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PublicouJoaquim Enos Alterado mais de 10 anos atrás
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UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Prof: Ivan Fontainha Aula 10 Site:
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Bibliografia BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML: guia do usuário. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, c2006. MELO, Ana Cristina. Desenvolvendo aplicações com UML 2.2: do conceitual à implementação. 3.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Porto Alegre: Bookman, 2007.
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Descreve o comportamento de objetos como reação a eventos discretos (como por exemplo sinais e invocação de operações), por meio de seqüências de estados e ações que ocorrem durante a sua vida
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Tipicamente este diagrama é usado para descrever a conduta de objetos, mas de acordo com a documentação da UML, também pode descrever a conduta de outras entidades tais como casos de uso , atores , subsistemas, operações ou métodos
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Todo objeto possui uma vida, ou um ciclo de vida, que tem inicio quando ele é criado e finaliza quando ele é destruído Durante esta vida ele passa por vários estados que, na maioria das vezes, deve obedecer a uma seqüência lógica e cronológica O diagrama de máquina de estados nos auxilia a enxergar essa seqüência dentro do ciclo de vida
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UML – Diagramas de máquina de Estado
É uma condição ou situação existente na vida de um objeto durante a qual o estado satisfaz alguma condição, executa alguma atividade ou espera por algum evento É representado graficamente por um retângulo com cantos arredondados O nome do estado é colocado no centro do mesmo, caso ele não esteja subdivididos em compartimentos
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Estado – Representação Gráfica: Um estado pode ser subdivididos em dois compartimentos separados por uma linha horizontal Compartimento de nome Compartimento de atividades internas
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Estado – Representação Gráfica: Nome do estado Compartimento de Transições internas
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Compartimento de nome: Armazena o nome do estado, como uma string Compartimento de atividades internas: Este compartimento armazena uma lista de ações ou atividades internas que são executadas enquanto o objeto se apresenta no estado em foco
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Compartimento de atividades internas: Existem algumas palavras que representam as atividades internas: Entry: identifica uma ação que é executada na entrada do estado Do: identifica uma atividade em andamento, ou seja, que é executada continuamente durante o tempo em que o objeto permanece neste estado Exit: identifica uma ação que é executada na saída do estado
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Estado Inicial: É um tipo de estado que indica o local de início na maquina de estados É representado graficamente como um círculo preenchido
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Estado Final: É um tipo de estado que indica que a máquina de estados concluiu sua execução É representado graficamente como um círculo envolvendo um pequeno círculo preenchido
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Exemplo:
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UML – Diagramas de máquina de Estado
Exemplo:
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UML – Diagramas de máquina de Estado
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