A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são."— Transcrição da apresentação:

1 A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem duas divisões: Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque têm vida própria. Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas. Monoteísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos. Metafísico: no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos. Positivo: a humanidade busca respostas científicas para todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos.

2 CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DAS CIÊNCIAS
A classificação das ciências abstratas baseia-se na ordem lógica e cronológica das ciências. Na ordem lógica, do mais simples e abstrato para o mais complexo e concreto. Nesta classificação, a primeira ciência, que é a matemática, é mais simples e abstrata que a segunda, a astronomia, e assim por diante na ordem cronológica:matemática, astronomia, física, a química, a biologia sociologia.

3 TEMAS BÁSICOS DA FILOSOFIA DE AUGUSTO COMTE
Reforma intelectual do homem + reforma social Comte achava que necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensar de acordo com o estado das ciências de seu tempo. Lei dos três estados Lei da classificação das ciências baseadas na filosofia positiva. Além de uma reforma religiosa assumida pelo plano de renovação social, proposto por Comte nos seus últimos anos de vida.

4 CONSCIÊNCIA SOCIAL Consciência é um termo que provém do latim “conscientia” que significa conhecimento. O homem é capaz de dar um significado do que toma consciência, é capaz de transmitir esse significado e é capaz de idealizar e projetar, antecipando assim ações e reações futuras. Consciência social” como a forma com a qual o homem lida com as regras que regem a sua vida e é o que organiza e dá sentido ao que é vivido coletivamente. A CONSCIÊNCIA SOCIAL/COLETIVA emerge da CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL. A sociologia de Durkheim vê a consciência como coletiva e sem que ela exclua a consciência individual. A consciência social que mantém a estrutura da sociedade e que busca através da harmonia coletiva possibilitar que cada homem alcance a harmonia em si mesmo.

5 CONSCIÊNCIA CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL se compõe de todos os estados mentais que não se referem somente a nós mesmos e aos fatos de nossa vida pessoal. CONSCIÊNCIA SOCIAL/COLETIVA é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós não a nossa personalidade, mas a do grupo ou grupos diversos dos quais fazemos parte.

6 SOLIDARIEDADE SOCIAL A solidariedade social para Durkheim se dá pela consciência coletiva, responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas. SOLIDARIEDADE MECÂNICA: Nas sociedades simples predominaria um tipo de solidariedade diferente daquela existente em sociedades mais complexas. Para compreendermos melhor, basta uma simples comparação entre sociedades indígenas do interior do Brasil com sociedades industrializadas das regiões metropolitanas das principais capitais. Numa sociedade de solidariedade mecânica, o indivíduo estaria ligado diretamente à sociedade, sendo que enquanto ser social prevaleceria em seu comportamento sempre aquilo que é mais considerável à consciência coletiva Nas sociedades de SOLIDARIEDADE ORGÂNICA é necessário compreendermos a ideia de divisão do trabalho social. A ampliação da divisão do trabalho social, consequência do desenvolvimento capitalista, proporciona condições para o surgimento das sociedades com solidariedade do tipo orgânica.

7 FATO SOCIAL Em sua obra intitulada As regras do método sociológico, de 1895, Durkheim afirma que “espera ter definido exatamente o domínio da sociologia, domínio esse que só compreende um determinado grupo de fenômenos denominados fatos sociais. Reconhece-se pelo seu poder de coação externa que exerce sobre os indivíduos. É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, independente das suas manifestações individuais. Os fatos sociais dariam o tom da ordem social.

8 Formas de solidariedade
Anomia é um estado de falta de objetivos e perda de identidade provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. Coesão social é um termo que representa as forças que mantém os homens juntos em sociedade e que lhes permite viver em consenso e ordem social. Formas de solidariedade MECÂNICA ORGÂNICA Tipo de sociedade SIMPLES COMPLEXA Consciência predominante COLETIVA COLETIVA/INDIVIDUAL Tipo de direito REPRESSIVO RESTITUTIVO Tipo de divisão do trabalho


Carregar ppt "A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google