A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São Marcelino Champagnat

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São Marcelino Champagnat"— Transcrição da apresentação:

1 São Marcelino Champagnat

2

3 Marcelino Champagnat nasce a 20 de maio de 1789, em Marlhes, aldeia de montanha no Centro-Leste da França. A Revolução Francesa está no seu início. Ele é o nono filho de uma família cristã e a sua educação é essencialmente familiar. Sua mãe e sua tia religiosa, despertam nele fé sólida e profunda devoção a Maria. Seu pai, agricultor e comerciante, possui instrução acima da média; aberto às ideias novas, desempenha um papel político na aldeia e na região. Transmite a Marcelino a habilidade para os trabalhos manuais, o gosto pelo trabalho, o senso das responsabilidades e a abertura às ideias novas.

4 Preparação eclesiástica
Com 14 anos, o jovem Marcelino é visitado por um padre que lhe faz descobrir que Deus o chama à vocação sacerdotal. Quando Marcelino, de quase nenhuma escolaridade, retoma os estudos, "porque Deus o quer!", o seu ambiente, sabedor de suas limitações, procura dissuadi-lo. Os anos difíceis do Seminário Menor de Verrières ( ) são para ele uma etapa de verdadeiro crescimento humano e espiritual.

5 Ordenação como sacerdote
Realizou os seus três últimos anos de estudos no seminário maior de Lyon, onde foi ordenado sacerdote o 22 de junho de 1816 pelo monsenhor Dubourg, bispo de Nova Orleans. Ao dia seguinte, Marcelino e doze colegas seus subiram ao santuário de Nossa Senhora de Fourvière, onde se consagraram a Maria e prometeram trabalhar para fundar a Sociedade de Maria.

6 Apostolado na Valla (1816-1824)
A 15 de agosto do mesmo ano começou seu apostolado na Valla, paróquia formada por umas sessenta aldeias, onde exercerá a sua missão sacerdotal até A visita aos doentes, a catequese das crianças, o atendimento aos pobres, o acompanhamento da vida cristã das famílias, são as atividades do seu ministério. A assistência a um adolescente de 17 anos, às portas da morte e sem conhecer Deus, perturba-o profundamente, impelindo-o a executar logo o seu projeto.

7 Apostolado na Valla (1816-1824)
Com este fim, pouco tempo depois de chegar à paroquia, a 2 de janeiro de 1817, fundou os maristas com dois jovens que serão os primeiros membros da nova Instituição: Juan María Granjon, de 23 anos, e Juan Bautista Audras, de 15. Instalaram-se numa casa alugada, onde Marcelino os instruiu, dividindo o tempo entre a oração, o estudo e o trabalho manual. Em novembro de 1819 fundou-se a primeira escola dos maristas na mesma aldeia de Marcelino, Marlhes. A sua forma de proceder acordou num primeiro momento as críticas em diversos sectores diocesanos.

8 O Hermitage: centro de sua atividade educativa (1824-1825)
Entre os anos 1824 e 1825 começou a construção de uma nova casa para os irmãos, o Hermitage, que será o centro de sua actividade educativa. A comunidade estava formada por 20 irmãos e 10 postulantes.

9 A 29 de abril de 1836 a Santa Sé autorizou a Sociedade de Maria.
No ano 1838, Marcelino viajou a Paris para solicitar a aprovação legal dos maristas. Ali passou três meses de departamento em departamento sem conseguir resultados. Desde Hermitage, o pai Champagnat dirigirá e visitará as cinquenta escolas que abriu até a sua morte em 1840, com a idade de 51 anos, por causa de uma úlcera. A Instituição marista contava então com 280 irmãos e uns alunos.

10 Em 1920, o papa Benedicto XV proclamou venerável Marcelino.
Em 1955, o papa Pío XII nomeou-o beato. A 18 de abril de 1999 foi canonizado em Roma por João Paulo II.

11 Oração Senhor , nós te pedimos que, a exemplo do irmão Marcelino, saibamos projetar a nossa vida deste modo : " Nenhuma manhã , sem uma oração fervorosa . Nenhum trabalho, sem uma boa intenção. Nenhuma alegria, sem um obrigado a Deus . Nenhuma palavra, sem me lembrar do Omnipotente . Nenhum sofrimento, sem serena resignação. Nenhuma ofensa, sem perdão. Nenhuma falta, sem arrependimento.

12 Oração Nenhuma ação do próximo, sem ser interpretada benignamente .
Nenhuma boa ação, sem humildade. Nenhum pobre, sem auxilio. Nenhum coração sofredor, sem uma palavra de conforto. Nenhuma noite sem um exame de consciência. " M. Francisca Loshmes


Carregar ppt "São Marcelino Champagnat"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google