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DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS

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Apresentação em tema: "DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS"— Transcrição da apresentação:

1 DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
– Pavimentos de Estradas II DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana (14) 1 AULA 09

2 200999 - Pavimentos de Estradas II
Tipos de pavimentos rígidos Concreto Simples 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

3 200999 - Pavimentos de Estradas II
Tipos de pavimentos rígidos Concreto Simples com Barras de Transferência 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

4 200999 - Pavimentos de Estradas II
Tipos de pavimentos rígidos Concreto com Armadura Distribuída Descontínua sem Função Estrutural 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

5 200999 - Pavimentos de Estradas II
Tipos de pavimentos rígidos Concreto com Armadura Contínua sem Função Estrutural 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

6 200999 - Pavimentos de Estradas II
Tipos de pavimentos rígidos Concreto Estruturalmente Armado 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

7 200999 - Pavimentos de Estradas II
Dimensionamento do pavimento de concreto Fundação CBR Contagem e classificação Tráfego Resistência Concreto 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

8 200999 - Pavimentos de Estradas II
Cargas Máximas Legais Caminhões médios 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

9 200999 - Pavimentos de Estradas II
Cargas Máximas Legais Caminhões pesados 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

10 200999 - Pavimentos de Estradas II
Cargas Máximas Legais Reboque e semi-reboque 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

11 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Longitudinais de Articulação 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

12 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Longitudinais de Articulação 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

13 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Longitudinais de Construção 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

14 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Longitudinais de Construção 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

15 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Longitudinais de Construção, de encaixe macho-fêmea, bom barras de ligação. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

16 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Transversais de retração 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

17 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Transversais de retração Barra de transferência (com sua metade + 2 cm pintada e engraxada) 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

18 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Transversais de construção planejada de topo, bom barras de transferência. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

19 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Transversais de construção planejada de topo, bom barras de transferência. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

20 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas De expansão 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

21 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas De expansão 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

22 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Detalhe do corte e reservatório de selante das juntas 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

23 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Execução O momento correto para o primeiro corte é função da resistência do concreto nas primeiras idades e das condições climáticas do dia. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

24 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Transversal de retração e longitudinal de construção 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

25 200999 - Pavimentos de Estradas II
Juntas Exemplo projeto geométrico 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

26 DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
O método de dimensionamento de pavimento de concreto estruturalmente armados baseia-se: Determinação das tensões atuantes; Determinação dos momentos fletores, de acordo com o modelo proposto por Westergaard. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

27 DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
Consideram-se duas condições de carregamento: Toma-se as cargas atuando no interior da placa (mais favorável); Leva em conta o carregamento na borda livre (mais desfavorável). 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

28 DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
O cálculo estrutural é conduzido no Estádio III, de acordo com as prescrições da norma NBR 6118, considerando-se o emprego de telas soldadas produzidas com aço CA-60. Para o concreto, considera-se que sua resistência seja superior a 25 Mpa, para que tenha resistência ao desgaste compatível cm grau de solicitação imposto aos pavimentos rodoviários. O cálculo estrutural é conduzido no Estádio III, de acordo com as prescrições da norma NBR 6118, considerando-se o emprego de telas soldadas produzidas com aço CA-60. Para o concreto, considera-se que sua resistência seja superior a 25 Mpa, para que tenha resistência ao desgaste compatível cm grau de solicitação imposto aos pavimentos rodoviários. O cálculo estrutural é conduzido no Estádio III, de acordo com as prescrições da norma NBR 6118, considerando-se o emprego de telas soldadas produzidas com aço CA-60. Para o concreto, considera-se que sua resistência seja superior a 25 Mpa, para que tenha resistência ao desgaste compatível cm grau de solicitação imposto aos pavimentos rodoviários. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

29 DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
As juntas de construção e de retração deverão ser protegidas por mecanismos adequados de transferência de carga, como as barras de transferências. Considera-se sempre o emprego de sub-base, dando-se preferência às tratadas com cimento. As juntas de construção e de retração deverão ser protegidas por mecanismos adequados de transferência de carga, como as barras de transferências. Considera-se sempre o emprego de sub-base, dando-se preferência às tratadas com cimento. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

