A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUAIS OS RISCOS PARA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRAZIDOS PELAS MÍDIAS ELETRÔNICAS?  Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUAIS OS RISCOS PARA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRAZIDOS PELAS MÍDIAS ELETRÔNICAS?  Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 QUAIS OS RISCOS PARA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRAZIDOS PELAS MÍDIAS ELETRÔNICAS? 
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Sociedade Antroposófica no Brasil google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

2 ONE-MINUTE PAPER NO FIM DA PALESTRA, ESCREVER NUM PEDAÇO DE PAPEL: 1
ONE-MINUTE PAPER NO FIM DA PALESTRA, ESCREVER NUM PEDAÇO DE PAPEL: 1. O QUE APRENDI DE MAIS IMPORTANTE? 2. QUAL A MAIOR DÚVIDA QUE FICOU? 3. COMENTÁRIOS Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

3 TÓPICOS 1. Acesso à Internet 2. Dependência 3. Perigo
4. Dois argumentos irretrucáveis 5. Outros efeitos negativos dos meios 6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

4 Smartphones tornaram-se populares ao redor de 2004 Tablets em 2010
1. Acesso à Internet Smartphones tornaram-se populares ao redor de 2004 Tablets em 2010 Como eles, o acesso à Internet tornou-se possível A qualquer momento Em qualquer lugar Por pessoas de qualquer idade O ataque tornou-se TOTAL! Feito com computadores! Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

5 1. Acesso à Internet (cont.)
Smartphones tornaram-se populares ao redor de 2004, tablets em 2010 ATENÇÃO: a geração Z, a “do milênio”, que cresceu com esses aparelhos AINDA NÃO SE TORNOU ADULTA Não se sabe como ela será É uma experiência feita com centenas de milhões de crianças e adolescentes Ver o artigo de N. Kardaras, “Generation Z: Online and at risk?” Sc. Am. Mind, 9-10/2017, pp Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

6 TÓPICOS  1. Acesso à Internet 2. Dependência 3. Perigo
4. Ambiente libertário 5. Três argumentos irretrucáveis 6. Outros efeitos negativos dos meios 7. Dessensibilização social 8. Excesso de peso e obesidade 9.Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

7 Computadores, mas principalmente Smartphones e tablets
2. Dependência Computadores, mas principalmente Smartphones e tablets Provocaram problemas de dependência da Internet Young, K.S. e C.N. de Abreu (Eds.) Dependência de Internet – Manual e guia de avaliação e tratamento. P. Alegre: Artmed, 2011 Pesquisa de 2006: 12,5% dos americanos são dependentes da Internet (p. 20). Estudantes universitários: 10 a 14% deles são dependentes (p. 20) Adultos não estão se controlando, imaginem-se crianças e adolescentes! Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

8 Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes
5/6/18 8 8

9 2. Dependência (cont.) Vício em adultos
Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

10 O que é dependência? 2. Dependência (cont.) Sentir prazer no uso
Excitação (video games, Internet) Relaxamento (TV) Gastar muito tempo usando Pensar em reduzir o uso e não conseguir Abandonar atividades sociais, familiares e ocupacionais Sintomas de abstinência ao deixar de usar Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

11 2. Dependência (cont.) Anormalidade (23/3/18)
Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

12 A dependência piorou muuuuuito!
2. Dependência (cont.) A dependência piorou muuuuuito! Levantamento da Common Sense Media (3/5/16) 1.240 entrevistados (½ pais, ½ filhos) Pais e seus filhos de 12 a 18 anos 66% dos pais acham que seus filhos gastam tempo demais com seus celulares e tablets 52% dos adolescentes concordam 36%/32% pais/filhos brigam com filhos/pais por causa disso 77% acham que os filhos não prestam atenção em reuniões de família 80% dos adolescentes verificam seus celulares a cada hora 72% sentem que devem responder imediatamente a textos e mensagens Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

13 2. Dependência (cont.) Todos os meios eletrônicos diminuem a consciência e prejudicam a força de vontade Não é preciso fazer força para usar É preciso fazer força para parar de usar Kubey, R. e M. Csikszentmihalyi, “Television addiction is no mere metaphor”, Sc. Amercian, Feb Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

