A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Produção - Produto (cortesia de www.dunamath.com & www.betagama.com.br)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Produção - Produto (cortesia de www.dunamath.com & www.betagama.com.br)"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Produção Produto Ref. Bibliográfica: Martins, Petrônio G. Administração da Produção, Editora Saraiva, Capítulo 3. “Material disponibilizado para livre utilização. Pedimos apenas que cite os websites abaixo como fonte de referencia.” www.betagama.com.brwww.dunamath.com

2 Introdução A maneira como as empresas tratam a definição do produto que produzirão para atender ao mercado tem variado ao longo dos tempos. Artesãos: consumidor ditava as regras, definindo com precisão as características dos produtos encomendados. Revolução Industrial: a padronização de produtos e processos tirou este poder do consumidor. Produção em massa. Separação entre produção e vendas. Product-out. “Todo cliente pode ter um automóvel de qualquer cor, desde que seja da cor preta” (Henry Ford). 2 www.betagama.com.br www.dunamath.com

3 Introdução Período após 2º Guerra Mundial, marcado pelo sucesso dos japoneses que desenvolveram novas técnicas que priorizavam o atendimento das necessidades dos consumidores. Ex: TQM, JIT, TPM Voz do Mercado : O que o mercado quer? Market-in: Objetivo é levar para dentro da empresa o que o mercado quer. Identificação da necessidade dos consumidores e o conhecimento de como atender a tais necessidade como fatores chaves de competitividade de uma empresa. 3 www.betagama.com.br www.dunamath.com

4 Orientação para o mercado Orientação para as operações “PRODUCT OUT” Baixa orientação para o mercado e alta orientação para a produção “MARKET IN” Baixa orientação para a produção e alta orientação para os processos e o mercado EMPRESA PRODUCT-OUT versus MARKET-IN

5 O imperativo da competitividade Vantagem competitiva: empresa possui atributos superiores aos demais concorrentes. Empresa de classe mundial: empresa é competitiva em mercados globais. Estratégias competitivas Planejamento estratégico: visão de longo prazo para novas tendências de mercado. Ex: marcas próprias em supermercados. As empresas podem estabelecer vantagens competitivas em diferentes áreas. Ex: Informatização, aquisições, desmobilização, marketing, robotização.

6 Estratégias competitivas Estratégia de manufatura Custos: foco na redução dos custos de manufatura para reduzir preço ao consumidor. Qualidade: melhoria contínua da qualidade como fator de aumento da vantagem competitiva. Prazos de Entrega: redução do Lead Time como fator conquistador de mercado. Flexibilidade: capacidade de adaptar processos e produtos à novas tendências/ exigências de mercado. Inovação: antecipar-se às necessidades dos consumidores. Ex: setor eletônico (terceirização da produção para focar no desenvolvomento de produtos e marketing. 6

7 O Projeto do Produto Todo o processo de projeto de um produto está fortemente relacionado com vários dos fatores de competitividade mencionados anteriormente. Até 80% dos problemas de qualidade decorrem do projeto do produto e não dos processos produtivos. Design for assembly (DFA) Design for manufacture (DFM) Design for disassembly (DFD) Design for environment (DFE)

8 O Projeto do Produto Design for assembly (DFA): procura tornar a montagem do produto o menos custosa e mais otimizada possível. Design for manufacture (DFM): procura tornar a manufatura do produto o mais fácil possível. Ex: modularização, eliminação da necessidade de ajustes, poka-yokes, engenharia de valor. Design for disassembly (DFD): visa facilitar a manutenção ou recuperação do produto. Design for environment (DFE): visa projetar produtos de materiais recicláveis ou biodegradáveis, de baixo consumo de energia tanto na fabricação quanto no uso.

9 O Projeto do Produto Muitos materiais como Plástico e metais podem ser reciclados.

10 O Projeto do Produto

11 11

12 Engenharia de Valor:  Simplificação de projeto.  Redução do número de componentes.  Uso de materiais mais baratos.

13 Poka-yoke

14 Engenharia Simultânea envolve as atividades que se sobrepõe no desenvolvimento do produto e do processo que eram anteriormente desenvolvidos seqüencialmente. 14 www.betagama.com.br www.dunamath.com

15 Atividades Desenvolvidas Seqüencialmente Projeto do Produto Projeto do Processo MÊS Protótipo & Partida 15 www.betagama.com.br www.dunamath.com

16 Atividades se Sobrepõe Projeto do Produto Projeto do Processo Protótipo & Partida MÊS Objetivo é reduzir o tempo de desenvolvimento de um produto, para lançá-lo no mercado o quanto antes e mais barato.

17 Geração da idéia Construção do protótipo Testes Projeto final Introdução Avaliação Especificações Seleção do produto Projeto preliminar Aspectos externos Aspectos internos Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos

18 Documentação do Produto o Explosão o Diagrama de montagem o Estrutura analítica o Lista de material (bill of material)

19 o Explosão dos Materiais

20 o Diagrama de Montagem

21 o Estrutura Analítica

22 o Lista de Materiais - BOM

23 Ciclo de Vida de um produto 1)Baixo volume de vendas, produção em pequenos lotes. 2)Aumento do volume. Padronização e automatização de processos. 3)Estabilização na demanda e nos processos industriais. 4)Produto perde participação no mercado. Em algum momento a empresa irá retirá-lo do mercado.

24 o Flexibilidade em Volume o Flexibilidade em Produtos o Flexibilidade em Processos o Introdução de Novos Produtos o Velocidade de Entrega o Serviço pós-venda PRIORIDADES COMPETITIVAS EM OPERAÇÕES

25 Atributos Essenciais de um Gerente de Operações oBase de Conhecimentos Técnicos Compreensão abrangente das tecnologias de produto e processos. oHabilidades de Relações Humanas Habilidade de tomar decisões e motivar Colaboradores e gerentes a implantar aquelas decisões. 25 www.betagama.com.br www.dunamath.com

26 Estudo de Caso “Desenvolvimento de Produtos na Natura” Martins, Petrônio G. Administração da Produção, Editora Saraiva, Capítulo 3, pag 79. 26 www.betagama.com.br www.dunamath.com

27 www.betagama.com.br www.dunamath.com


Carregar ppt "Administração de Produção - Produto (cortesia de www.dunamath.com & www.betagama.com.br)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google