30 DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
O valor do suporte da fundação do pavimento é medido pelo coeficiente de recalque k, também denominado módulo de reação, cujo valore é determinado por meio de prova de carga estática ou, indiretamente por ensaios mais simples, como o Índice de Suporte Califórnia (CBR). Ver ÁBACO 2 e TABELA 1, 2 , 3 e 4. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

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ÁBACO 2 Relação entre Índice de Suporte Califórnia (CBR) e Coeficiente de Recalque (k) do subleito Para CBR = 13% k = 6 kg/cm2/cm 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

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07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

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07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

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07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

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07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

36 200999 - Pavimentos de Estradas II
FUNDAÇÃO DO PAVIMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Os pavimentos rígidos têm bom desempenho mesmo em terrenos com baixo valor de suporte, entretanto, a adoção de sub-bases confere benefícios que tornam imprescindível o seu emprego: Impedem a ocorrência do bombeamento, caracterizado pela expulsão de finos plásticos através das juntas quando da passagem de cargas pesadas e na presença de água; 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

37 200999 - Pavimentos de Estradas II
FUNDAÇÃO DO PAVIMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Os pavimentos rígidos têm bom desempenho mesmo em terrenos com baixo valor de suporte, entretanto, a adoção de sub-bases confere benefícios que tornam imprescindível o seu emprego: Uniformizam o suporte da fundação; Promovem incremento do coeficiente de recalque da fundação, notadamente quando sã empregadas sub-bases tratadas com cimento; 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

38 200999 - Pavimentos de Estradas II
FUNDAÇÃO DO PAVIMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Os pavimentos rígidos têm bom desempenho mesmo em terrenos com baixo valor de suporte, entretanto, a adoção de sub-bases confere benefícios que tornam imprescindível o seu emprego: Reduzem os efeitos prejudiciais de solo expansivos à estrutura do pavimento; 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

39 200999 - Pavimentos de Estradas II
FUNDAÇÃO DO PAVIMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS As considerações relativas à erosão da sub-base, à perda de material do topo da camada acarretada pela combinação de cargas pesadas e água e à movimentações verticais diferenciais do solo, devem ser feitas considerando uma determinada perda de suporte, isto é, uma redução do valor do coeficiente de recalque k, função do tipo de sub-base que está sendo empregada, de acordo com a perda de suporte da sub-base. O valor reduzido kr, é determinado com o auxílio da figura 2. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

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FUNDAÇÃO DO PAVIMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

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07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

42 200999 - Pavimentos de Estradas II
ANÁLISE DAS JUNTAS DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS As juntas dos pavimentos de concreto revestem-se de especial interesse em função de ser potencialmente seu ponto vulnerável, estando sujeitas à ocorrência de defeitos, tanto no desempenho como na execução. Nos pavimentos armados, o problema pode ser minimizado pela introdução de armaduras de reforço nas juntas (Barras de Transferências). 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

43 200999 - Pavimentos de Estradas II
ANÁLISE DAS JUNTAS DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Para juntas longitudinais: Para juntas transversais: Eficiência da junta Momento da borda livre da placa 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

44 200999 - Pavimentos de Estradas II
ANÁLISE DAS JUNTAS DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Portanto, quando a eficiência da junta for 100%, o momento atuante iguala-se ao momento interior da placa. Na ausência de dados mais específicos, é recomendável considerar a eficiência da junta em 45%; neste caso, o momento atuante será igual a: Para juntas longitudinais: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

45 200999 - Pavimentos de Estradas II
ANÁLISE DAS JUNTAS DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Portanto, quando a eficiência da junta for 100%, o momento atuante iguala-se ao momento interior da placa. Na ausência de dados mais específicos, é recomendável considerar a eficiência da junta em 45%; neste caso, o momento atuante será igual a: Para juntas transversais: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

46 200999 - Pavimentos de Estradas II
ANÁLISE DAS JUNTAS DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