14 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência 3. Perigo
4. Ambiente libertário 5. Três argumentos irretrucáveis 6. Outros efeitos negativos dos meios 7. Dessensibilização social 8. Excesso de peso e obesidade 9.Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

15 Outro hábito que não havia antes da Internet:
3. Perigo Outro hábito que não havia antes da Internet: Conversa com desconhecidos , chat, skype Para crianças e adolescentes: A Internet é perigosa Gregory Smith: Como proteger seus filhos na Internet. Rib. Preto: Novo Conceito, 2009 Ver chat entre um predador e uma menina de 12 anos (p. 84) Todas as crianças e adolescentes são ingênuos Adultos são ingênuos Pois se não fossem não haveria spam e vírus Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

16 3. Perigo (cont.) Citei Gregory Smith: Como proteger seus filhos NA Internet. Novo Conceito, 2009 Ver meu artigo “Como proteger seus filhos e alunos DA Internet” Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

17 Obtenção de informações sobre a família, trabalho dos pais, escola ...
3. Perigo (cont.) Ex. Hipotético: criança tira R$ 5,00 da bolsa da mãe para comprar balas na escola Predador explora e marca encontro Obtenção de informações sobre a família, trabalho dos pais, escola ... Por que existem virus e spam? Porque adultos não percebem! Imagine-se o que crianças e adolescentes não percebem! Ver G. Smith, p. 96, pesquisa da U. New Hampshire, 2003, com jovens de 10 a 17 anos 25% relataram pelo menos uma exposição indesejada a fotos de sexo na Internet no ano anterior 32% das imagens mostraram sexo explícito e 7% violência e nudez 92% das exposições a s vieram de remetentes desconhecidos Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

18 3. Perigo (cont.) A Internet representa um ambiente EXTREMAMENTE PERIGOSO para crianças e adolescentes Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

19 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
4. Ambiente libertário 5. Três argumentos irretrucáveis 6. Outros efeitos negativos dos meios 7. Dessensibilização social 8. Excesso de peso e obesidade 9.Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

20 A Internet apresenta um ambiente 100% libertário
Software de controle de acesso não é eficaz Mas crianças e adolescentes não podem ter liberdade total Não têm experiência de vida Devem ser sempre orientados Sentem que deve ser assim Ex.: criança escolher alguns dos brinquedos selecionados pelos pais ou professores Crianças e adolescentes não têm maturidade para escolher o que ver ou ouvir na Internet. Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

21 4. Ambiente libertário (cont.)
Vão acabar vendo e ouvindo coisas impróprias para a maturidade Erotismo Violência Sexismo Fake news Bullying sofrer e fazer nunca houve um meio tão eficiente para isso como a Internet E mesmo artigos sérios não compreensíveis Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

22 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário 5. Três argumentos irretrucáveis 6. Outros efeitos negativos dos meios 7. Dessensibilização social 8. Excesso de peso e obesidade 9.Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

23 5. Três argumentos irrefutáveis
1. Qualquer coisa que provoca dependência NÃO deve ser usada por crianças e adolescentes Exs.: cigarro, bebidas alcoólicas São até proibidos para menores de idade! 2. Qualquer coisa que é perigosa para crianças e adolescentes NÃO deve ser usada por eles Exs.: dirigir carros, brincar com combustíveis, com fogo, com armas 3. Crianças e adolescentes NÃO devem ter liberdade total Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

24 5. Três argumentos irrefutáveis (cont.)
Como a Internet apresenta alto risco de provocar dependência, é perigosa e dá liberdade total, NÃO deve ser usada por crianças e adolescentes E PONTO FINAL! Não seria necessário discutir mais nada Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

25 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário  Três argumentos irretrucáveis 6. Outros efeitos negativos dos meios 7. Dessensibilização social 8. Excesso de peso e obesidade 9.Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

26 6. Outros efeitos negativos dos meios
Há muitos outros efeitos negativos e interferências nos hábitos de crianças, adolescentes e adultos Ver meu artigo “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos” com mais de 100 citações literais de trabalhos científicos corroborando minhas ideias. Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

