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Aula 04 CursoDireito Conteúdo 1.O trabalho científico 2.Resumo e Resenha crítica 3.Fichamento 4.Papers e Artigo científico 5.Monografia / TCC.

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2 Aula 04 CursoDireito

3 Conteúdo 1.O trabalho científico 2.Resumo e Resenha crítica 3.Fichamento 4.Papers e Artigo científico 5.Monografia / TCC

4 Os cientistas escrevem para apresentar o resultado de suas pesquisas a comunidade científica. Esses textos devem obedecer normas preestabelecidas Embasamento Teórico Observações ou Descrições originais Trabalhos experimentais Compreendem

5 IntroduçãoO saber partilhado Informação antiga, de conhecimento da comunidade Normalmente, aparece nos capítulos de Introdução e de Revisão Bibliográfica A informação nova É a razão para a existência do texto Não é do conhecimento de todos, porém não precisa ser totalmente original As provas São os fundamentos das afirmações expostas A conclusão Ressalta as novas ideias expostas e as intenções do texto

6  Resumos  Artigo científico e Paper  Comunicação Científica  Informe Científico  Resenha Crítica  Monografias Científicas  Monografia de conclusão de curso de graduação  Dissertação (mestrado)  Tese (doutorado)

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8  Segundo a ABNT, é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Visa fornecer elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto original e/ou transmitir informações de caráter complementar.  Deve ressaltar:  o objetivo do trabalho;  o método utilizado;  os resultados encontrados; e  as conclusões do trabalho. A ordem e a extensão dependem do tipo do resumo e do tratamento que cada item recebe no trabalho original.

9 Indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc. É perfeitamente adequado á literatura de prospectos. Indicativo Informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões. Informativo Combinação do resumo indicativo e do informativo. Info/Indicativo Redigido por especialistas com análise interpretativa de um documento. Crítico (Resenha) É bastante comum ser exigido como trabalho acadêmico resumos de obras. Isso equivale a afirmar que o resumo pode ser uma parte o todo trabalho. De Texto Didático

10  Procure a ideia principal. Para isso você poderá utilizar a técnica da sublinha e do esquema.  Aponte as ideias mais importantes enquanto lê o texto.  Depois, através desses destaques, é que você irá fazer o esboço e, em seguida, o resumo.  Não resuma antes que tenha efetuado notas do conteúdo. Não é uma maneira correta nem produtiva ir resumindo à medida que lê.  Ao redigir o resumo, use frases curtas e diretas.

11 Para notas e comunicações breves 100 palavras Para monografias e artigos Até 250 palavras Para relatórios e teses Até 500 palavras

12  Objetivo: Comentar um texto, para publicação.  É utilizada para familiarizar com a análise dos argumentos utilizados para demonstrar, provar e descrever um tema.  Informa ao leitor, de maneira objetiva e cortês sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição;  Apresentar uma síntese de ideais fundamentais da obra.  O professor define o livro ou texto de referência, o acadêmico não vai encontrar o trabalho pronto na internet e nem vai poder simplesmente copiá-lo de algum lugar

13  Capa;  Folha de rosto;  Sumário (se necessário);  Introdução: o assunto deve ser apresentado no primeiro;  Apresentação das ideias do texto:  Apreciação Crítica: a partir da compreensão objetiva da mensagem comunicada  Conclusão  Referências

14 A ficha de leitura pode se tornar um instrumento útil no momento da recuperação de uma informação e pode ser realizada para diferentes fins

15 Novas descobertas sobre um tema específico Trabalho original, reconhecendo a fonte do material utilizado Resultados de estudos, descobertas oriundas de pesquisas... Apresentam ABORDAGENS ATUAIS ou TEMAS NOVOS Avaliam ou Interpretam das DESCOBERTAS

16 A redação deve levar em conta o público a que se destina o artigo Em geral, são publicados em periódicos especializados São escritos na 1a pessoa do plural ou no impessoal Contêm de 15 a 20 páginas

17 Apresentam uma síntese do conhecimento, pensamento ou das descobertas sobre um tema específico Em geral, são publicados em anais de congressos onde foram apresentados Muitas vezes o termo paper é usado num sentido genérico Artigo ou Comunicação científica, texto num simpósio ou mesa- redonda… Nomenclatura confusa

18  Cabeçalho  Título, Autor, Local de Trabalho, E-mail…  Sinopse  Resumo e/ou Abstract  Corpo do artigo  Introdução, Desenvolvimento e Conclusão  Parte Referencial  Referências  Apenas o que foi citado no texto  Lista de documentos consultados ou relativos ao assunto  Apêndices, Anexos, Índices,...