47 200999 - Pavimentos de Estradas II
ANÁLISE DAS JUNTAS DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Dimensionar um pavimento estruturalmente armado para as seguintes características: CBR do subleito = 4% Sub-base de solo melhorado com cimento com 10 cm de espessura; Concreto armado com aço CA-60, fck = 25,0 MPa e módulo de elasticidade E = MPa; Comprimento da placa : 15 metros; Coeficiente de atrito placa/sub-base: 1,7; Carga máxima em eixo simples: kN = N. Pressão de enchimento dos pneus: q = 0,7 MPa = 0,7 x 106 Pa. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

48 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Configurações adotadas para os semi-eixos: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

49 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Posição do carregamento em relação às bordas: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

50 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação do k no topo do sistema, considerando uma sub-base de 10 cm de espessura sobre um subleito de CBR = 4%: Determinação do k no topo do sistema, considerando uma sub-base de 10 cm de espessura sobre um subleito de CBR = 4%: Determinação do k no topo do sistema, considerando uma sub-base de 10 cm de espessura sobre um subleito de CBR = 4%: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

51 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação do k no topo do sistema, considerando uma sub-base de 10 cm de espessura sobre um subleito de CBR = 4%: Para CBR = 4% TABELA 3 k = 30 MPa/m Considerando Perda de Suporte (PS) = 0 kr = 60 Mpa/m 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

52 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENSIONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Similarmente às estruturas de concreto, deve-se arbitrar a espessura do pavimento; em função das cargas Espessura tentativa Determinação do k no topo do elevadas, recomenda-se a espessura tentativa de 16 cm. Neste caso, o raio de rigidez relativo é: Portanto: E = Mpa. h = 0,16 m. k = 60 Mpa/m 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

53 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENSIONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Similarmente às estruturas de concreto, deve-se arbitrar a espessura do pavimento; em função das cargas Espessura tentativa Determinação do k no topo do elevadas, recomenda-se a espessura tentativa de 16 cm. Neste caso, o raio de rigidez relativo é: Similarmente às estruturas de concreto, deve-se arbitrar a espessura do pavimento; em função das cargas Espessura tentativa Determinação do k no topo do elevadas, recomenda-se a espessura tentativa de 16 cm. Neste caso, o raio de rigidez relativo é: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

54 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENSIONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determina-se inicialmente a área de contato e as dimensões básicas para o Eixo Simples: Área de contato (A) pneu x pavimento (m2): PR= /4 N q = 0,7x106 Pa 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

55 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENSIONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determina-se inicialmente a área de contato e as dimensões básicas para o Eixo Simples: W 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

56 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENSIONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS = 0,341 Sequência de Dimensionamento: Determinação de N no centro da placa: RODA (1) : Raio de rigidez relativa N1 = 300 0,52 (1) (2) 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

57 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação de N no centro da placa: RODA (2) : N2 = 100 (1) (2) 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

58 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação de N no centro da placa: RODA (2) : Nc = N1 + N2 Nc = = 400 N2 = 100 (1) (2) 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

59 DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
Sequência de Dimensionamento: Determinação de N na borda livre da placa: RODA (1) : (2) N1 = 573 0,52 (1) 07/11/2018 0,16

60 DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
Sequência de Dimensionamento: Determinação de N na borda livre da placa: RODA (2) : (2) 0,52 N2 = 240 (1) 07/11/2018 0,62

61 DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
Sequência de Dimensionamento: Determinação de N na borda livre da placa: RODA (2) : Nb = N1 + N2 Nb = = 813 (2) 0,52 N2 = 240 (1) 07/11/2018 0,62

62 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Cálculos dos momentos: No interior da placa (Mi) em Nxm/m: Nc = 400 q = 0,7x106 Pa. l = 0,65 m 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

63 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Cálculos dos momentos: Na borda da placa (Mb) em Nxm/m: Nb = 813 q = 0,7x106 Pa. l = 0,65 m 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

64 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação da armadura estrutural: Cálculo da armadura no interior da placa: k3 d = 16-3=13 cm TABELA 30 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

