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Aula 3 O Produto Capítulo 3.

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1 Aula 3 O Produto Capítulo 3

2 Contexto Artesão: atendia com precisão as especificações do cliente;
Revolução Industrial: padronização de produtos e processos Produção em massa: product-out – colocar os produtos no mercado Market-in: levar para dentro da empresa aquilo que o mercado quer.

3 Hoje Identificar: As necessidades do consumidor; Competitividade;

4 O que é Competitividade?
Concorrer no mercado; Ninguém domina de forma absoluta nenhum mercado; Variável ao longo do tempo; Vantagem Competitiva Local ou Classe Mundial (World Class) Sony, Toyota, Philips, Motorola, Dell...

5 Como ser competitivo? Estratégias Competitivas
Definidas no planejamento estratégico; Estratégias adequadas definem vantagens competitivas na área X ou Y

6 Exemplo O poder de barganha de alguns supermercados de São Paulo é hoje superior ao dos fabricantes de algumas marcas nacionais. O setor de supermercados está concentrado em algumas empresas supermercadistas, que, para obter uma diferenciação no mix de produtos ofertados, investe em marcas próprias.

7 Exemplo O desenvolvimento de produtos com a marca da própria rede de supermercados é uma estratégia adotada pelas grandes redes e traz as seguintes vantagens competitivas: Aumentar a lealdade a loja, uma vez que o consumidor fiel a determinada marca própria só poderá encontrá-la nas lojas da rede; Criação de um referencial perante a concorrência, pelo fornecimento de mais alternativas aos consumidores de produtos nas principais mercadorias onde são criadas normalmente as marcas próprias; Melhora nível de independencia junto aos fornecedores das marcas nacionais, pois aumenta o poder de barganha e garante o abastecimento das lojas em caso de interrupção de fabricação, como as greves.

8 Algumas Estratégias Competitivas
Informatização; Desmobilização; Qualidade Total; Aquisições; Incentivos; Projeção da demanda; Marketing; Robotização/automação;

9 Estratégia de Manufatura e Operações
Gerar valor ao consumidor; Objetivo central dos processos e operações; Formular objetivos e diretrizes para:

10 Estratégia de Manufatura e Operações
Custos; Qualidade; Prazos de entrega; Flexibilidade; Inovação; Produtividade; Tecnologia.

11 Exemplo 1990 – abertura dos mercados Economia do Conhecimento
Redução da importância do capital fixo e das fábricas; IBM, NEC, MOTOROLA terceirizam suas manufaturas; Dedicação ao desenvolvimento de novos produtos e marketing;

12 Exemplo Empresas especializadas em produção;
Vantagem competitiva com base na INOVAÇÃO;

13 Relação

14 Projeto do Produto Elemento básico de vantagem competitiva;
Diretamente relacionado com custo, padronização, modularidade, qualidade, robustez e inexistência de falhas; 80% dos problemas de qualidade decorrem do projeto do produto e não do processo produtivo!

15 Projeto do Produto - EMBRAER
Referência mundial desde a fase de concepção até o processo de manufatura dos aviões; DIPI – Desenvolvimento Integrado do Produto; Desenvolvimento integrado entre EMBRAER, parceiros e fornecedores;

16 Projeto do Produto - EMBRAER
Família Jatos 170/190 Cinco meses 400 engenheiros 16 parceiros 22 fornecedores

17 Projeto do Produto - EMBRAER
Resultados do DIPI: Agilidade Integração entre engenharia e manufatura; Ciclo de produção recorde. VANTAGEM COMPETITIVA

18 Produto - Características
Funcionalidade; Fácil utilização/manuseio; Ergonômico; Estético; Auto-explicativo; Sustentável; Tecnologia disponível e conhecida; Equipe multifuncional.

19 Técnicas de Manufatura
Facilidade de montagem – design for assembly (DFA); Facilidade de fabricação – design for manufactoring (DFM); Facilidade para a desmontagem – design for disassembly (DFD); Adaptabilidade ao meio ambiente – design for environment (DFE)

20 Técnicas de Manufatura
Facilidade de montagem – design for assembly (DFA); Facilmente montado; Menor custo; Otimização dos recursos.

21 Técnicas de Manufatura
Facilidade de fabricação – design for manufactoring (DFM); Fabricação com baixo custo Operações simplificadas; Processos repetitivos e compreendidos; Padronização dos componentes Facilidade de substituição de peças; À prova de erros.

22 Técnicas de Manufatura
Facilidade para a desmontagem – design for disassembly (DFD); Facilidade na desmontagem; Disposição após uso ou descarte/reutilização das peças e componentes;

23 Técnicas de Manufatura
Adaptabilidade ao meio ambiente – design for environment (DFE) Materiais recicláveis ou biodegradáveis; Consumo baixo de energia (fabricação e consumo); ISO 14000; Selo Verde;

24 Desenvolvimento de Novos Produtos
Engenharia Simultânea Ou Engenharia Concorrente (concurrent engineering) ; Tudo ao mesmo tempo; Reduz período gasto com lançamento (time to market); Melhor qualidade – contribuição de todos os envolvidos (clientes, colaboradores, fornecedores, engenheiros, etc);

25 Desenvolvimento de Novos Produtos
Engenharia Robusta Suportar adversidades (golpes, quedas, calor, pressão, etc) Conjunto de técnicas para dar ao produto as características necessárias;

26 Desenvolvimento de Novos Produtos
Engenharia de Valor Substituir tecnologias e/ou materiais por melhores e mais baratos; Análise sistemática documentada; Selecionar o produto. Obter Informações Definir Funções Gerar, avaliar e selecionar alternativas Implantar.

27 Desenvolvimento de Novos Produtos
Engenharia de Valor Reduzir número de componentes Utilizar matéria prima mais barata Simplificar processos

28 Desenvolvimento de Novos Produtos
Projeto Modulado Projetar vários produtos diferentes à partir de módulos; Redução de custos; Melhor qualidade Redução prazo de entrega Maior funcionalidade

29 Desenvolvimento de Novos Produtos
Confiabilidade Maior complexidade dos produtos = maior chance de defeitos Produto considerado como um sistema; Desempenhar as funções que dele se esperam;

30 Ciclo de Vida Todo produto tem um tempo de vida útil;
Cada vez mais curto Introdução; Crescimento; Maturidade; Declínio.

31 Estratégia para o Desenvolvimento de Novos Produtos
Product out: com base na tecnologia que já domina – vender é com o comercial; Market-in: coloca o cliente ‘dentro’ da planta, de acordo com suas necessidades; Mista

32 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos
Gerar idéia (aspectos internos e externos) Especificar funções Selecionar produto Projeto preliminar Protótipo Testes Projeto Final Introdução Avaliação

33 Documentação do Produto
Explosão (desenho detalhado das peças que compõe o projeto) Diagrama de montagem (Estrutura da montagem do produto) Estrutura Analítica (composição do produto e seus níveis hierarquicos Lista de materiais (todos os materiais que compõe o produto.

34 Vamos fazer brigadeiro?
Definir a estratégia competitiva; Definir a estratégia de manufatura; Projetar: Gerar idéia, especificar funções, selecionar produto, projeto preliminar, protótipo, testes, projeto final; Documentar Produto: Desenho item explodido; Diagrama de Montagem; Estrutura Analítica; Lista de Materiais.


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