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MODAIS DE TRANSPORTE Dr. Leandro Sperotto. 2 Os termos modo, modal e modalidade de transporte possuem o mesmo significado. Há também a expressão matriz.

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1 MODAIS DE TRANSPORTE Dr. Leandro Sperotto

2 2 Os termos modo, modal e modalidade de transporte possuem o mesmo significado. Há também a expressão matriz de transporte que é usada. Consideram-se cinco os modos básicos de transporte: rodoviário, ferroviário, dutoviário, aquaviário e aéreo. O que é modalidade? O que é modal ?

3 3 Modais Rodoviário Aeroviário Ferroviário Dutoviário Aquaviário

4 4 DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE DE CARGAS  Desempenho relativo de cada meio de transporte: Objetivos de Desempenho Meios de Transporte Rodovia Ferrovia Via aérea Hidrovia Dutos Velocidade 2 3 1 5 4 Confiabilidade 2 3 4 5 1 Qualidade 2 3 4 5 1 Custo 3 4 5 2 1 Flexibilidade 1 2 3 4 5 Legenda: 1 = melhor desempenho; 5 = pior desempenho

5 5 DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE DE CARGAS Via Aérea Rodovia Ferrovia Hidrovia Duto Custo Baixo Alto Baixo Volume Alto

6 6 Rodoviário Modal mais utilizado no Brasil; Vantagem de ter um serviço porta a porta; Alta disponibilidade de empresas transportadoras, operadores logísticos; Alta disponibilidade de estradas; Custo relativamente barato; Utilização de pallets para agilizar a movimentação;

7 7 Rodoviário Apresenta opções diversas : grandes cargas (carretas); cargas pequenas. Bom para cargas volumosas, pesadas. Problemas atuais : roubo de carga, má conservação das estradas; tempo da entrega em alguns lugares devido as dimensões continentais do Brasil.

8 MALHA RODOVIÁRIA FEDERAL (BR”s)

9 MALHA RODOVIÁRIA EUA (federais – principais)

10 MALHA RODOVIÁRIA CATARINENSE – BR’s

11 MALHA RODOVIÁRIA SUL DO BRASIL – BR’s

12 12 Aeroviário Rápida entrega; Não esquecer de levar em conta o processo de descarga e carga para um transporte rodoviário; Alto custo (talvez...depende da carga) Tem bons operadores no Brasil; empresas aéreas de linha; transportadoras de carga (cargo); taxis aéreos; operadores logísticos.

13 13 Aeroviário Limitações em relação à tamanho e peso dos produtos. limites das áreas de armazenamento; limites de capacidade na decolagem; Poucos danos às mercadorias;

14 14 Ferroviário Transportador para longo trechos; Utilizado para transporte de matéria-prima e commodities; Depois que foi privatizado não mostrou a eficiência esperada.

15 A malha ferroviária brasileira voltada para o serviço público de transporte de carga tem 28,5 mil quilômetros de extensão e participa com cerca de 20% na distribuição da matriz de transporte do Brasil. Sua operação é realizada por intermédio de concessões à iniciativa privada. Comparando as condições atuais da malha ferroviária com o período anterior à desestatização, os índices apontam um crescimento na recuperação da atividade ferroviária no País, com possibilidades de aumento de sua participação na matriz de transporte, sobretudo a médio e longo prazo, em função dos investimentos feitos pelas empresas concessionárias. Desde 1996, quando iniciou o processo de desestatização, a quantidade de carga movimentada nas ferrovias brasileiras aumentou em cerca de 26%. Os investimentos permitiram um incremento da produção de transportes em 68% entre 1996 e 2001. O custo do frete, cobrado pelas operadoras nas ferrovias, é 50% mais barato em relação ao transporte rodoviário. Além disso as ferrovias oferecem rapidez e resistência a grandes cargas. A alternativa ferroviária, de fato, é importante para operadores que lidam com matérias-primas como empresas petroquímicas, que além de perigosas são transportadas em grandes volumes. MALHA FERROVIÁRIA BRASILEIRA

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17 Nota1: Sudoeste americano praticamente não produz alimentos. Nota2: Velocidade Média: 100Km/h MALHA FERROVIÁRIA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