27 6. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
1. Excesso de peso e obesidade Robinson (1999), Hancox et al. (2004), Vandewater et al. (2004), Wiecha et al. (2006), Goldfield et al. (2006), Barlow (2007), AAP , Mozaffarian et al. (2011) 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, expectativa média de vida, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros e álcool Wong et al. (1992), Hancox et al. (2004), Ballard e Wiest (1996), Stamatakis et al. e Veerman (2011 – aumento de mortalidade!), Grontved (2011) Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

28 6. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 3. Problemas de cognição, atenção e hiperatividade, diminuição da fala Rosen e Weil (2001), Christakis et al. (2004), Christakis & Zimmerman (2006) , Landhuis et al. (2007), Swing (2009), Christakis (2009), Lillard & Peterson (2011), Nathanson et al. (2013) Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

29 6. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 4. Agressividade e comportamento antisocial Centerwall (1992), Barry (1997), Seawall (1997), Myrtek e Scharff (2000), Anderson & Dill (2000), Huesmann et al. (2003), Anderson & Murphy (2003), Anderson et al. (2003), Gentile et al. (2004), Krahé & Möller (2004), Bushman & Anderson (2009), DeLisi (2012) 5. Produção de depressão e medo G. Gerbner et at. (1990), Kraut et al. (1998), Spitzer (2005) 6. Intimidação (bullying) Zimmerman et al. (2005) 7. Indução de atitude machista Walsh et al., 2002 Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

30 6. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 8. Dessensibilização dos sentimentos Molitor & Hirsh (1994), Grossman (1999), Myrtek & Scharff (2000), Anderson et al. (2003), Funk et al. (2004), Carnagey et al. 2007, Bushman & Anderson (2009) 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo Seawall (1997), Koepp et al. (1998) 10. Prejuízo para a leitura Koolstra et al. (1997), Ennmoser (2003) 11. Diminuição do rendimento escolar Myrtek & Scharff (2000), Hancox (2005), Angrist & Lavy (2001), Fuchs & Woessmann (2004), Sprietsma (2007), Dwyer, Warnier et al. (UNICAMP) (2007), Kirschner & Karpinski (2010) Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

31 6. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 12. Confusão de fantasia com realidade Spitzer (2005) 13. Produção de isolamento social Kraut et al. (1988), Myrtek & Scharff (2000), Patzlaff (2000), Thalemann et al. (2004), Christakis et al. (2009) 14. Aceleração do desenvolvimento Brown (2006), Herman-Giddens (2012) 15. Diminuição da criatividade Singer (1995) 16. Aumento de chance de autismo Waldman, Nicholson & Adilov (2006) Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

32 6. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 17. O problema do vício (dependência) Christakis e Zimmerman (2006), Ennmoser (2003), Johnson et al. (2007), Young & Abreu (2011), Hofmann (2012) 18. Indução ao consumismo Associação Médica Americana (2007), Linn (2006), Rideout e Hamel (2006), Instituto Alana 19. Problemas causados pela Internet, incluindo depressão, dependência, perigo de predadores, distração, perda da concentração Smith (2007), Smith (2009), Carr (2010), Smith et al. (2011), Spitzer (2012) Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

33 6. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Vamos tratar nesta palestra apenas de alguns casos: Dessensibilização social Aumento de agressividade Isolamento social Excesso de peso e obesidade Indução ao consumismo Diminuição do rendimento escolar Prejuízo para a criatividade Prejuízo para a concentração e a leitura Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

34 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário  Três argumentos irretrucáveis  Outros efeitos negativos dos meios 7. Dessensibilização social 8. Excesso de peso e obesidade 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

35 7. Dessensibilização social
O que é dessensibilização social? Diminuição/eliminação de Abertura e interesse para outras pessoas Perceber o outro Compaixão e “com-alegria” Sentir com o outro Responsabilidade e ação social Sentir o impulso de ajudar o outro Ajudar o outro Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

