A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interações e movimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interações e movimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Interações e movimentos

2 Qual é exatamente a conexão entre
FORÇA Agente físico responsável por uma variação na velocidade de um corpo. Em física, a idéia de esforço está associada ao conceito de força. Qual é exatamente a conexão entre FORÇA e VELOCIDADE?

3 A ação de uma força é necessária para manter um movimento???
Aristóteles ( a.C.), filósofo grego, acreditava que sim: se uma força deixasse de agir em um objeto, ele imediatamente volta ao repouso. Galileu ( ), físico e astrônomo italiano, acreditava que não: um objeto pode continuar o seu movimento mesmo depois da atuação de uma força.

4 Mas na prática não é isso que acontece: os objetos diminuem gradativamente suas velocidades até o completo repouso. Galileu (Domínio público)

5 ATRITO Galileu, então, percebeu que, reduzindo-se cada vez mais o atrito, um objeto mantinha seu movimento por mais tempo. SENDO POSSÍVEL ELIMINAR TOTALMENTE O ATRITO, OS OBJETOS PODERIAM MANTER SEUS MOVIMENTOS COM VELOCIDADE CONSTANTE, INDEFINIDAMENTE.

6 É claro que essa situação – a ausência completa de forças de atrito- é uma idealização.
Mas foi a partir dela que Isaac Newton ( ), físico inglês, enunciou o princípio da inércia: Um objeto em movimento tende a manter-se em movimento uniforme e em linha reta. O estado de movimento de um objeto (ou de repouso) só é alterado pela ação de uma força resultante não nula. Observe que o ano de nascimento do Newton é o ano do falecimento de Galileu.

7 LEI DA INÉRCIA DE GALILEU
1ª LEI DE NEWTON OU LEI DA INÉRCIA DE GALILEU Na ausência de forças, ou quando a resultante é nula, um objeto em repouso mantém-se em repouso e um objeto em movimento mantém-se em movimento com velocidade constante, em linha reta e no mesmo sentido. Parado Fr = 0 ou ausência de forças EQUILÍBRIO M.R.U.

8 Hockey de mesa

9 Movimentos em que a velocidade varia
Movimentos que possuem aceleração centrípeta tangencial Varia a direção e o sentido do vetor velocidade Varia o módulo do vetor velocidade

10 2ª LEI DE NEWTON Se uma força de mesma intensidade for aplicada em 3 corpos de massas diferentes, em uma mesma superfície, o que podemos dizer a respeito de suas acelerações? F 3 kg 2 kg 1 kg

11 2ª LEI DE NEWTON A força F que atua em um corpo é diretamente proporcional a aceleração a ela produz no corpo, isto é F  a. Fr = m.a

12 3ª LEI DE NEWTON (LEI DA AÇÃO E REAÇÃO)
F1 F2 Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B reage sobre A com uma força de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.

13 Observe que a ação está aplicada em um corpo e a reação está aplicada no corpo que provocou ação, isto é, elas estão aplicadas em corpos diferentes. Como estão aplicadas em corpos diferentes, as forças de ação e reação não podem se anular.

14 EXEMPLOS DA 3ª LEI DE NEWTON

15 EXEMPLOS DA 3ª LEI DE NEWTON


Carregar ppt "Interações e movimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google