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Cursos/programas de Pós-graduação em Moçambique e algumas experiências de outros países Domingos Buque 21.09.2017.

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1 Cursos/programas de Pós-graduação em Moçambique e algumas experiências de outros países
Domingos Buque

2 Estrutura da Apresentação
Cursos de Pós-graduação. O que são? Características gerais dos cursos de Pós-graduação em Moçambique 3. Experiências de alguns países 4. Desafios

3 Objectivos Definir cursos de Pós-graduação
Caracterizar os cursos de Pós-graduação em Moçambique Partilhar experiências de cursos de Pós-graduação de alguns países Apresentar os desafios dos cursos de Pós-graduação

4 1. Cursos de Pós-graduação. O que são?
Cursos pós-licenciatura oferecidos para obtenção de: Grau académico (2º e 3º ciclos de formação) Diploma de especialização, no âmbito do 2º ciclo de formação Cursos de curta duração

5 Ciclo de formação Grau académico Especialização Mínimo de créditos Semestres Cursos de 3º ciclo Doutor Académica 150 ou 180 6 a 8 Pos- 2º ciclo Mestre 100 ou 120 4 graduação Profissionalizante 70 ou 90 3

6 Diploma de Especialização
Cursos de Certificados Minimo de creditos Cursos de Pos- Especialização Diploma de Especialização 50 ou 60 graduação Curta Duração Certificado “A”

7 2. Características dos Cursos de Pós-graduação em Moçambique
2.1. Normas Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro Ciclos de formação e sua duração SNATCA, aprovado através do Decreto n° 32/2010 de 30 de Agosto Ciclos de formação, sua duração, créditos por ciclo Regulamento de Licenciamento e Funcionamento das IES aprovado pelo Decreto nº 48/2010 de 11 de Novembro Composição do corpo docente - Docentes altamente qualificados com o grau de Doutor (nº 1, Artigo 7)

8 Regulamento dos Cursos de Pós-graduação
Ingresso; Funcionamento; Docência; Supervisão; Propinas Quadro curricular dos Cursos de Pós-graduação Outros documentos normativos

9 2.2. Tipos de Cursos de Pós-graduação
Mestrado Académico: modelos híbrido e por investigação apenas Mestrado Profissionalizante Doutoramento Académico: modelos híbrido e por investigação apenas

10 2.3 Currículos Alguns currículos parecem uma segunda licenciatura pelo número de disciplinas/módulos Duração do curso é a mesma para estudantes a tempo inteiro (TI) e estudantes a tempo parcial (TP) - one size fits all

11 2.4. Docentes Mestres Doutores A maioria não possui nenhuma capacitação para leccionar no Ensino Superior Considerável mobilidade pelas IES nacionais Pouca produção Científica

12 2.5. Estudantes Trabalhadores-estudantes na sua maioria Procuram certificação A maioria auto-financia a formação Pouco tempo para o estudo independente Depois da fase curricular muitos estudantes desaparecem Terminam os cursos quase sempre fora do tempo regulamentar

13 3. Experiências de alguns países
África do Sul - Universidade de Cape Town Mestrado em Educação de Adultos: 2 anos (TI); 3 anos (TP) Híbrido ou por investigação apenas Pouco tempo de contacto docente-estudante Até 4 módulos no 1º ano + Dissertação no 2º ano Bolsas de estudo disponíveis para os elegíveis Supervisores com considerável número de publicações Supervisores disponíveis para orientação Mínimo de 60% para se transitar para a dissertação Mínimo de 60% como media para se ser mestre

14 Singapura – Universidade Nacional de Singapura
Programas de Mestrado e Doutoramento: Módulos, seminários de Pós-graduação e dissertação/tese Mestrado: 2 a 6 módulos; Doutoramento: 6 a 15 Mestrado: pode ser em 1 ano ou em 2, dependendo do background do candidato Doutoramento: máximo de 5 anos, tanto a TI como a TP A UNIVERSIDADE DISPONIBILIZA VÁRIAS BOLSAS E DESENCORAJA QUE ESTUDANTES TRABALHEM EM DETRIMENTO DA FORMAÇÃO

15 Requistos para obter o grau de Doutor
Ser aprovado no mínimo em 6 módulos Ter uma média cumulativa de 3.50 pontos (14 valores) Ter sido aprovado no exame de qualificação Ter sido aprovado na tese escrita Ter sido aprovado na defesa oral da tese

16 Inglaterra – Universidade de Oxford
Mestrado em ensino superior: 1 ano (TI); 2 anos (TP) Aulas combinam subsídios do tutor, debates e pequenos trabalhos em grupo Os estudantes analisam 3 estudos sobre sistemas nacionais do ensino superior e o seu impacto nas perspectivas teórica, histórica e empírica Palestrantes convidados partilham com os estudantes resultados da sua pesquisa recente

17 Doutoramento: 3 a 4 anos (TI); 6 a 8 (TP)
Período probatório de 1 (TI) ou 2 (TP) anos Após transição para estatuto de estudante efectivo, inicia o trabalho de campo, 12 a 18 meses (TI) e 24 a 36 (TP) Após trabalho de campo, igual período para a elaboração da tese Defesa oral da tese

18 Desafios Incrementar o número de docentes com cursos de capacitação para leccionar no Ensino Superior Melhorar a mobilidade académica aumentando a emissão e a recepção de docentes e estudantes Incrementar a produção científica dos docentes Ter uma Pós-graduação substancialmente financiada pelo Estado para dar oportunidades a jovens com potencial para ingressar na Pós-graduação Fortalecer a colaboração entre os gestores dos cursos de Pós-graduação, docentes, estudantes e CTA no sentido de o funcionamento dos cursos ser suportado com evidências para uso na autoavaliação.

19 Muito obrigado pela atenção dispensada!


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