36 7. Dessensibilização social (cont.)
Bushman, B.J. e C.A. Anderson (2009). Comfortably Numb: Desensitizing Effects of Violent Media on Helping Others. Psychology Science Vol. 20, Nº 3, pp Efeito de dessensibilização imediata de Video games violentos Filmes violentos Origem dos video games violentos: Dessensibilização de soldados americanos Dave Grossman e De Caetano: Stop Teaching our Kids do Kill: A call to action against TV, movie and video game violence. New York: Crown Books, 1999 Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

37 7. Dessensibilização social (cont.)
Caso de minha filha Andrea em 1984 Tinha 18 anos Ficou horrorizada com o que viu e ouviu num fliperama Pois jamais havia entrado em um, ou jogado video games! Teve sensibilidade para perceber o horror que era um fliperama Crianças e adolescentes deveriam idealmente entrar em contato apenas com o que é Bom Belo Verdadeiro E com isso terão depois sensibilidade para reconhecer o Mau Feio Falso Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

38 7. Dessensibilização social (cont.)
Todos os meios eletrônicos produzem isolamento social Especialmente as redes sociais! Vários artigos científicos comprovaram que a Internet produz depressão Ex:. Morrison, C.M. e H. Gore. The relationship between excessive Internet use and depression: a questionaire-based study of 1,319 young people and adults. Psychopatology (43) 2, 2010. Mas não se sabia por que Principal fator: inveja Krasnova, H. et al. Envy on Facebook: a hidden threat to user’s life satisfaction? 11th Intnl. Conf. On Wirtschaftwinformatik, 3/2013, Leipzig Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

39 7. Dessensibilização social (cont.)
Vídeo do youtube “Pass the salt”: Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

40 7. Dessensibilização social (cont.)
Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

41 Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes
5/6/18

42 7. Dessensibilização social (cont.)
A dessensibilização social é algo terrível hoje em dia Pois a humanidade deveria estar começando a desenvolver a FRATERNIDADE Já desenvolvemos intuitivamente Liberdade Igualdade Estamos na época gloriosa do desenvolvimento dos direitos humanos Ver meu artigo “Liberdade, igualdade e fraternidade: passado, presente e futuro” Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

43 7. Dessensibilização social (cont.)
A dessensibilização social é algo terrível hoje em dia (cont.) Para desenvolver a FRATERNIDADE Primeiro passo: educação e autoeducação de SENSIBILIDADE SOCIAL Abertura para o outro Interesse pelo outro COMPAIXÃO, EMPATIA Sentir com o outro Sofrer com o outro Alegrar-se com o outro AÇÃO SOCIAL Sentir responsabilidade social Fazer algo social Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

44 7. Dessensibilização social (cont.)
Urge contrabalançar as terríveis forças antissociais que estão cada vez mais potentes Essas forças estão usando os meios eletrônicos, especialmente Filmes e video games violentos Redes sociais, que prejudicam a socialização real Produção de isolamento (uso solitário) Induzem a mentalidade de que o ser humano é uma máquina, um autômato Etc. etc. etc. Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

45 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 4. Dois argumentos irretrucáveis  5. Outros efeitos negativos dos meios  6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

46 8. Excesso de peso e obesidade
Sc. American 9/2013, p. 52: Nos EUA: > 1/3 são obesos (dobrou em 40 anos) (IMC > 30) > 72 milhões de pessoas 1/3 com excesso de peso (IMC de 25 a 30) < 1/3 normais (IMC de 18,5 até 25) (peso em kg) IMC = (altura em m)2 Obesos: moderados; severos; >40 muito severos No mundo: ½ bilhão são obesos Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

47 8. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Resultados do excesso de peso e obesidade ( Hypertension Dyslipidemia (for example, high LDL cholesterol, low HDL cholesterol, or high levels of triglycerides) Type 2 diabetes Coronary heart disease Stroke Gallbladder disease Osteoarthritis Sleep apnea and respiratory problems At least 10 cancers, including endometrial, breast, and colon cancers. Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

