A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina"— Transcrição da apresentação:

1 Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina
Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA

2 Actividades propostas pelo Professor
Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Tarefa 1 – Desenvolvimento do projecto propriamente dito O desenvolvimento do projecto foi concluído neste terceiro período. De facto, foi ao longo deste que não só concluímos a nossa pesquisa, como também a divulgámos entre a comunidade escolar. Para a finalização do nosso projecto muitas foram as actividades que desenvolvemos e que passaremos a apresentar.

3 Actividades propostas pelo Professor
Tarefa 2 – Elaboração dos semanários Continuámos a fazer a dinamização do nosso trabalho através dos semanários. Estes foram sempre publicados de uma atempadamente reflectindo, cada um deles de uma forma organizada, a evolução do nosso projecto. Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Tarefa 3 – Dinamização do blog e do website Este período, o grupo apostou mais na dinamização do blog do que nos períodos passados. Na verdade, finalizada a pesquisa, chega-se o momento de fazer uma maior divulgação do mesmo. Para tal, aumentámos o número de postagens semanais. Relativamente ao website, este fora actualizado todas as semanas para que assim, os nossos visitantes pudessem encontrar informação diversificada.

4 Actividades propostas pelo Professor
Face ao sucesso que o nosso jornal de parede teve no período passado, decidimos dar continuidade a esta actividade. De facto, foram vários os alunos e professores que a nós se dirigiam para saberem mais sobre as notícias que lá publicámos, Foi, sem dúvida, um bom meio de divulgação. Tarefa 4 - Cartaz das doenças auto-imunes Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Embora estejamos a viver uma verdadeira era da tecnologia, para o nosso grupo, ter um fundamento escrita sobre o nosso trabalho é também muito importante. Assim, demos continuidade à dinamização da capa de grupo.   Tarefa 5 – Dinamização do dossier do grupo

5 Actividades propostas pelo Professor
Tarefa 6 - Parcerias Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Ao longo deste período contactámos em contacto permanente com as nossas parcerias: associações e organizações relacionadas com o nosso tema. Na verdade, estas foram um apoio fulcral para o desenvolvimento de todo o nosso projecto. Tarefa 7 – Citações da página principal do website Por outro lado, continuámos a publicação semanal de citações alusivas ao tema “doença”, nomeadamente pensamentos filosóficos. Estas têm como principal objectivo levantar a auto-estima daqueles que são afectados pelas doenças auto-imunes e também sensibilizar todos os outros visitantes do nosso website.

6 Dia das doenças auto-imunes
Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Dinamização dos vários espaços da escola Para atrair alunos e professores à nossa exposição espalhámos vários balões e flores pelo recinto escolar. Para além disto foi possível encontrar vários panfletos, cartazes e jogos. Estes foram os vários meios que encontrámos para divulgar o nosso trabalho. Palestra A nossa palestra, intitulada “Educar para a saúde”, dinamizada pela Farmacêutica Mariana Simões, teve como principal objectivo não só dar a conhecer o nosso tema, como também fazer o público reflectir sobre alguns hábitos que põem em causa a nossa saúde. Foi uma palestra de fácil entendimento direccionada para todas as idades e que, no final, reflectiu s pertinência do tema retratado.

7 Dia das doenças auto-imunes
Posto de medição da tenção e da glicemia Durante este dia, tivemos um posto permanente onde alunos, professores e funcionários puderam determinar os seus níveis de tenção e glicemia. Com a colaboração da enfermeira Paula Cristina Ferreira, conseguimos cativar a atenção de todos, chegando mesmo a receber comentários bastante favoráveis e construtivos. Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Paddy Papper Porque um dos nosso objectivos era também fazer com que a informação chegasse aos mais novos, tomámos a iniciativa de desenvolver uma actividade diferente: o paddy papper. De facto, de uma forma divertida, criativa, dinâmica e através de vários jogos e charadas conseguimos fazer com que a informação chegasse também a esta faixa etária.

8 Dia das doenças auto-imunes
Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Outras actividades Para além das actividades já enunciadas, tivemos ainda outras actividades ao longo deste dia como o livro de opiniões onde qualquer pessoa podia deixar o seu comentário e as frases que espalhamos pelo auditório. Por outro lado é ainda relevante indicar as flores que oferecemos a todos os professores que compareceram à nossa palestra.

9 Actividades realizadas por iniciativa própria
Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Música Existem várias formas de exprimir diversas realidades. A música é uma delas e, portanto decidimos, em conjunto, escrever uma música que reflectisse o que são as doenças auto-imunes e, claro que fosse uma fonte de esperança e incentivo para todos aqueles que a ouvissem. Filme Mas se estamos numa era em que as tecnologias são cada vez mais importantes, não podíamos deixar de aliar o nosso conhecimento com um filme. Assim, de uma forma divertida, acessível, criativa, dinâmica, objectiva e científica criamos o filme “Pioneiros pela Saúde”.

10 Actividades realizadas por iniciativa própria
Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Entrevistas Depois de concluída a pesquisa relacionada com o nosso tema, desenvolvemos algumas entrevistas a várias pessoas que sofriam de uma das patologias em estudo. Estas entrevistas contribuíram para um enriquecimento pessoas de cada um de nos. Na verdade, estes testemunhos pessoas fizeram-nos perceber melhor estas doenças a partir do ponto de vista de quem lida diariamente com elas. Ida à Santa Casa da Misericórdia Porque conhecer instituições do nosso concelho era também um objectivo a cumprir, fizemos esta visita que serviu não só para perceber melhor como ela funciona, mas também para conversarmos com doentes diabéticos. Será um dia que nenhum de nós esquecerá!

11 Actividades realizadas por iniciativa própria
Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Notícia no Jornal da Bairrada A dada altura decidimos que, sendo este um tema tão actual e pertinente, seria boa ideia publicar uma notícia no jornal da Bairrada. Assim, poderíamos fazer com que a informação fosse para além da comunidade escolar!

12 Trabalhos futuros Antes do final deste ano lectivo, existem ainda alguns trabalhos que gostaríamos de fazes: Escrita de uma notícia para o Jornal da Escola sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo; Elaboração de uma carta de agradecimento à enfermeira e à farmacêutica que nos apoiaram na dinamização do “Dia das Doenças Auto-Imunes”; Continuação da dinamização do Jornal de Parede e do blog; Actualização do Website Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão

13 Conclusão Chegámos ao fim deste ano lectivo e, com ele, concluímos o
Desenvolvimento do nosso projecto. De facto, tendo em conta todos os resultados que advieram do desenvolvimento deste projecto e tendo em conta o mérito com que todas as actividades, sem excepção, foram desenvolvidas, torna-se possível concluir que este fora um projecto que apresentou resultados positivos em todos os aspectos. Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão

14 Conclusão Por outro lado é necessário ter me conta que esta fora uma
Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Dia das Doenças auto- -imunes Actividades realizadas por iniciativa própria Trabalhos futuros Conclusão Por outro lado é necessário ter me conta que esta fora uma disciplina que nos possibilitou criar bases muito importantes para a universidade. Na verdade, conseguimos aprender a falar para um público-alvo, a cumprir prazos de entrega, a ser mais autónomos, a saber respeitar as opiniões dos outros e ainda a saber trabalhar em grupo. Conclui-se que esta disciplina teve um impacto muito positivo em todos nós e que o trabalho que desenvolvemos ser-nos-á certamente muito útil na vida académica que se aproxima!

15 Fim


Carregar ppt "Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google