A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMÉRCIO INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMÉRCIO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMÉRCIO INTERNACIONAL
Paulo Moreno ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR COMÉRCIO INTERNACIONAL Comércio Exterior Brasileiro

2 PLANO DE ENSINO OBJETIVO PRINCIPAL
Paulo Moreno OBJETIVO PRINCIPAL Fornecer ao aluno uma visão geral sobre as operações de comércio exterior (importação/exportação) e os elementos que influenciam no processo de internacionalização das empresas: o ambiente empresarial, a política brasileira de comércio exterior e as normas do comércio internacional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Fornecer noção básica de comércio internacional. - Conhecer as técnicas, rotinas, aspectos administrativos, gerenciais, fiscais e aduaneiros do comex brasileiro. - Analisar mercados e avaliar possibilidades de negócios. - Conscientizar da importância de se conhecer culturas estrangeiras, de se aprender mais de um idioma e da questão ambiental no comércio internacional.

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Paulo Moreno 1– Introdução ao Comércio Internacional – Órgãos intervenientes no Brasil (MDIC, SRF, Bacen, Secex) – REI - Registro de Exportadores e Importadores – Seleção e Prospecção de Mercados Consumidores e Fornecedores (barreiras, culturas, etc.) – Adequação de recursos, processos e equipamentos para atender o mercado internacional. – Acordos Comerciais (Alca, Nafta...) e Organizações Econômicas Internacionais (Bird, Gatt,...) – Pesquisa de Mercado (concorrência, preços, produtos,...) – Estratégias de Distribuição (direta, indireta e trading company). – Planejamento de Marketing e Promoção Comercial no Exterior (feiras, visitas, etc.) – Práticas de Dumping e Descaminho

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Paulo Moreno 2 – Rotinas e Procedimentos – Siscomex (na empresa ou agentes aduaneiros - brokers) – Documentos no comércio exterior - Nota Fiscal em Regime de Exportação - Ordem de Compra (Purchase Order) - Fatura Pró-Forma (Proforma Invoice) - Fatura Comercial (Commercial Invoice) - Romaneio de Embarque (Packing List) - Conhecimento Embarque (Bill of Lading, Airwaybill,...). - Certificado de Origem (Certificate of Origin e Form. A) - Letra Cambial ou Saque (Draft) - Fumigação (Fumigation) - Certificado de Inspeção (Inspection Certificate) - Contratação de Seguro Internacional (Insurance – IRB) - R.E. Registro de Exportação - S.D. Solicitação de Despacho

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Paulo Moreno – Formas de Pagamentos - a Vista, Cobrança, Carta de Crédito (Letter of Credit) – Mercado e Contratação de Câmbios - Sistema de Créditos Recíprocos - Moedas Conversíveis e Taxas de Câmbio - Valorização/desvalorização da moeda local - Contratos de Câmbios: Compra, Venda e Transferências - Despesas de Promoção no Exterior 3 – Logística e Cálculos de Preços – Modais, Empresas Marítimas e Fechamentos de praças – Paletização, Unitização, Rótulos e Embalagens – Cálculos logísticos (Faturamento e Estufagens) – Formação de Preços (Incoterms 2000)

6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Paulo Moreno 4 – Política de Comércio Exterior Brasileira e Incentivos a Exportação – Política Aduaneira e de Desembaraço Alfandegário – Zonas Primárias, EADI (Estação Aduaneira do Interior) – Incentivos Fiscais - Exportação Direta, Indireta e Trading Company - IPI, ICMS, COFINS, PIS - DRAWBACK Suspensão, Isenção, Restituição e Interno (verde/amarelo) – Incentivos Financeiros - FINAMEX e PROEX - ACC e ACE - Outros tipos de financiamentos

7 METODOLOGIA AVALIAÇÕES
Paulo Moreno Aulas expositivas ministradas com o auxílio de diversos recursos: audiovisuais, vídeos, quadro, etc. Trabalhos e exercícios em sala sobre os temas apresentados. Trabalhos de pesquisa (semestral) sobre tema a ser definido (Grupos até 5 pessoas) Debates em sala como forma de aprofundar os assuntos abordados. AVALIAÇÕES 4 provas/ano – Peso 8 Participação – Peso 2 Trabalhos de pesquisa/ano (não serão atribuídas notas - conceito de participação)

8 BIBLIOGRAFIAS BÁSICA OBRIGATÓRIA RECOMENDADAS OUTRAS PUBLICAÇÕES
Paulo Moreno BÁSICA OBRIGATÓRIA Minervini, N. O Exportador. São Paulo: Makron Books, 2001 RECOMENDADAS Bizelli, J.S. Noções Básicas de Importação. São Paulo: Aduaneiras, 2000 Castro, J.A. Exportação: Aspectos Práticos e Operacionais. São Paulo: Aduaneiras, 2000 Garcia, L.M. Exportar: Rotinas e Procedimentos, Incentivos e Preços. SP: Aduaneiras, 1997 Keedi, S. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 1997 Keegan, W.J.; Green, M.C. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 2000 Ludovico, N. Como Organizar um Departamento de Comércio Exterior. São Paulo: STS, 2000 Maia, J.M. Economia Internacional e Comércio Exterior. São Paulo: Atlas, 1998. Ratti, B. Comércio Internacional e Câmbio. São Paulo: Aduaneiras, 1997 Torres, I.G. Comércio Internacional no Século XXI. São Paulo: Aduaneiras, 2000. OUTRAS PUBLICAÇÕES – Manual Básico do Exportador (Banespa) – Guia Básico do Exportador (Banespa) – Revista de Comércio Exterior (Banco do Brasil)


Carregar ppt "COMÉRCIO INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google