48 8. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Meios eletrônicos forçam sedentarismo! Klesges, R.C., M.L. Shelton e L.M. Klesges (1993). Effects of Television on Metabolic Rate: Potential Implications for Childhood Obesity. Pediatrics, Vol. 91, Nº 2, pp Constataram que uma pessoa, ao ver TV, gasta menos energia do que uma pessoa deitada sem dormir. Por que? A TV induz um estado de sonolência, semi-hipnótico E com isso diminui drasticamente a atividade cerebral F. Emery e M. Emery A Choice of Futures. Leiden: Stephen Kroese, 1976. Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

49 8. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Já demonstrado por estudos neurofisiológicos Krugman (1971), usando EEG; No. de ondas x frequência: Leitura TV TV (anúncio Max Factor) (3 anúncios, (3a. exposição) 1a. exposição) Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

50 8. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

51 8. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Aparelhos com tela obrigam o usuário A ficar sentado Em recinto coberto ou fechado TV: passividade física e mental + docinhos + salgadinhos + refrigerantes = excesso de peso ou obesidade (da propaganda) Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

52 Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes
5/6/18

53 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário  Três argumentos irretrucáveis  Outros efeitos negativos dos meios  Dessensibilização social  8. Excesso de peso e obesidade 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

54 9. Diminuição do rendimento escolar
Está mais do que provado que Quanto mais uma criança ou adolescente usa o computador, pior o rendimento escolar Ver várias citações em meus artigos “Considerações sobre o projeto ‘Um laptop por criança’” e “Efeitos negativos dos meios eletrônicos ...” Ex.: trabalhos sobre o SAEB Sprietsma, M. (2007). Computers as pedagogical tools in Brazil: a pseudo-panel analysis. Discussion Paper , Center for European Economic Research (ZEW), April 2007 Dwyer, T., J. Wainer et al. (2007). "Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar", Educação & Sociedade (8) 101, set./dez. 2007, pp Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

55 9. Diminuição do rendimento escolar (cont.)
Justificativa padrão: perda de tempo no uso do computador Em lugar de estudo E de fazer deveres de casa Minha justificativa principal: Influência na maneira de pensar O computador força um pensamento algorítmico, lógico simbólico Não é adequado para crianças, e só para adolescentes no nível do ensino médio Plenamente, só depois dos 17 anos, inclusive Prejudica a criatividade Prejudica a capacidade de concentração Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

56 9. Diminuição do rendimento escolar (cont.)
A TV pode ser bem usada na escola? Sim, para ilustração, com DVD Ex.: aulas sobre baleias Mostrar um filme sobre elas Mas, conhecendo-se o problema da indução do estado de sonolência, semi-hipnótico Passar um trecho do filme de 3 a 4 minutos Recordar e discutir o que foi visto Passar para o trecho seguinte A partir de que idade? 8ª série (ensino normal) – 7ª série Waldorf Antes: o mais importante é incentivar imaginações! repetir o necessário Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

57 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário  Três argumentos irretrucáveis  Outros efeitos negativos dos meios  Dessensibilização social  Excesso de peso e obesidade  9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

58 10. Prejudicam a criatividade
O que há de comum entre todos os meios eletrônicos? Uma tela! Spitzer, M. Vorsicht, Bildschirm! Elektronischen Medien, Gehirnentwicklung, Gesundheit und Gesellschaft. Stuttgart: Klett 2005. Uma imagem em movimento numa tela prejudica a capacidade de criação de imagens interiores, a fantasia O que é criatividade? Criatividade = fantasia + “concretividade” A pedagogia Waldorf dá ênfase extrema à fantasia e à “concretividade” Só por isso, os meios eletrônicos já são totalmente anti-Waldorf! Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

59 10. Prejudicam a criatividade (cont.)
Atividades e brinquedos devem incentivar a fantasia Ex.: contar histórias Ex.: bonecas de pano Waldorf Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

60 Exemplo de um péssimo brinquedo que prejudica a criatividade:
Ver meu artigo “Barbie: uma barbieridade que se comete com as crianças” Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18 60

61 10. Prejudicam a criatividade (cont.)
Brinquedos devem incentivar Coordenação motora, desenvolvimento muscular e dos sentidos, interação entre crianças e com adultos Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

