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PublicouAlícia Brandt Castanho Alterado mais de 5 anos atrás
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a essência da compaixão de deus Aula 9: Romanos 9
Texto Áureo: Rm. 9.20 A Epístola aos Romanos Revista Atitude – 2T2018
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Pra começar Paulo sempre começava sua missão em uma cidade falando nas sinagogas, mas sua mensagem raramente surtia efeito, sendo eventualmente expulso do local. Esta lição fala desta rejeição. 2
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Um coração sensível pela salvação de seu povo
Nos v. 1-5, Paulo mostra sua tristeza pela incredulidade do seu povo para com o evangelho. Foram recebedores da revelação do amor de Deus, desde sua formação, sendo tratados como filhos. 3
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Um coração sensível pela salvação de seu povo
Israel recebeu o conceito e a lei, o templo e o culto, as palavras e as promessas, e foram escolhidos para ser a nação que geraria o próprio Cristo, na linhagem humana. 4
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Um coração sensível pela salvação de seu povo
A paixão missionária de Paulo com os judeus nos motiva a ter a mesma paixão com nossos vizinhos e cidade. Paulo aqui também fala que a graça de Deus não é exclusivista a um povo, sendo disponível a todas as pessoas, independente da nacionalidade. 5
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A compaixão de deus sobre todos os povos (6-13)
Deus sempre age por sua graça, e não pelo caráter meritório das pessoas. Por isso a história da salvação caminha na contramão das possibilidades humanas. 6
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A compaixão de deus sobre todos os povos (6-13)
Ao lembrar a escolha de Jacó sobre Esaú, Paulo mostra que os filhos de Deus não são os naturais, mas os filhos da promessa. 7
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A compaixão de deus sobre todos os povos (6-13)
A expressão “amei a Jacó e rejeitei Esaú” não é uma condenação para este, mas uma escolha pela graça divina, de completa independência dos critérios humanos. 8
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A compaixão de deus sobre todos os povos (6-13)
O propósito de Paulo é advertir os israelitas que não é por seu nascimento ou observância à lei que se tornam participantes das promessas feitas a Abraão. 9
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A compaixão de deus sobre todos os povos (6-13)
Por vezes, como participantes de uma igreja, achamos que podemos ter alguns privilégios divinos. Mesmo crendo na graça de Deus, exigimos favores divinos por nossas boas ações. 10
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A compaixão de deus independe de mérito humano
(v ). A carta revela um Deus compassivo, e não legalista. A religiosidade é uma busca do homem de alcançar Deus por seus méritos. Paulo chama isso de viver na carne, algo inútil. 11
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A compaixão de deus independe de mérito humano
Deus não trabalha assim, age com compaixão, sendo soberano para realizar seus propósitos, sem descartar a responsabilidade humana como no caso da dureza do coração de Faraó. 12
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A compaixão de deus como um oleiro (v.19-24)
Paulo nocauteia nossa vaidade humana. Não podemos questioná-lo pelo que somos. O barro não pode questionar a obra de um oleiro, ele nos faz como quer. 13
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A compaixão de deus como um oleiro (v.19-24)
Deus é compassivo, dando-nos um prêmio mesmo sem merecer. Nossa posição de barro nos impede de questionar a soberania de Deus, que não é autoritária ou soberba, mas justa. 14
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A compaixão de deus como um oleiro (v.19-24)
A soberania de Deus é absoluta, mas não excludente. Ele rejeita os que o rejeitam, e tem compaixão com os que se aproximam pela fé e arrependimento. 15
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A compaixão de deus é sobre todos os desobedientes
Aos olhos humanos questionamos a escolha de Deus. Como explicar a rejeição dos descendentes de Abraão e a aceitação graciosa de Jesus pelos povos incrédulos? 16
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A compaixão de deus é sobre todos os desobedientes
Paulo lembra de Oseias e Isaías mostrando a graça de Deus para todas as pessoas, não só os judeus. O evangelho é recebido pela fé, e não pela lei, tanto para judeus quanto gentios. 17
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A questão da justiça (v. 30-33)
Por que os não judeus alcançaram a justiça, e os judeus não? Porque aqueles receberam pela fé, enquanto estes a buscavam pelas obras da lei. 18
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A questão da justiça (v. 30-33)
O amor de Deus chega a todos sem exceção. Se a pessoa se arrepender e aceitar a Cristo como salvador pela fé, confessando seus pecados, Deus derramará a salvação na sua vida. 19
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