65 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação da armadura estrutural: Cálculo da armadura no interior da placa: k3 d = 16-3=13 cm TABELA 30 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

66 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação da armadura estrutural: Cálculo da armadura no interior da placa: k3 Tela Q 283 Peso = 4,48 kgf/cm2 Fios de 6 mm nos dois sentidos Espaçamento entre fios = 10 cm d = 16-3=13 cm TABELA 30 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

67 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação da armadura estrutural: Cálculo da armadura na borda da placa: TABELA 30 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

68 Telas Soldadas Tipo Q (Aço CA-60)
2 telas Q283 Área = 2x2,83 = 5,66 cm2/m 07/11/2018

69 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação da armadura estrutural: Cálculo da armadura na borda da placa: TABELA 30 2 x tela Q 283 Peso = 2 x 4,48 kgf/cm2 Fios de 6 mm nos dois sentidos Espaçamento entre fios = 10 cm 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

70 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação da armadura de retração: As armaduras determinadas levam em consideração apenas os esforços produzidos pelas cargas externas, não tendo sido consideradas as tensões que se originam pela movimentação da placa em função das variações térmicas, ou mesmo pela retração hidráulica. Caso se deseje empregar placas de comprimento superior ao normalmente empregado nas placas de concreto simples, que variam em torno de 5 m de comprimento, deve-se adotar armação complementar, posicionada na face superior da placa. 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

71 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Determinação da armadura de retração (As) em cm2/m: L = 15,00 m h = 16 cm f = 1,7 Telas Soldadas Q Tela Q 138 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

72 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Emendas das Armaduras: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

73 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Detalhamento do Pavimento: Armadura Superior – Tela Q 138 Armadura Inferior – Tela Q 283 Armadura de Borda – 2 xTela Q 283 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

74 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Armadura Superior – Tela Q 138 Armadura Inferior – Tela Q 283 Armadura de Borda – 2 xTela Q 283 1. Armadura Superior: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

75 200999 - Pavimentos de Estradas II
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Armadura Superior – Tela Q 138 Armadura Inferior – Tela Q 283 Armadura de Borda – 2 xTela Q 283 2. Armadura Inferior: N2 + N3 N2 + N3 N3 Q283 (2,45x0,77m) 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

76 Estruturalmente Armados
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Armadura Superior – Tela Q 138 Armadura Inferior – Tela Q 283 Armadura de Borda – 2 xTela Q 283 3. Corte AA: TELA Q 283 Comprimento definido no projeto inicial Pavimento de Concreto Estruturalmente Armados 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

77 Estruturalmente Armados
DIMENISONAMENTO DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS Sequência de Dimensionamento: Armadura Superior – Tela Q 138 Armadura Inferior – Tela Q 238 Armadura de Borda – 2 xTela Q 238 4. Corte BB: TELA Q 283 TELA Q 283 Detalhe da armação da borda livre Pavimento de Concreto Estruturalmente Armados 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

78 200999 - Pavimentos de Estradas II
FIM Boa semana !!! 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

79 200999 - Pavimentos de Estradas II
60 60 25 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

80 200999 - Pavimentos de Estradas II
Flexão normal simples seção retangular – Valores de k3 0,280 k6 = 142,9 fck = 25 MPa 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

81 Flexão normal simples seção retangular – Valores de k3
07/11/2018

82 200999 - Pavimentos de Estradas II
Flexão normal simples seção retangular – Valores de k3 k6 = 70,3 fck = 25 MPa 0,291 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

83 Telas Soldadas Tipo Q (Aço CA-60)
07/11/2018

84 Telas Soldadas Tipo Q (Aço CA-60)
07/11/2018

85 200999 - Pavimentos de Estradas II
ANÁLISE DAS JUNTAS DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

86 200999 - Pavimentos de Estradas II
Determinação de N no centro da placa: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

87 200999 - Pavimentos de Estradas II
Determinação de N no centro da placa: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II

88 200999 - Pavimentos de Estradas II
Determinação de N na borda livre da placa: 07/11/2018 Pavimentos de Estradas II


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