18 Velocidade do trem-bala francês V150: 574,8 Km/h Um trem de carga francês trafega em uma média de 130Km/h Velocidade do trem-bala japonês MLX01: 451 Km/h Velocidade do trem-bala brasileiro (2010): 200Km/h Atualmente (2005) um trem no Brasil, não consegue atingir 100Km/h, sendo que a média é de 25K/h Motivos da baixa velocidade dos trens no Brasil... Invasão da faixa de domínio (nada pode ser construído a menos de 15 metros de cada lado da linha do trem); existem, segundo a Secretaria de Transporte Terrestre, mais de 10.000 pontos críticos com alta densidade populacional em torno da ferrovia. Passagem em centros urbanos Diferença de bitola (1,60 m x 1,00 m) Traçado das vias Direito de passagem e tráfego mútuo Etc. VELOCIDADE DOS TRENS

19 19 Aquaviário Transporte lento; Grande capacidade de carga; Limitado à bacia fluvial do país para movimentação interna; Muito utilizado nos transportes internacionais; Utilização de conteiners para facilitar a operação.

20 20 Dutoviário Utilizado para transporte de petróleo e seus derivados; Velocidade de transporte é baixa, porém o tempo efetivo de transporte é alto (24hs x 365 dias/ano); Entrega porta a porta muito efetiva (ir direto aos fornos). Problemas mínimos no transporte.

21 O Gasoduto Brasil-Bolívia, também conhecido como Gasbol, é uma via de transporte de gás natural entre a Bolívia e o Brasil com 3.150 quilômetros de extensão, sendo 2.593 em território brasileiro (trecho administrado pela TBG) e 557 em território boliviano (trecho administrado pela GTB). Começou a ser construído em 1997, iniciando sua operação em 1999. Estima-se que estará plenamente operativo em 2010, com o objetivo de que o gás natural chegue a 15% de todo o consumo energético brasileiro. O gasoduto tem seu início na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra e seu fim na cidade gaúcha de Canoas, atravessando também os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, passando por cerca quatro mil propriedades em 135 municípios. Em São Paulo, o traçado acompanha o rio Tietê, chegando a Campinas, onde se encontram as indústrias que, em 1999, foram as empresas pioneiras na utilização do gás natural boliviano. O trajeto é estratégico, pois passa por uma área responsável por 71% do consumo energético brasileiro, 82% da produção industrial do país e 75% do PIB. Até a construção do gasoduto, no estado de São Paulo, somente a capital e alguns municípios adjacentes faziam uso do gás natural nacional, extraído das plataformas submarinas de Campos (no Rio de Janeiro) e de Santos, no litoral paulista. Este sistema já se encontra conectado ao duto do gás boliviano através de uma conexão nas cercanias do Vale do Paraíba. O gás natural de Campos, após alimentar alguns municípios na área de São José dos Campos, é direcionado à rede paulista pelos dutos que correm paralelamente à via Dutra e o de Santos sobe a Serra do Mar, em direção à zona industrial da região metropolitana. GASODUTO BRASIL BOLÍVIA

22 TRECHOKM Rio Grande/Puerto Suarez557 Corumbá/Campinas1258 Campinas/Guararema155 Capinas/Curitiba469 Curitiba/Florianópolis281 Florianópolis/Criciúma178 Criciúma/Porto Alegre252 Total Brasil2593 Total Bolívia557 Total Geral3150 GASODUTO BRASIL BOLÍVIA Sócios da TBG (Brasil)% Petrobras51 BBPP Holding29 Enron7 Shell7 Fundos Pensão Bol.6 Sócios da GTB (Bolívia)% Petrobras9 BBPP Holding6 Enron30 Shell30 Fundos Pensão Bol.25

23 GASODUTO BRASIL BOLÍVIA

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25 1995200020052012 média Aéreo0,330,260,31 0,30 Aquaviário11,4711,5612,6913,19 12,23 Dutoviário3,784,554,444,61 4,35 Ferroviário20,7420,7219,9919,60 20,26 Rodoviário63,6862,9162,5762,29 62,86 Participação Percentual da Carga Transportada no Brasil (em Tonelada quilômetro útil – TKU) Fonte: Ministério dos Transportes

26 26 Atividade em Grupos: 1.Cada grupo vai montar um diagnóstico estratégico sobre 1 modal de transporte Apresentar em sala e entregar o diagnóstico e prognóstico.


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