A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dimensionamento do Sistema Kanban Sueli Pereira. Cálculos do Kanban.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dimensionamento do Sistema Kanban Sueli Pereira. Cálculos do Kanban."— Transcrição da apresentação:

1 Dimensionamento do Sistema Kanban Sueli Pereira

2 Cálculos do Kanban

3 Deve-se visualizar dois aspectos: -O TAMANHO DO LOTE do item para cada contenedor e cartão, e -O NÚMERO TOTAL DE CONTENEDORES e cartão por item.

4

5 onde: D = demanda por período (normalmente um dia) T prod = tempo de processamento médio por contenedor (em fração decimal do dia) T mov = tempo de requisição (tempo médio de espera somado ao tempo de transporte por contenedor (em fração decimal do dia) Q = capacidade do contenedor em unidades do produto S = coeficiente de segurança

6 Exemplo 1 Admitindo-se um posto consumidor junto ao posto produtor com um supermercado de itens entre eles, com cartões kanban de produção, calcular o número de cartões necessários, dado que o consumidor utiliza 600 itens/dia, em contenedores padrões com lotes de 30 itens/cartão, e o produtor emprega entre preparação da máquina e produção de um lote de 30 itens, 15 minutos de um dia de 480 minutos. Desconsiderar estoques de segurança.

7 Exemplo 2 Calcular o número de cartões kanban necessários para operar com um fornecedor de um item com demanda diária de 2000 itens, em contenedores padrão para lotes de 50 itens/cartão, admitindo-se que o fornecedor realiza uma viagem por dia e que a mesma pode atrasar em até 10% do seu tempo.

8 Exemplo 3 Supondo que um item possui uma demanda média diária de 1500 itens/dia, sendo acondicionado em contenedores padrões em lotes de 50 itens/cartão, e que, em função dos custos de setup da máquina, pretende-se fazer em média 4 preparações por dia. Por outro lado, o funcionário responsável pela movimentação dos lotes entre o produtor e o consumidor está encarregado de fazer 10 viagens por dia. Calcule o número de cartões kanban necessário ao funcionamento do sistema admitindo uma segurança para o sistema de 15%.

9 D = 1500 itens/dia; Q = 50 itens/cartão; T prod. = 0,25 do dia; T mov. = 0,2 do dia; S = 0,15 do dia; N = 8,625 + 6,9 N = 9 cartões kanban de produção + 7 cartões kanban de movimentação

10 O número total de cartões kanban e contenedores no sistema será de 16, ou seja, um estoque total de 800 itens (16 cartões x 50 itens/cartão), sendo que 9 contenedores, com seus cartões kanban de produção, ficarão no supermercado de itens prontos do produtor, e 7 contenedores, com seus cartões kanban de movimentação, em circulação entre o supermercado de itens prontos do produtor e o supermercado de matérias-primas do consumidor.


Carregar ppt "Dimensionamento do Sistema Kanban Sueli Pereira. Cálculos do Kanban."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google