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Da Nascente Água Corrente: a História e Destino de uma Mina

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Apresentação em tema: "Da Nascente Água Corrente: a História e Destino de uma Mina"— Transcrição da apresentação:

1 Da Nascente Água Corrente: a História e Destino de uma Mina
ESCOLA ESTADUAL CULTO À CIÊNCIA Autores: Ana Julia Quintanilha Chiogna, Matheus Viana de Andrade e Rodrigo Seiji Miyao Orientadoras: Aloísia Laura Moretto e Claudia Carla Caniati Palavras-chave: água, nascente de água, sustentabilidade INTRODUÇÃO OBJETIVOS e QUESTÃO PROBLEMA A água é um bem precioso, e como tal devemos preservá-la. Em nossa escola há uma nascente água e em 2016, um som muito intenso ao lado do pátio e auditório chamou a nossa atenção. Fomos informados que o auditório havia alagado e o alagamento foi ocasionado pelo defeito em uma das bombas de captação do poço. Com as reformas ocorridas na escola e com os problemas que a mina causava no auditório, foi construído um poço para extrair e descartar o excedente de água. Atualmente parte dessa água é armazenada em um reservatório e destinada para limpeza do pátio, uso sanitário e hidrantes, mas um grande volume é descartado na rede pluvial. Possibilitar a distribuição do excedente de água da mina à comunidade, após quantificar o excedente pela instalação e leituras do hidrômetro. Avaliar a qualidade da água por interpretação de laudos de análises físico química e microbiológica. Desenvolver atitudes sustentáveis através do exercício do protagonismo juvenil e pré-iniciação cientifica que é o método que mais agrega valor e exercita essas qualidades em um estudante. Questão problema: alagamento do auditório e água da mina lançada nas rede pluvial. 1 METODOLOGIA Escavação do solo até a profundidade de 1,91m (em 2016) Questão problema e definição do objeto de estudo Elaboração de entrevistas e aplicação com os funcionários da escola Interpretação das plantas de reforma para entender o bombeamento da água Colaboração da comunidade na instalação do hidrômetro Leitura para o cálculo do volume de água descartado Pesquisas no Memorial da escola: leitura em jornais antigo sobre a existência da mina Parcerias Público Privadas: vereador e comunidade participando de parcerias para efetivação do desenvolvimento do projeto RESULTADOS Gráfico 1: Volume total de água descartada diariamente e os dias do mês correspondentes. O baixo consumo no fim de semana, dias 20/21 e 27/28, mostra um grande volume de descarte registrado na segundas feira, após o fim de semana chuvoso. Tabela 1: Laudo de análise do excedente de água da mina. Portaria nº 2914/2011 do M. S. recomenda que a contagem de bactérias heterotróficas não ultrapasse o limite de 500 UFC/mL em amostras de água (VESPERMANN, 2013). . Parâmetro Analisado Valor encontrado Valor de referência Turbidez 0,69 Máximo 1 NTU Cor 0,4 Máximo de 15 unidades Hazen pH 5,8 9,5 < pH < 6,0 Flúor 0,13 mg/L O,6 a 0,8 mg/L Coliformes totais ausentes Ausentes em 95% das amostras Coliformes fecais Bactérias Heterotróficas 26,6 UFC/mL Máximo de 500 UFC/mL Fonte: SAMAE-Mogi Guaçu, Parâmetros de qualidade estipulados pela Portaria 518 do Ministério da Saúde. UFC/mL - unidades formadoras de colônia por volume de água (mL). Fonte: autores, 2017 Na segunda quinzena do mês de maio de 2017 foi registrada uma média de L = 1107 m³ de água descartados CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O volume de água descartado é significativo, e pode ser distribuído à comunidade. O laudo da análise atesta que a água está isenta de coliformes, um dos parâmetros de referência de qualidade. A escola já usa a água da mina, no abastecimento de sanitários, mas uma parte é descartada nas galerias pluviais. O diálogo com a iniciativa público-privada já está sendo realizada, para efetivar a proposta da construção da cisterna. O volume excedente deve abastecer carros pipas para a utilização na limpeza de ruas, irrigação de parques e jardins públicos. Ações sustentáveis foram iniciadas na escola e estão sendo propostas para o melhor aproveitamento da água. Essas ações protagonizam a execução de um projeto mais amplo, e tem potencial de contribuir de maneira significativa com a qualidade de vida de uma comunidade pelo uso racional de um recurso natural tão precioso - a Água. CUNHA, Ananda Helena Nunes et al. O reuso de água no Brasil: a importância da reutilização de água no país. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer-Goiânia, v. 7, n. 13, 2011. FUNDAÇÃO NACIONAL de SAÚDE (FUNASA). Manual Prático de Análise de Água. 4ª ed. Disponível em acesso em julho de 2017. Acervo da Escola Estadual Culto à Ciência (1873 até a atualidade). Projeto de Preservação do Acervo da E.E. Culto a Ciência, Campinas, SP. Acesso abril e maio de 2017. Resolução n° 09/2014 – Critérios gerais para o reuso direto de água não potável. Disponível em: Acesso em julho de 2017.


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