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21 I.Introdu ç ão Motiva ç ão e relevância da pesquisa, contexto, trabalho realizado, contribui ç ões, estrutura do documento II.A Dengue e os tratamentos existentes O Estado-da-Arte  revisão bibliográfica III.Tratamento Alternativo – Nossa Proposta A informação nova IV. Provas ou Resultados de Testes (experimentos) As Provas (Teóricas ou Empíricas) V. Conclusões e Trabalhos Futuros

22 FRITZ, J. L. A Dengue no Mundo. Morgan Kaufmann Publishers, Inc. CA. 1993. SANTOS, A. Novos Tratamentos para a Dengue. 2002. Disponível em:. Acesso em: 20. ago. 2014. SANTOS, A; SILVA, J. Tratamentos Alternativos para Doen ç as Tropicais. In Medicina na Vida. vol. 9, n.1. São Paulo: Atlas, 2002.

23  Dissertação que trata de um assunto particular  De forma sistemática e completa  Relata estudo sobre um tema específico  Segue um formato preestabelecido  Engloba:  Revisão Bibliográfica, Metodologia, Análise Resultados  Tipos:  TCC de Graduação,  Dissertação (mestrado),  Tese (doutorado) O que diferencia um texto do outro é o tipo e o nível da pesquisa realizada e relatada.

24 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ELEMENTOS TEXTUAIS Ficha Catalo gráfica Fica no Verso da FOLHA DE ROSTO Recife 2015 TÍTULO DO TCC (PODE USAR VÁRIAS LINHAS) NOME DA FACULDADE NOME DO DEPARTAMENTO NOME DO AUTOR Volume I (Se tiver mais de um volume) TCC 2015 Vol. I TÍTULO DO TCC NOME DO AUTOR

25 CAPA Folha de Rosto Folha de Aprovação Resumo Abstract Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências Apêndices Anexos 6789 Páginas Contadas, Mas Não Numeradas 1234567891011 10 11 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ELEMENTOS TEXTUAIS Contagem 6 2cm Margem Esquerda 1 INTRODUÇÃO As normas da ABNT padronizam a forma de apresentação dos trabalhos... Páginas Contadas e Numeradas

26 CAPA Página de rosto, Dedicatória, Agradecimentos, Resumo, Sumário, Lista de ilustrações, ABREVIATURAS e siglas ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS (Contadas, mas NÃO numeradas) Capítulos numerados, contendo seções com quadros, figuras e tabelas ELEMENTOS TEXTUAIS (Contadas e Numeradas) Apêndices, Anexos, Bibliografia (ou Referências bibliográficas), Índice onomástico, Índice remissivo ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS (Contadas e Numeradas)

27 Nome da instituição, Curso, Disciplina, Título (e subtítulo) do trabalho, nome do autor, local, mês e ano Página de rosto Devem aparecer cada um em uma página separada Dedicatória, Agradecimentos (opcionais) As monografias no nível de mestrado e de doutorado exigem um também resumo em alguma língua estrangeira (geralmente, inglês) Resumo

28 Enumera as divisões do texto (capítulos, seções e subseções), indicando as páginas de início de cada divisão do texto, alinhado a direita. Sumário Item Opcional Lista de ILUSTRAÇÕES, ABREVIATURAS e SIGLAS

29  Introdução;  Desenvolvimento:  Revisão Bibliográfica;  Metodologia; e  Análise dos Resultados.  Conclusão. Cada capítulos deve incluir referências à bibliografia consultada sobre o assunto. As páginas são numeradas com algarismos arábicos.

