A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e Projeto Orientado a Objetos"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Projeto Orientado a Objetos

2 Processo de um software
Metodologias Pode ser entendido como procedimentos a serem adotados para se atingir um objetivo. Para tanto, o método se vale de um conjunto de técnicas. A metodologia deve definir quais as fases de trabalho previstas no desenvolvimento de um sistema.

3 Fases de um processo de software
Análise de Requisitos É o processo de entender, e colocar no papel, uma declaração do que uma aplicação destina-se a fazer depois de construída. Projeto Expressa como uma aplicação deve ser construída. Descreve as partes envolvidas e como elas devem ser montadas. Um projeto consiste de um conjunto de documentos em geral, esses conjuntos são diagramas com explicações sobre o significado desses diagramas. Um projeto é produzido a partir dos requisitos (exclui o código).

4 Fases de um processo de software
Implementação ou Codificação Entende-se pela digitação do código-fonte comentado, interpretá-lo completamente antes da compilação para assegurar que ele faz o que é concebido, compila-lo para então executa-lo. Teste A fase de consiste em fornecer entrada à aplicação e em comparar a saída com aquela determinada pela especificação de requisitos de software.

5 Processo de Software em Cascata
Análise de Requisitos Projeto Implementação Testes Manutenção

6 Processo de Software em Cascata
Fases do projeto são sequênciais, com um grau de sobreposição entre as fases. Vantagens: Lógico Fácil de entender Relativamente fácil de gerenciar Alguns autores consideram este processo como um ideal ou uma linha base do que um processo realista.

7 Processo de Software em Aspiral
Versão Intermediária X Produto Liberado X Iteração 1 2 3 Análise de Requisitos 1 2 3 Projeto 1 2 3 Codificação 1 2 3 1 2 3 Testes

8 Técnicas Exemplos de Técnicas:
Técnica pode ser entendida como sendo um modo apropriado de se investigar sistematicamente um determinado universo de interesse ou domínio do problema. Exemplos de Técnicas: Análise e Projeto Estruturada Análise Essencial Análise e Projeto Orientado a Objetos

9 A Linguagem de Modelagem Unificada (UML - Unified Modeling Language )
O objetivo da UML é descrever qualquer tipo de sistema, em termos de diagramas orientado a objetos. UML é uma linguagem padrão para especificar, visualizar, construir e documentar sistemas de software. A UML é utilizada como uma importante ferramenta para o desenvolvimento de software orientado a objeto, entre outras aplicações.

10 A Linguagem de Modelagem Unificada
UML não é um método para desenvolvimento de software. Não se encontra na linguagem a descrição dos passos que se deve seguir para se desenvolver um sistema, nem as etapas para modelar um sistema. A linguagem é utilizada para representar um sistema por meio de um conjunto de diagramas, onde cada diagrama se refere a uma visão parcial do sistema.

11 A Linguagem de Modelagem Unificada
Visões Visão Lógica Visão de Implementação Visão de casos de uso Visão de Processo Visão de Implantação

12 A Linguagem de Modelagem Unificada
É um linguagem independente de qualquer linguagem de programação em particular, ou de qualquer processo de desenvolvimento. A utilização de uma linguagem como essa auxilia na comunicação entre as diferentes equipes de um projeto, já que utilizam as mesmas ferramentas.

13 A Linguagem de Modelagem Unificada
UML foi desenvolvida por Grady Booch, James Rumbaugh, e Ivar Jacobson que são conhecidos como "os três amigos". A UML é a junção do que havia de melhor nestas três metodologias adicionado novos conceitos e visões da linguagem. A UML suporta os cinco fases de desenvolvimento de Software: análise de requisitos, análise, projeto, implementação e testes. Estas fases não necessariamente devem ser executadas na ordem Seqüencial.

14 A Linguagem de Modelagem Unificada
Ferramentas: Rational Rose (IBM/Rational) Describe (Embarcadero) Poseidon (Gentleware) Together (Borland) System Architect (Choose Technologies) Visio (Microsof)

15 A Linguagem de Modelagem Unificada
Ferramentas gratuítas: Jude ( Ou outras ferramentas:


Carregar ppt "Análise e Projeto Orientado a Objetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google