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Aula 08 – CMMI® versus PMBOK
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software Aula 08 – CMMI® versus PMBOK WILLIAM C. DE SOUZA CARVALHO
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Agenda Propósito e visão geral Considerações para comparação
Semelhanças entre CMMI® e o PMBOK Áreas “cinzentas” e diferenças Como PMBOK Suplementa CMMI® Outros modelos e padrões Conclusões
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Propósito Comparar os requisitos de processo do modelo CMMI® com os requisitos de processo do PMBOK e de outros padrões e normas de mercado.
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Visão Geral PMBOK fornece processos de gerenciamento adicionais para organizações que adotam CMMI®. CMMI® fornece estrutura de gerenciamento e boas práticas de processos, sistemas e engenharia de software. Combinando-se ambos, temos como resultado maior número de projetos de engenharia melhor gerenciados.
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Considerações para comparação
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Cobertura CMMI® Estabelece práticas de Gerenciamento de Projeto para organizações que conduzem empreendimentos de engenharia de software. PMBOK Estabelece práticas de Gerenciamento de Projeto sem se importar com o tipo ou tamanho do projeto ou da organização. A profundidade de cobertura varia de acordo com a interpretação do modelo.
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Objetivos e Estrutura PMBOK dá suporte ao treinamento de Gerentes de Projeto para obtenção da certificação PMP. CMMI suporta melhoria de processos organizacioanais para obtenção de níveis de maturidade. Ambos têm foco em gerenciamento de projetos, porém sua estrutura é diferente.
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Componentes do modelo CMMI®
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Componentes do PMBOK Área de conhecimento 1 Área de conhecimento 2
Processo 1 Processo 2: Entradas Ferramentas e técnicas Saídas Processo 3 Área de conhecimento 2 Processo 2
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Semelhanças entre CMMI® e PMBOK
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Processos contemplados por ambos
Gerenciamento de Requisitos ou Controle de Escopo Planejamento de Projeto Gerenciamento e Controle da Execução do Projeto Garantia da Qualidade Gerenciamento de Fornecedores Gerenciamento de Riscos Medição
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Áreas “cinzentas” Os seguintes elementos são implícitos ou parcialmente contemplados pelo PMBOK: Gerenciamento de Configuração; Análise de Causas e Resolução; e, Práticas Genéricas. Os seguintes elementos são parcialmente contemplados pelo CMMI®: Gerenciamento de Recursos Humanos
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Diferenças de definições e contexto
Verificação e Validação: As definições destes conceitos nos dois documentos são reservas. Risco: O PMBOK considera que risco é uma incerteza e pode ser positivo ou negativo. Gerência de Aquisições: PMBOK considera a visão do comprador e do vendedor. Elaboração Progressiva x Estabelecer e Manter
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Como o PMBOK suplementa CMMI®
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Como o PMBOK suplementa o CMMI®
Detalhamento da Iniciação do Projeto Maior direcionamento e detalhes em: Planejamento, Gerenciamento e Controle, Gerenciamento de Recursos Humanos, Garantia de Qualidade, Riscos e Aquisições. Fechamento do Projeto + Entregáveis
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Iniciação do Projeto Estabelece os critérios para analisar a viabilidade de um projeto Autoriza formalmente a existência de um projeto. Identifica e dá autoridade ao gerente de projeto
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Direcionamento em tarefas de Planejamento
Documentos adicionais de planejamento (Plano de Gerenciamento de Escopo, Cronograma, Custo, Comunicação, Aquisições, etc.) Gerenciamento do Tempo do Projeto (Definição de Atividades, Sequenciamento de atividades, estimativa de duração e recursos, etc.)
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Guia de gerenciamento e controle
Análise e previsão de indicadores de performance utilizando técnica do valor agregado. Detalhamento do controle integrado de mudanças.
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Gerenciamento de Recursos Humanos
Planejamento de recursos humanos Composição da equipe de projeto Desenvolvimento da equipe de projeto Gerenciamento da equipe de projeto
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Garantia da Qualidade Planejamento da Qualidade Controle da Qualidade
Considera custo da qualidade Análise de custo benefício e medições comparativas Controle da Qualidade Diagrama de causa e efeito, amostragem estatística, fluxos de controle, etc.
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Análise de Riscos Planejamento e orçamento de risco.
Exemplos de parâmetros de risco. Guia sobre como identificar riscos. Análise quantitativa e qualitativa de riscos. Planejamento de resposta a riscos.
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Gerenciamento de Aquisições
Considera o ponto de vista do comprador e do vendedor. Solicita resposta dos vendedores. Considerações para avaliação de propostas. Inclui práticas de fechamento de contrato e pagamento.
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Outros padrões e legislações
SOX Cobit ITIL
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Estudo de Caso Real
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Conclusões CMMI® e o PMBOK:
Podem apoiar um ao outro; e, suplementar um ao outro. Implementar as práticas do PMBOK pode ajudar organizações que adotam o CMMI® a suportar e manter seus gerentes PMPs. A implementação do CMMI® pode ajudar a cumprir outras normas.
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Obrigado!!!
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