A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de."— Transcrição da apresentação:

1 1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de auxílio ao desenho topográfico (CAD). 3. - Representação gráfica de levantamentos altimétricos e perfis transversais.

2 A fim de transformar o Desenho técnico em uma linguagem padronizada, foi necessária a universalização dos procedimentos de representação gráfica. Essa padronização é feita por meio de normas técnicas, que nada mais são do que códigos técnicos que regulam relações entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes.

3 No Brasil há uma série de normas, as NBRs, que estão de acordo com a ISO e regem a linguagem do desenho técnico em seus mais diversos parâmetros: - NBR 10647 – Norma geral de Desenho Técnico; - NBR 10068 – Layout e dimensões da folha de desenho; - NBR 10582 – Conteúdo da folha para desenho técnico; - NBR 8402 – Definição da caligrafia técnica em desenhos; - NBR 8403 – Aplicação de linhas para a execução de desenho técnico; - NBR 13142 – Dobramento da folha; - NBR 8196 – Emprego da escala em desenho técnico; - NBR 10126 – Emprego de cotas em desenho técnico; - NBR 6492 – Representação de projetos arquitetônicos.

4 Afim de regulamentar as representações gráficas em projetos topográficos a NBR 13.133 - Execução de levantamento topográfico, padronizou o ANEXO B - Convenções topográficas.NBR 13.133 - Execução de levantamento topográfico

5

6

7 x y z

8 Abaixo, listamos os principaiselementos, paradiversos casos, que devem constar no desenho topográfico:

9 Demarcação dos vértices da poligonal; Demarcação dos pontos detalhes através dos elementos fornecidos pelo cálculo de coordenadas (N, E, H; x, y, z); Identificação de todos os pontos lançados com números ou siglas e anotação da sua cota/altitude, se for o caso; Desenho das curvas de nível (levantamentos planialtimétricos); Complementação do desenho com a união de pontos; desenho de edificações com a ajuda dos esboços feitos em campo (croquis); Anotações pertinentes: nomes de rios, lagos, estradas, proprietários, etc... (toponímia); Legenda com os dados do desenho: local, data, desenhista, firma que executou o levantamento, calculista, registros (CREA), croqui de localização etc; Indicação da escala e do norte verdadeiro. Caso se trabalhe com orientação magnéticadeve-se anotar a data do levantamento de campo;

10 Malha de coordenadas, graduada; Orientação (direção N-S); As estações, se foram demarcadas de forma permanente; escala numérica ou gráfica; Título do desenho, situação da área em relação à região; Proprietários; Divisas e confrontantes; Dimensões de linhas(divisas), de benfeitorias e construções; Áreas: totais e parciais; Indicações sobre o uso e aproveitamento do solo, como culturas, vegetação, etc... Se necessário utilizar convenções e acrescentar legenda explicativa. Seções transversais e longitudinais se necessário; Anexo B NBR 13.133;

11 Registra e permite visualizar a forma do terreno fornecendo por leitura a cota altimétrica dos pontos desejados. Formas de representação: Ponto cotado; Perfis e seções transversais; Curvas de nível.

12 Forma de representação em que se assinalam somente pontos selecionados com suas cotas; Fornece a precisão adequada mas não permite a visualização geral da forma do terreno; Muito empregada em adutoras, redes de água e esgoto, e outros em que se exige o conhecimento preciso de cotas e declividades.

13 Fonte: IBGE

14 Representam cortes verticais do terreno, ao longo de uma linha determinada; Em geral a escala vertical é ampliada com relação à horizontal: EV = 2 a 10 × EH; Complementa muito bem a planta de curvas de nível; Permite a visualização das linhas do terreno, perfis de projeto, camadas de minério, representação da lâmina d'água, áreas em corte ou aterro, e outras.

15

16 São linhas de cota constante, inteira, com espaçamento (e) conveniente, de preferência invariável em cada planta, e escolhidos de forma compatível com a escala e a declividade Depressão Elevação

17 ManualComputação Gráfica

18 Reforçam-se as linhas mestras (de 5 em 5m por exemplo), com uma espessura maior e interrompendo o seu traçado para indicar a cota; Normalmente desenha-se as curvas em cor terra- siena ou preta

19 EXEMPLO PRATICO


Carregar ppt "1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google