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DIMENSIONAMENTO PREDIAL DE ÁGUA FRIA DE UMA ESCOLA EXTERNATO Edson Brendo de Lima Moreira 1; Lana Beatriz Pedroza de Souza2; Maiara Carvalho Pontes.

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1 DIMENSIONAMENTO PREDIAL DE ÁGUA FRIA DE UMA ESCOLA EXTERNATO Edson Brendo de Lima Moreira 1; Lana Beatriz Pedroza de Souza2; Maiara Carvalho Pontes 3; Marcos Andre Sales Bezerra 4 ; Jacqueline Carril Ferreira5 1Graduando de Engenharia Civil, Centro Universitário Luterano de Manaus, AM, 2Graduanda de Engenharia Civil, Centro Universitário Luterano de Manaus, AM, 3Graduanda de Engenharia Civil, Centro Universitário Luterano de Manaus, AM, 4Graduando de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Luterano de Manaus, AM, 5Mestre em Engenharia de Recursos da Amazônia, Centro Universitário Luterano de Manaus, AM, RESUMO 2. MATERIAIS E MÉTODO 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO Pretendeu-se neste trabalho abordar de forma clara e concisa os aspectos que norteiam um dimensionamento de uma instalação predial de água fria (IPAF) de uma escola externato de ensino fundamental. Tendo-se por conhecimento que uma IPAF constitui-se no conjunto de tubulações, equipamentos, reservatório e dispositivos para o abastecimento dos pontos de utilização em quantidade suficiente e qualidade que preserve a potabilidade da água. Utilizou-se a NBR 5626 (1998) como um dos parâmetros para o correto dimensionamento predial. A IPAF usada como objeto de estudo tem seu abastecimento fornecido pela concessionária de rede pública de distribuição local. Os cálculos para dimensionamento buscaram determinar o diâmetro das tubulações considerando que a velocidade não excedesse a 3 m/s, garantindo a pressão requerida nos pontos de utilização. Com tudo foi possível dimensionar a capacidade do reservatório com reserva de dois dias de utilização e os demais componentes da IPAF para o a escola externato. Palavras-chave: Instalação Predial de Água Fria; NBR 5626; Dimensionamento; Escola Externato. Para dimensionar a IPAF do Centro Educacional Vittra utilizou-se uma planilha de cálculo, plantas baixa e isométrica da edificação, sendo estas apresentadas nas figuras 1 e 2. O método utilizado para dimensionar a rede de distribuição de água fria foi consumo máximo provável, baseado na hipótese de que não há uso simultâneo. A partir do isométrico de distribuição, fez-se a nomeação e a somatória dos pesos dos aparelhos alimentados pelo respectivos trechos para assim calcular a vazão. Determinou-se também os comprimentos equivalentes, reais e virtuais de cada trecho. E também calculou-se a perda de carga unitária atráves da fórmula de Fair-Whipple-Hsiao, logo em seguida definiram-se as perdas de carga total, desnível geométrico, pressão a montante e a jusante. Observou-se que mediante a utilização do método do Consumo Máximo Provável o diâmetro determinado pela planilha foi insuficiente nos pontos de utilização, sendo necessária a implantação de uma solução que disponibilizasse a pressão requerida em rede suficiente para uso. Alcançar a pressão necessária no ponto de utilização requereu o aumento do diâmetro da tubulação para que dessa forma o abastecimento fosse eficiente. 4. CONCLUSÃO Observou-se que nem sempre o primeiro dimensionamento dispõe das condições necessárias para um abastecimento uniforme e com boa pressão para uso. Sendo assim dispunha-se de duas opções: aumentar a altura do reservatório ou o diâmetro da tubulação utilizada em projeto. Então em consenso aderiu-se que o aumento do diâmetro da tubulação seria a medida mais adequada para o projeto em específico haja visto, que a escola se tratava de uma edificação de pavimento único. Figura 1 – Planta Baixa - Centro Educacional Vittra. AGRADECIMENTOS 1. INTRODUÇÃO Agradecemos o apoio de nossa professora mestre, esta que nos ajudou incessantemente durante o desenvolvimento deste projeto que se tornou possível atráves de sua colaboração e o apoio que dispusemos em equipe. O Centro Educacional Vittra possui por fonte de alimentação de sua Instalação Predial de Água Fria pela rede pública de distribuição, situada na Rua Johnsons, 879 – Mandarin – Manaus/AM. As instalações hidráulicas contidas no estabelecimento são do tipo PVC soldável, sendo adotado o sistema indireto sem bombeamento, já que há pressão disponível o suficiente para alimentação do reservatório calculado para L. Contendo apenas um pavimento térreo a escola de regime externato Vittra possui dois turnos de funcionamento, tendo sua população total de utilização de 375 pessoas. Atribuiu-se atráves de estimativa que o consumo per capita por aluno em cada turno é de 25 L/dia. Condicionando assim atráves dos cálculos realizados a altura do reservatório em 3,5 m, localizado em uma estrutura independente, externa à edificação, onde será realizada a distribuição por gravidade para todos os pontos de utilização. A execução das instalações em projeto seguiram as exigências da NBR 5626 (1998) e Legislações Estadual e Municipal. Sendo assim dados posteriores darão visibilidade sobre o projeto estudado. REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626: Instalação Predial de Água Fria. Rio de Janeiro: ABNT, 1998. CÓDIGO SANITÁRIO DE MANAUS. Manaus: Departamento de Vigilância à Saúde – COVISA, 2 de setembro de 1997. HÉLIO CREDER, Instalações hidráulicas e sanitárias. 5.ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1991. JOSEPH ARCHIBALD MACINTYRE. Manual De Instalações Hidráulicas E Sanitárias. Rio de Janeiro: Guanabara, 1990. LEI COMPLEMENTAR N°2 – Plano Diretor Urbano e Ambiental do Município de Manaus. Manaus, 16 de janeiro de 2014. Figura 2 – Isométrico - Distribuição


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