A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revoluções Burguesas -Iluminismo -Independência dos EUA 1776

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revoluções Burguesas -Iluminismo -Independência dos EUA 1776"— Transcrição da apresentação:

1 Revoluções Burguesas -Iluminismo -Independência dos EUA 1776
-Revolução Francesa 1789 Prof. Alan

2 Características Gerais:
Depois de séculos presa às amarras políticas e sociais do Estado Moderno (absolutista) a burguesia cria um projeto de governo que visava não só sua consolidação econômica, mas principalmente política.

3 Liberdade Igualdade Fraternidade
Embasamento Teórico: Iluminismo (século XVIII) Liberdade Igualdade Fraternidade Liberdade de opinião e de escolha Liberdade para todos crescerem economicamente Igualdade de todos perante a lei: Igualdade Social. Fim dos privilégios garantidos pelo nascimento- ex:nobreza Solidariedade entre todos independente de sua classe social. Cooperação política para o bem da comunidade (país).

4 Barão de Montesquieu 1689-1755 Principal Obra: O espírito das Leis
Condenava o governo despótico (tirano). Era contra o abuso de poder O governo deveria ser dividido em 3 Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “ Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite”

5 Voltaire (1694-1778) Principal Obra: Cartas Inglesas
Criticava a Igreja Católica e os Resquícios feudais, como por exemplo a servidão. Defendia a crença num ser Supremo e num Estado comandado pela burguesia, mesmo que fosse uma monarquia. “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

6 Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Principal Obra: Do Contrato Social -Condenava a Sociedade do Antigo Regime Ele foi uma grande exceção entre os iluministas, pois chegou a criticar a própria burguesia. Para ele, a propriedade privada era a “raiz das infelicidades humanas”. Para ele, o bom governo é feito pelo poder da maioria. “ A única esperança de garantir os direitos de cada um é, então, organizar uma sociedade civil e ceder esses direitos à comunidade”

7 Liberalismo Econômico
Adam Smith

8

9 A Independência dos Estados Unidos da América

10 Acontecimentos simultâneos:
Na Europa: as ideias da burguesia (iluminismo) estão em alta rompendo com os valores do Antigo Regime (sociais e políticos) Na América: uma elite colonial enriquecida queria se livrar dos entraves econômicos do colonialismo.

11 13 Colônias

12 Colônias de Povoamento (Norte e Centro)
Pequenas propriedades Mão de obra livre e assalariada Importância do Mercado Interno Obs: ao longo do tempo considerável crescimento comercial e manufatureiro. Colônias de Exploração (Sul) Mais parecidas com o modelo de colonização espanhol e português Grandes propriedades monocultoras (plantation): algodão e tabaco. Mão de obra escrava Produção voltada para o Mercado Externo

13 Importância das colônias do Norte
Ao mesmo tempo que as colônias de povoamento do Norte possuíam grande progresso comercial e manufatureiro, elas tinham grande autonomia política em relação à Inglaterra (metrópole). Ex: Os governadores nomeados pela metrópole conviviam harmoniosamente com as assembléias dos colonos, definindo poucos tributos a serem pagos à metrópole.

14 Por que essa relação vai mudar na segunda metade do século XVIII ?

15

16 Com o início da Revolução Industrial na Inglaterra, ampliou-se o mercado consumidor de produtos manufaturados e de fornecedores de matérias-primas. Alvo dessa política econômica: 13 colônias da América do Norte. Consequência: LIMITAÇÃO DA AUTONOMIA DAS COLÔNIAS DO NORTE !

17 Agravante: Guerra dos Sete Anos (1756-1763)

18 Mesmo vencedora, a Inglaterra passará a ter sérias dificuldades financeiras por conta dos custos de guerra. Diante de tal situação econômica, o governo inglês determinou a cobrança de uma série de impostos aos colonos, levando-os à luta pela independência. Ou seja, o que explica a luta pela Independência dos Estados Unidos?

