A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?

2 Teoria dos mundos As nações do globo eram divididas em três “mundos”, segundo os sistemas de produção e os níveis de desenvolvimento. Primeiro Mundo: os países capitalistas desenvolvidos; Segundo Mundo: os países socialistas; Terceiro Mundo: os países em desenvolvimento ou desenvolvidos.

3 Teoria dos Mundos 1º Mundo: enquadrava-se o grupo de países com características comuns, tais como: industrialização; alta tecnologia; investimento científico; consumismo; economia fortalecida;... 2º Mundo: países socialistas, sob o domínio URSS. De economia planificada,eram considerado economicamente menos fortalecido, mas em crescimento. 3º Mundo: Deste grupo fazem parte países capitalistas subdesenvolvidos, atrasados social e economicamente em função de suas relações comerciais desfavoráveis com países do Primeiro Mundo.

4 Desenvolvimento Singapura – IDH 0,901

5 Desenvolvimento Corresponde à melhoria dos aspectos socioeconômicos de um dado país.Esse nível é medido de acordo com alguns elementos que compõem suas áreas social e econômica. Não basta ser um país apenas rico, tem que está nos parâmetros sociais, que são: - Mais igualdade em termos de oportunidades no mercado de trabalho e no campo social; - Melhor divisão de renda; - Crescimento populacional baixo;

6 Subdesenvolvimento O termo “subdesenvolvimento” passou a ser usado após o término da Segunda Guerra Mundial para definir a condição social e econômica dos países com desenvolvimento limitado, isto é, considerados pobres. Características: Processo histórico de formação; Setor Primário (agricultura de grande escala e monocultura) Deficiência nos Setores Secundário e Terciário- dependente dos países ricos (IMPORTAÇÃO); Questões sociais Falta de acesso à educação básica e profissionalizante; Sistema de saúde precário; Baixa expectativa de vida; Altas taxas de mortalidade infantil

7 Os países emergentes ou em desenvolvimento Embora a economia desses países sejam subdesenvolvidas, há PROGRESSO nas áreas sociais e econômicas. Esse grupo destaca-se pelo aumento de seu PIB e pelo nível de industrialização, com realidade mais próxima dos países desenvolvidos; A China é o melhor exemplo desses processos nos últimos anos, alcançado, por vários anos,10% de crescimento e tornando-se uma das maiores produtoras de bens de consumo no âmbito mundial.

8

9 Cooperação econômicas e acordos bilaterais entre emergentes e subdesenvolvidos Acordo entre Brasil e Haiti –auxilia o país na crise humanitária; G-20 ( reunião dos países mais ricos, desenvolvidos e em desenvolvimento para promover auxílios econômicos e financeiros entre os membros e para estabelecer políticas internacionais de estímulos econômicos a outras nações.

10 Elementos ou indicadores econômicos Expressivo processo de industrialização, com produção de bens diferenciados e das mais diversas áreas; Setor Terciário moderno e expressivo; Nível tecnológico e uso de técnicas avançadas em todos os setores da economia;... Países que se destacam pelo grau de desenvolvimento de suas economias, são: EUA, CANADÁ, INGLATERRA, FRANÇA, HOLANDA, JAPÃO,AUSTRÁLIA, entre outros.

11 Desigualdade Social https://www.youtube.com/watch?v=YhL 2nfP3p6I – Desigualdade em 7 bolas de neves; https://www.youtube.com/watch?v=YhL 2nfP3p6I https://www.youtube.com/watch?v=wIJ e9XyzLfQ – Desigualdade Social. https://www.youtube.com/watch?v=wIJ e9XyzLfQ

12 Indicadores sociais Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos); Em Desenvolvimento (economia emergente); Pobres (subdesenvolvidos).

13 Indicadores Sociais Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país); Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano). Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano). Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever). Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da população). Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada). Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.) Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet entre outros).

14 IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), índice publicado pela ONU a respeito de 174 países, considera três variáveis básicas: 1. A expectativa de vida da população; 2. O grau de escolaridade da população; 3. A renda per capita da população. O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade quase que perfeita.

15 -desenvolvimento humano elevado: os índices variam de 0,800 a 1; -desenvolvimento humano médio: os índices variam de 0,500 a 0,799; -desenvolvimento humano baixo: menor que 0,500. FONTE:http://operamundi.uol.com.br/blog/samuel/sueltos/o-relatorio-de- desenvolvimento-humano-idh-de-2015-mostra-o-que-a-midia-se-recusa-a-enxergar/

16 Brasil 2014 – 0,755– 75º (desenvolvimento elevado)

17 Indicadores econômicos - Produto Interno Bruto (PIB) É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano. Ajuda a medir a capacidade de produção de um país: quanto maior o PIB, mais rica é a nação. - Produto Nacional Bruto (PNB) É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano, mais o capital nacional que está no exterior, de cujo valor é subtraído o capital que foi enviado para fora do país nesse período. Normalmente, os países pobres possuem um PIB maior que o PNB. - Renda per capita É o PIB de um país dividido pelo número de seus habitantes. Não configura a realidade porque é uma estimativa média da renda anual de cada habitante.

18 O que é o BRICS?


Carregar ppt "Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google