alguém (não só trabalho, mas também no amor); A capacidade de encontrar sentido até mesmo no sofrimento.

18 O sentido da vida Para Frankl, “em nossos dias um número cada vez maior de indivíduos dispõem de recursos para viver, mas não de um sentido pelo qual viver”. O desejo de sentido é uma demonstração que ele é insatisfeito e por isso procura sentido para suas frustrações. Para Frankl, o homem deve ser valorizado pela sua potencialidade. Este é um indicativo da sua existência. Ao procurar sentido, ele procura saúde mental.

19 O sentido último da vida “Ainda cabe questionar se esse sentido último não poderia constituir também um sentido mais amplo, globalizante, da vida como um todo. Na verdade, esse sentido mais geral pode existir, porém, quanto mais amplo, menos compreensível será. Para essa situação, Frankl (2007) usa a metáfora de um filme, no qual cada cena tem seu significado, mas o sentido dele como um todo só será apreendido ao seu final. O mesmo acontece com a vida, na qual talvez só teremos revelado o sentido último ao seu final.”(Santos D. M. B, pág.139).

20 Função da Logoterapia: Diante de uma situação de vazio e perda de sentido, a logoterapia surge com a função de ajudar o indivíduo a encontrar sua cura. Ele mesmo é portador de sanidade para sua vida e somente ele pode desvendar os mistérios que invadem sua pessoa. O terapeuta será um facilitador, que desenvolve a atitude de escuta e oferece meios para que o neurótico tome consciência da sua angústia e encontre a cura.

21 Função da Logoterapia: O encontro entre duas pessoas vai além de uma simples presença do outro. Revela uma atitude de busca e cooperação. Nesta perspectiva (ao tentar descrever um caminho de terapia com o paciente): 1.Vínculo paciente-terapeuta - Naturalidade e abertura do paciente 2.Catarse - Abertura da situação psíquica do paciente, principalmente com aquilo que mais lhe angustia. 3.Abertura Antropológica - Conhecimento holístico do paciente. 4.Logoterapia - Realizar o quadro de valores que sustenta o sentido da vida do paciente.

22 Referências: ANGERAMI, Valdemar Augusto. Psicoterapia existencial, noções básicas. 15ed. – Belo Horizonte: Ed.Artesã, 2018 FRANKL, Viktor, Um sentido para vida.Trad. Pe. Victor H. S.Lapenta. Aparecida, SP:Santuário, 1989. _______ Logoterapia e Análise Existencial: Textos de seis décadas. Tradução Marco Antônio Casanova – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. SILVA, Antonio Wardison Canabrava, BREITENBACH, Herivelton: Fundamentação e Prática da Logoterapia- Lins – SP 2009. Disponivel em:<http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/ aceitos/CC29750900804C.pdfaceitos/CC29750900804C.pdf> Acesso: 20 março 2018. SANTOS, D. M. B: LOGOTERAPIA: Compreendendo a teoria através de mapa de conceitos. Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 68 (2): 128-142. Disponível em: Acesso: 20 março 2018.http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ arbp/v68n2/v68n2a11.pdf

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