19 FIM DA AUTONOMIA POR CAUSA DA 1° REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
+ IMPOSTOS ( PÓS GUERRA DOS SETE ANOS)

20 A questão dos impostos Lei do açúcar 1764: taxa o açúcar importado das Antilhas pelos colonos. Lei do Selo 1765: livros e jornais deveriam ter o selo da metrópole. Imposto do chá 1773: alta taxação- Revoltas (Boston Tea Party) Fechamento do Porto de Boston pela Inglaterra até serem indenizados pelos prejuízos causados pelos colonos.

21 Boston Tea Party

22 Reação dos Colonos: 1° Congresso da Filadélfia – 1774: pediu o fim das “leis intoleráveis” ( impostos). Foi negada ! 2° Congresso da Filadélfia – 1776: Declaração de Independência

23 Revolução Francesa

24

25 Principais Razões para a Revolução de forma detalhada:
1 – Despotismo da dinastia Bourbon : absolutismo dos reis, poder sem limites na figura real. 2- Grave Crise Financeira: as finanças do Estado se confundiam com as finanças do Rei. Grande desordem administrativa e gastos com o luxo da Corte francesa. Gastos com Guerras. 3- Mercantilismo: as teorias mercantilistas, cheias de taxas e regulamentações fiscais atrapalhavam os negócios da burguesia. 4- Privilégios Feudais: A estrutura desigual de pagamento de impostos impedia a expansão do mercado consumidor. A sociedade francesa era dividida em 3 Estados: 1° Estado (clero) não pagava imposto 2° Estado (nobreza) não pagava imposto 3° Estado ( burguesia, camponeses, operários, etc) pagava todos os impostos

26 Ministro Necker Ministro Calonne
Ministro com apoio da burguesia. Ele convoca os Estados Gerais: Os 3 Estados se reuniram para decidir os rumos da França. Ministro Calonne Proposta: Nobreza e Clero devem pagar impostos também Pediu demissão !!!

27 Demissão de Necker !!! Em 14 de julho de 1789 o povo em Paris vai às ruas !! Tomada da Bastilha (prisão francesa). Uma milícia burguesa toma o controle da capital. Proposta de um novo governo pela Assembléia Nacional. No interior da França os camponeses invadem castelos e massacram milhares de nobres.

28

29 “Depois que a Revolução acabou, foi a burguesia quem ficou com o poder político na França. O privilégio de nascimento foi realmente derrubado, mas o privilégio do dinheiro tomou seu lugar. Liberdade, Igualdade e Fraternidade foi uma frase popular gritada por todos os revolucionários, mas que coube principalmente à burguesia desfrutar”

30 (Enem) Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra "restaurante". Desde o final da Idade Média, a palavra 'restaurant' designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos 'restaurateurs', que serviam pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual. A mudança do significado da palavra restaurante ilustra a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza. b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza. c) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia. d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média. e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.

31 1-(Unicamp) Alguns contos infantis pertencem, em sua origem, à tradição oral dos camponeses da França do Antigo Regime. Naquela situação, quase todos tinham as mesmas características de violência. Na versão camponesa de "A Bela Adormecida", um príncipe casado violenta uma donzela e a engravida. Ela entra em um sono profundo e só desperta quando é mordida por um de seus filhos durante a amamentação. Entretanto, décadas à frente, ao sair do universo camponês e entrar no universo burguês, esse conto ganhou um final feliz.  a) Relacione o caráter originalmente trágico desse conto com a condição econômica e política dos camponeses da França do Antigo Regime.  b) Relacione o final feliz desse conto com a condição econômica e política da burguesia após o Antigo Regime. (FUVEST/adaptado) “ Seria mais correto chamarmos o Iluminismo de ideologia revolucionária...Pois o Iluminismo implicava a abolição da ordem política e social vigente na maior parte da Europa.” E.Hobsbawm A Era das Revoluções, 2- Após a leitura do trecho do historiador inglês E.Hobsbawm, explique por que o autor aproximou o conceito de Iluminismo como uma “ideologia revolucionária” ?


Carregar ppt "Revoluções Burguesas -Iluminismo -Independência dos EUA 1776"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google