A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução, tempo moderno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução, tempo moderno"— Transcrição da apresentação:

1 Revolução, tempo moderno
e curta duração

2 A liberdade guiando o povo (1830), de Eugène Delacroix (1798-1863)
Essa imagem foi feita para comemorar o aniversário de qual revolução? O que você entende por revolução? A liberdade guiando o povo (1830), de Eugène Delacroix ( )

3 Revolução como ruptura Revolução como restauração
Revoluções e seus diferentes significados Revolução como ruptura Revolução como restauração

4 Você conhece alguma revolução de ruptura e de restauração?
Para refletir! Nem toda revolução pretende romper com o passado e projetar algo de novo. A revolução pode ser uma tentativa de restaurar elementos do passado. Você conhece alguma revolução de ruptura e de restauração?

5 Revolução e curta duração
As revoluções não acontecem de um dia para o outro. Há um processo e muitos antecedentes. Mas, em muitos casos, ela se insere na curta duração, ou seja, mudanças são realizadas num curto período de tempo.

6 Veremos, a seguir, um caso de revolução de ruptura e outro de restauração

7 Revolução Francesa (1789) Romper com alguns elementos do passado  Antigo Regime Projetar uma nova organização política (República) Situação de miséria e descontentamento na França  crença de que o melhor ainda estava por vir  necessidade de romper com o passado e projetar o futuro

8 O Antigo Regime Nobreza no poder e com privilégios
Monarca absolutista que privilegiava os nobres Camponeses, trabalhadores urbanos e burguesia emergente: deixados de lado Forte poder da Igreja Católica na política e na cultura

9 Eclosão da revolução (1789)
Início “oficial”: Queda da Bastilha Nobreza abusava dos privilégios Campesinato explorado Nobreza disputando cargos com a camada média Estado com gastos desnecessários: festas, luxo Tentativa da burguesia de conseguir direitos políticos dentro do Estado Monárquico

10 A "Tomada da Bastilha", 1789, de Jean-Pierre Houël (1735-1813).
A tomada da Bastilha (prisão-fortaleza onde eram aprisionados os condenados por crimes políticos) contou com a participação de várias camadas da população francesa, inclusive dos mais pobres. A "Tomada da Bastilha", 1789, de Jean-Pierre Houël ( ).

11 Grupos participantes e seus interesses
Girondinos: políticos do Terceiro Estado que representavam a alta burguesia comercial. Defendiam a propriedade privada e a liberdade econômica Jacobinos: também do Terceiro Estado. Representavam a pequena burguesia (pequenos artesãos e comerciantes). Sans-culottes: grupo popular  trabalhadores da cidade de Paris. Lutavam por melhores condições para os pobres.

12 Pintura de um típico sans-culottes,
Léopold Boilly (1761–1845) “Os sans-culottes eram artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários que viviam nos arredores de Paris. Recebiam esse nome porque não usavam os elegantes calções que a nobreza vestia, mas uma calça de algodão grosseira.” (Legenda retirada de:

13 O processo de revolução
Primeira fase: Assembleia Nacional ( ) Segunda fase: Convenção Nacional ( ) Terceira Fase: Diretório ( )

14 Desfecho parcial Revolução burguesa: atendeu, principalmente, aos interesses da burguesia. Fim da monarquia Estado se separa da Igreja. Nobres destituídos de seus poderes e privilégios

15 Execução de Luís XVI, antigo rei da França, 1793.
O que a execução do rei representou para a política francesa? O que essa imagem representa para a história da Europa? Execução de Luís XVI, antigo rei da França, 1793.

16 A Restauração Francesa
Congresso de Viena ( ): países que derrotaram Napoleão se reúnem e propõem a volta do Antigo Regime. Queriam a volta da monarquia e uma nova organização territorial da Europa. Participantes: Alexandre I (Czar da Rússia), Metternich (Primeiro-Ministro da Áustria), Castlereagh (Primeiro- Ministro da Inglaterra) e Frederico Guilherme III (Rei da Prússia). Medo das ondas revolucionárias  Santa Aliança (1815): ação militar para defender as monarquias europeias e impedir movimentos revolucionários

17 Analisando a imagem, como você a relacionaria com o momento da Restauração Francesa? Ela propõe uma ruptura ou uma volta ao passado? Inauguração do monumento à memória de Luís XVI por Charles X, (1826), por Joseph Beaume (1796–1885)

18 Algumas conclusões

19 Revolução e curta duração
O processo da Revolução Francesa foi consideravelmente longo, se tivermos em mente outros eventos revolucionários. Contudo a destruição da Bastilha ocorreu em um dia, e já foi o suficiente para eclodir todo o processo de revolução. Já o fim da Restauração Francesa acabou em três dias (Três Gloriosos), em 27, 28 e 29 de julho de 1830, num movimento liderado pela burguesia liberal.

20 Revolução e tempo moderno
A Revolução Francesa apresenta uma relação específica com a temporalidade: queria romper com o passado e construir um novo futuro que, segundo os revolucionários, poderia ser melhor. Já a Restauração optou pelo movimento contrário: o de restaurar a situação anterior.

21


Carregar ppt "Revolução, tempo moderno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google