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Transportes: Princípios e Funcionalidades

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Apresentação em tema: "Transportes: Princípios e Funcionalidades"— Transcrição da apresentação:

1 Transportes: Princípios e Funcionalidades
UNESC FACULDADES - ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA- Transportes: Princípios e Funcionalidades Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

2 SISTEMAS DE TRANSPORTE
1 SISTEMAS DE TRANSPORTE

3 Os transportes são necessidades básicas da humanidade

4 Introdução O transporte é considerado um elemento muito importante para a economia e um dos custos logísticos mais importantes. O transporte se refere aos vários métodos para movimentar produtos.

5 Tipos de transportes e sua aplicação à logística
Dentre os tipos de transporte mais usuais, destacam-se: Rodoviário (ônibus, caminhões, carretas, etc.); Ferroviário (trens de cargas e metrôs); Aeroviário (Aviões de carga, de passageiros e outras aeronaves). É essencial que o administrador decida qual a melhor combinação de transportes, bem como a estratégia de uso de cada veículo. Os transportes agregam valor de lugar aos produtos.

6 Transportes no Brasil No Brasil, a escolha do melhor sistema de transportes é uma atividade estratégica que pode agregar vantagem competitiva à organização. O chamado “Custo Brasil” está relacionado à estrutura de custos formada por: Impostos; Estradas; Sistemas de armazenagem; Sistemas portuários; Encargos de mão-de-obra.

7 Escopo do sistema de Transportes
Os sistemas de básicos de transporte para carga são cinco: 1. Ferrovias; 2. Hidrovias; 3. Rodovias; 4. Dutos; 5. Aerovias. A importância e a necessidade de uso de cada modelo varia em função do tempo, das necessidades dos clientes, do tipo de carga e de outras condições do momento.

8 Custo por modal em ton/km

9 Participação relativas dos modais Brasil - EUA

10 1. Ferrovias É um sistema de transportes lento, muito utilizado para o transporte de matérias-primas ou manufaturados. Ttambém é uma boa solução para transporte de passageiros. Apresenta baixo valor para longas distâncias.

11 2. Hidroviários O transporte hidroviário é um modal baseado no fluxo de rios ou mesmo mares. Produtos não perecíveis como carvão, minérios, e inúmeros produtos manufaturados. Também pode levar bens de alto valor por grandes distancias entre países ou continentes. Porém este modal é influenciado pelas condições meteorológicas e é o mais lento em comparação com os demais.

12 3. Rodovias Transporte Típico do Brasil: Implicam:
Necessidades de autoestradas; Perigo de roubo de carga; Custo de frete elevado.

13 4. Dutos Movimentação lenta, mas contínua. Apresentam baixos custos operacionais, mas requerem elevados investimentos em capital. Poucos produtos podem ser transportados por dutovias, como óleos, combustíveis e gases.

14 5. Aerovias É o mais rápido dos sistemas de transporte. Quando os produtos a serem transportados apresentam alto valor ou alto grau de perecibilidade e seu deslocamento eficaz é imperioso, esta pode ser uma interessante opção. As restrições são o alto custo em relação aos demais modais e a limitada capacidade de transporte.


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