62 10. Prejudicam a criatividade (cont.)
Há alguns artigos sobre o efeito dos meios sobre o “brincar criativo”, ex.: Vandewater, E.A., D.S. Bickman e J.H. Lee (2006). Time Well Spent? Relating Television Use to Children's Free-Time Activities. Pedriatics, Vol. 117, pp. e181-e191. Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

63 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário  Três argumentos irretrucáveis  Outros efeitos negativos dos meios  Dessensibilização social  Excesso de peso e obesidade  9. Diminuição do rendimento escolar  Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

64 11. Perda da concentração Um dos pontos mais importantes do livro de Nicholas Carr, A Geração Superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros, Rio de Janeiro, Agir 2011 (ver meu artigo “O que a Internet está fazendo com nossa mente”): A Internet é essencialmente “distrativa” Ex.: vínculos (links) distraem Quanto mais vínculos num texto, menor a compreensão e a memorização Nos meus últimos artigos, tenho colocado os links apenas no fim do artigo, na seção de referências Ver, por exemplo, “A missão da tecnologia” Outro ponto: multitarefas Computador e Internet forçam multitarefas Quem se vicia em multitarefas, faz todas mal feitas e não consegue concentrar-se em uma só, bem feita. Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

65 11. Perda da concentração (cont.)
Prejudica a leitura! As pessoas não conseguem mais se concentrar Caso do Nicholas Carr, em seu livro Perda da “leitura profunda” Infelizmente (sigh!) não prejudicou a TV Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

66 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário  Três argumentos irretrucáveis  Outros efeitos negativos dos meios  Dessensibilização social  Excesso de peso e obesidade  9. Diminuição do rendimento escolar  Prejudicam a criatividade  Perda da concentração 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

67 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf
Ver meu artigo Os meios eletrônicos e a pedagogia Waldorf: problemas e soluções Desenvolvimento harmônico, segundo as idades Pensar, sentir e querer A importância da vivência Sociabilidade Ritmo Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

68 12. Prejuízos para a pedagogia Waldorf (cont.)
Capacidades sociais, artísticas e intelectuais Indução de mentalidade materialista Desenvolvimento da liberdade Ensino individualizado Outros prejuízos 10.1 Pedagogia da calma e da concentração 10.2 Imitação no 1º setênio Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

69 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário  Três argumentos irretrucáveis  Outros efeitos negativos dos meios  Dessensibilização social  Excesso de peso e obesidade  9. Diminuição do rendimento escolar  Prejudicam a criatividade  Perda da concentração  Prejuízos para a pedagogia Waldorf 13. O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

70 13. O que fazer? No lar Bebê chorando
Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

71 13. O que fazer? No lar (cont.) Bebê imitando
Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

72 No lar (cont.) Com crianças 13. O que fazer? Não dar acesso aos meios
Possível O problema psicológico da diferença social Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

73 No lar (cont.) 13. O que fazer? Com adolescentes
Adiar o máximo possível Jamais deixar usar em reuniões familiares Refeições, conversas, jogos Controlar o máximo possível Se não der para controlar, deixar cair fundo, e aí mostrar que o jovem não se controla, e precisa ser ajudado As redes sociais tornaram-se uma necessidade para os adolescentes Marcam seus programas e detalhes Exemplo da mãe da Escola Waldorf Moara, Brasília Filha (12-13 anos) usava o celular da mãe Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

74 No lar (cont.) 13. O que fazer? Com adolescentes (cont.)
Elaborar um contrato a ser assinado pelo jovem e pelos pais Ver G.Smith, “Como proteger seus filhos na Internet”, p. 220 e minha resenha Não instalar os aparelhos nos dormitórios dos filhos! Recomendação da American Academy of Pediatrics Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

75 No lar (cont.) 13. O que fazer? (cont.) Com adolescentes (cont.)
Dar celular apenas com capacidade de telefone Sem pacote de dados E sem video games! NÃO DAR O EXEMPLO DE USO INDEVIDO! Nas reuniões familiares (lembrar do filme) Na hora de brincar e jogar com os filhos Contra-ex.: pai chega em casa e fica falando no celular ou usando o computador Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

