A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição da água.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição da água."— Transcrição da apresentação:

1 Poluição da água

2 Poluição da água A poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade e que a tornam imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam. Como as suas propriedades são alteradas, a água poluída traz prejuízos ao ambiente natural e ao homem.

3 Poluição da água Causas:
A ação humana é a principal responsável pela poluição da água. As principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, domésticas e industriais.

4 Poluição da água A atividade das indústrias gera diversos tipos de resíduos poluentes que podem ser lançados nos rios e no mar. A exploração petrolífera em águas subterrâneas ocorre, principalmente, pelo vazamento do petróleo no mar e geram desastres ecológicos. Além do vazamento na fase de exploração, a contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de captação.

5 Poluição da água A atividade doméstica tem destaque pelo uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio. A contaminação da água também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas.

6 Eutrofização A eutrofização é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente natural, e consiste na concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos. Causas: os dejetos domésticos (esgoto) fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).

7 Eutrofização Durante esse processo, a quantidade excessiva de substâncias despejadas na água provoca a multiplicação de algas microscópicas que habitam a superfície, formando uma camada que impede a penetração da luminosidade. Esse fato prejudica a fotossíntese ocasionando a diminuição na produção de oxigênio para os organismos aquáticos que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais a quantidade de matéria orgânica no meio.

8 Eutrofização Em consequência, o número de organismos decompositores também aumenta liberando toxinas que agravam ainda mais a situação dos ambientes, comprometendo toda a cadeia alimentar, além de alterar a qualidade da água, também imprópria ao consumo humano.

9 Contaminação por mercúrio no Japão
Em 1908, na Baía de Minamata, no Japão, foi construída uma fábrica de produção de acetaldeído e cloreto de vinila. Para fabricar esses produtos era usado o sulfato e o cloreto de mercúrio. A fábrica lançava o composto organometálico cloreto de etil-mercúrio (C2H5HgCl) em um riacho que desaguava na baía. Com o tempo, os peixes e os moluscos, alimento dos pescadores dessa ilha e de suas famílias, foram contaminados. Os primeiros a morrer foram os peixes, seguido pelas aves e pelos gatos, que se alimentavam desses peixes e bebiam da água. Por fim, em 1950, uma menina foi levada ao hospital sem conseguir andar e com danos cerebrais, dizendo coisas sem sentido. Centenas de pessoas passaram a adoecer gravemente, principalmente com danos no sistema nervoso. Até os bebês começaram a nascer com deficiências físicas e mentais, pois o mercúrio pode ultrapassar a placenta e atingir o feto. Disponível em

10 Como assim? “Os primeiros a morrer foram os peixes, seguido pelas aves e pelos gatos, que se alimentavam desses peixes e bebiam da água.”


Carregar ppt "Poluição da água."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google