A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL."— Transcrição da apresentação:

1 Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL

2 A espécie humana não se limita a viver no mundo
Ela procura entende-lo e modifica-lo a partir das experiências na vida cotidiana. Essas experiências são vivenciadas a partir das interações sociais, estas são construídas de modo contínuo e voluntário o que acaba estabelecendo a sociabilidade.

3 Sociabilidade Quando o agrupamento de pessoas faz circular as informações, estabelecendo redes sociais em que os indivíduos compartilham interesses, gostos, opiniões… temos o fenômeno da sociabilidade (ARAÚJO; BRIDI; MOTIM, 2013; p. 39)

4 nossos comportamentos expressam formas diversas de conhecimentos
nossos comportamentos expressam formas diversas de conhecimentos. Pode ser religioso, filosófico, cientifico, mas que geralmente está cristalizado no que a sociologia chama de senso comum.

5 Definição sociológica
SENSO COMUM: Compreende o conjunto de saberes e práticas produzidos com base nas experiências concretas das sociedades humanas. É construído pela observação e pelo aprendizado diante dos fenômenos cotidianos. É transmitido socialmente ao longo das gerações, em um ou mais coletividades (SILVA et al, 2017; p.21).

6 Então senso comum pode produzir equívocos?
SIM! Nem sempre as experiências estão pautadas na verificação dos fenômenos e são alimentados por várias gerações através das crenças, sendo elas religiosas ou não. Exemplo: O racismo e o machismo.

7 A ciência - aparece como algo antagônico ao senso comum; - A ciência busca desenvolver novos conhecimentos que vão além das especulações (Como a crença religiosa); - Durante o iluminismo acreditava-se que ela iria substituir a religião. - A ciência também pode criar equívocos, como no caso das teorias raciais.

8 Definição conceitual CIÊNCIA: Estudo sistemático e metódico dos diferentes fenômenos naturais ou sociais. É realizado com base na seleção de um objeto de pesquisa que é então analisado por meio de um conjunto de técnicas de investigação e procedimentos de verificação aprovados coletivamente por um grupo de profissionais da área do conhecimento em questão (idem; p. 22)

9 A filosofia positivista
- Surge no contexto da valorização cientifica do século XIX; - Tem como objetivo desenvolver um método para pesquisas no campo social; - Se inspira na perspectiva das ciências da natureza; - procura estabelecer leis gerais dos fenômenos sociais; - Tinha como objetivo prever os fenômenos e assim ajudar na ordem durante as crises sociais.

10 Auguste Comte ( ) - Considerado expoente do positivismo; - Chegou a desenvolver um curso sobre o tema; - É considerado um dos pais da sociologia;

11 Para Comte... - O positivismo é a terceira fase de dois estágios do conhecimento: 1° Teológico: diz respeito as ideias religiosas e a crença de que a sociedade era uma expressão da vontade de Deus; 2° Metafísico: que observa a sociedade sob aspectos racionais e naturais;

12 POSITIVISMO - é guiado pelo objetivo de identificar leis gerais que regulam o mundo dos homens; - A abordagem positivista da Sociologia, acredita na produção de conhecimento acerca da sociedade com base em provas empíricas coletas da observação, da comparação e da experimentação. Émile Durkheim desenvolveu pesquisas e teorias com base na visão positivista

13 É tão real quanto um organismo vivo, com sentido cientifico e moral.
Para Comte... Sociedade É tão real quanto um organismo vivo, com sentido cientifico e moral. Sociologia A sociologia é uma reflexão filosófica sobre a sociabilidade humana; uma ciência universal da civilização.

14 REFERÊNCIAS ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia: uma ciência da modernidade. In: Sociologia – Ensino Médio: Volume único. São Paulo: Scipione, p SILVA, Afrânio et al. Produção de conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. In: Sociologia em movimento. 2 ed. São Paulo: Moderna, p


Carregar ppt "Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google