76 13. O que fazer? (cont.) No lar (cont.) Pais usando celulares
Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

77 Na escola 13. O que fazer? (cont.)
Proibir totalmente o uso dos aparelhos no recinto da escola Se for necessário usar um celular como telefone, ir à secretaria Usar tela com DVD apenas para ilustrações curtíssimas 3-4 min, seguidos de discussão e repetição A partir da 8ª série Antes é muito mais importante fazer as crianças imaginarem Professores jamais deveriam passar tarefas que exijam o uso da Internet ou incentivar esse uso Devido ao perigo, à dependência e todos os outros problemas Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

78 Na escola (cont.) 13. O que fazer? (cont.)
A partir da 8ª série, conscientizar os alunos dos problemas e desestimular o uso Relatar casos de problemas, especialmente com jovens Mostrar que eles são ingênuos Pois têm muito pouca experiência de vida Professores devem conscientizar os pais em reuniões de classe e conversas pessoais Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

79 No trabalho 13. O que fazer? (cont.)
Usar somente para o absolutamente essencial Contraexemplo: enviar para o vizinho em vez de conversar com ele Fazer intervalos a cada 45 min – 1 h Interromper qualquer coisa que esteja fazendo Usar o Mindfulness Bell Fazer uma outra atividade, não intelectual Passear no jardim Tricô Desenhar Escrever poesias Exercícios de concentração mental e meditação (ver minha palestra) Compensar com atividades artísticas e sociais Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

80 TÓPICOS  1. Acesso à Internet  2. Dependência  3. Perigo
 Ambiente libertário  Três argumentos irretrucáveis  Outros efeitos negativos dos meios  Dessensibilização social  Excesso de peso e obesidade  9. Diminuição do rendimento escolar  Prejudicam a criatividade  Perda da concentração  Prejuízos para a pedagogia Waldorf  O que fazer? 14. Conclusão Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

81 ONE-MINUTE PAPER 1. O QUE APRENDI DE MAIS IMPORTANTE? 2. QUAL A MAIOR DÚVIDA QUE FICOU? 3. COMENTÁRIOS Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

82 Resumo 14. Conclusão Querer (ações) Sentir Pensar Rádio (notícias)
ativa, na concentração mental Querer (ações) ativa, imagens interiores e emoção do locutor ativa, a partir de imagens interiores Sentir força imagens e associações, velocidade induzida força imagens e associações, velocidade própria Pensar Rádio (notícias) Leitura Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

83 Resumo 14. Conclusão (cont.) abafa, mecaniza automatiza, mecaniza,
condiciona elimina, Querer (ações) desafio ativa, irreal, desafio, competição, banaliza banaliza, exagerado Sentir ativa, formal, elimina Pensar Computador Jogo eletrônico TV Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

84 Os meios eletrônicos, para serem bem usados, exigem muito/a
14. Conclusão (cont.) Os meios eletrônicos, para serem bem usados, exigem muito/a Conhecimento Discernimento Autoconsciência Autocontrole Mas crianças e adolescentes não os têm Estão desenvolvendo-os!!! Adultos: autodesenvolvimento. Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

85 14. Conclusão (cont.) Os meios eletrônicos têm influências extremamente negativas em adultos, e trágicas para crianças e adolescentes, pois prejudicam seu desenvolvimento sadio. Pais (professores) que deixam seus filhos (incentivam seus alunos a) usarem a Internet estão cometendo um CRIME contra a infância e a juventude Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

86 14. Conclusão (cont.) Deixe as crianças serem infantis e os adolescentes serem jovens: não lhes dê acesso a TV, jogos eletrônicos, computadores e Internet. Use esses meios com extrema consciência! Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18

87 F I M QUAIS OS RISCOS PARA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRAZIDOS PELAS MÍDIAS ELETRÔNICAS?  Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Sociedade Antroposófica no Brasil google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Riscos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes 5/6/18


Carregar ppt "QUAIS OS RISCOS PARA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRAZIDOS PELAS MÍDIAS ELETRÔNICAS?  Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google