30 Justificativa (motivação e relevância) do trabalho; Objetivo; Enfoque e delimitação (escopo) da pesquisa realizada; Apresentação sintética da questão abordada (solucionada); Metodologia utilizada; levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, uso de questionários, pesquisa de laboratório,... Referências a publicações de autores relativas ao assunto; e No final, incluiu um parágrafo descrevendo o conteúdo do resto documento (Estrutura). Introdução

31 Resultado da pesquisa bibliográfica sobre o tema da monografia Deve conter uma análise crítica sobre o ESTADO DA ARTE Revisão Bibliográfica (Estado-da-Arte) Informação nova, trabalho desenvolvido pelo autor da monografia Objetivo: demonstrar o que foi proposto na Introdução Exposição dos fundamentos do trabalho (argumentos), discussão (apresentação dos contra-argumentos) e demonstração (exame e demonstração do raciocínio, apresentação de provas) Análise dos Resultados

32 Síntese das idéias defendidas na monografia Retoma as pré-conclusões expostas ao longo do texto, reforça a linha de pensamento que dá sustentação à monografia Deve conter também indicações de trabalhos futuros Pesquisa que pode se seguir ao que você fez Conclusão A introdução aponta problemas e a conclusão sintetiza a postura do autor diante do problema Observação

33 Lista de documentos consultados e utilizados na construção da monografia REFERÊNCIAS Texto escrito pelo autor da monografia, mas não é central para o trabalho E por isso não aparece dentro da parte textual APÊNDICES Textos que não foram escritos pelo autor da monografia, e que estão relacionados com o tema da monografia ANEXOS

34 ALVES, R. Entre a ciência e sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 1999. LIVRO BARRAL, W. Metodologia da pesquisa jurídica. Revista de Adminis- tração Mackenzie, São Paulo, v. 4, nº 2, p. 110-130, set. 2003. ARTIGO DE REVISTA DEMOSTONES, P. Pesquisa e construção do conhecimento. Revista Conhecer, Rio de Janeiro, ano 5, nº 560, mar. 2000. Disponível em:. Acesso em 05 fev. 2015. ARTIGO OU MATERIA DE MEIO ELETRÔNICO (SITE) BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 11. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. DOCUMENTOS

35 Lista dos termos do texto, com indicação das páginas onde aparecem Índice remissivo (opcional) Lista dos autores citados, com indicação das páginas onde aparecem Índice onomástico (opcional)

36  Revisão Bibliográfica baseada em vários documentos  Trabalho de conclusão de curso de graduação  Dissertação (mestrado)  Tese (doutorado)  O que diferencia um texto do outro é o tipo e o nível da pesquisa realizada e relatada  porém, todos podem ser chamados de monografias.

37  Normalmente, consiste em:  Revisão bibliográfica restrita  Objetivo principal:  Assimilação de conteúdo  Relato de experimentos simples  Iniciação à pesquisa

38  Dissertação de Mestrado  É o relato de pesquisa exigido para obtenção do grau de MESTRE  Mais aprofundada que o TCC  Revisão bibliográfica mais abrangente e profunda  Objetivo principal:  REFLEXÃO SOBRE O TEMA

39  É necessário  Informar o método de pesquisa:  Indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo  Informar a metodologia utilizada na pesquisa  Pesquisa de campo ou em laboratório e suas fases  Tem FINALIDADE DIDÁTICA e NATUREZA REFLEXIVA  Não exige descobertas ou contribuições originais  Porém deve expor novas formas de ver a realidade  Ponto de vista pessoal e Novas análises críticas

40  É o relato de pesquisa exigido para obtenção do grau de doutor  Características  Revisão bibliográfica profunda e abrangente  Objetivo principal:  REFLEXÃO SOBRE O TEMA  Rigor na argumentação e  Rigor na apresentação de provas  Tem por finalidade:  Avançar o conhecimento na área  Exige descobertas ou contribuições originais

41 1.Qual a finalidade dos trabalhos acadêmicos? 2.Por que num trabalho acadêmico o estudante pode deixar de ser um mero espectador da vida universitária? 3.Apresente três características de Resumos, artigos, papers e monografias? 4.Como podemos colocar conteúdos em nosso trabalho sem incorrermos no erro (e no crime) de plágio?

42  Recorde as formas de apresentação de textos científicos já utilizada por você.


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