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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Apresentação em tema: "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Campinas-SP

2 Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba
Felipe Augusto Gasparotto Biólogo - SEMAE Coordenador AGUAMIGA AUTORES DO TRABALHO: Felipe Augusto Gasparotto Ivan Canale Antonio Carlos Ferreira Elaine Contiero Ribeiro Campinas-SP

3 INTRODUÇÃO AQUATOX  AQUAMIGA  AGUAMIGA
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos INTRODUÇÃO AQUATOX  AQUAMIGA  AGUAMIGA “Aquatox-2000: O Despertar da Consciência de Preservação Através da Avaliação Juvenil” Selecionado e Financiado pelo IDRC - Centro de Pesquisas Canadense “AGUAMIGA: Educação Ambiental Juvenil para a Preservação dos Recursos Hídricos” Campinas-SP

4 Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos
INTRODUÇÃO “AGUAMIGA: Educação Ambiental Juvenil para a Preservação dos Recursos Hídricos” 2012  Executado e Coordenado pelo Setor de Controle de Qualidade da Água (novas metodologias e atividades / educação ambiental crítica / maior reflexão e diálogo entre os atores envolvidos no processo PMEA Lei 9795/1999 Lei 6922/2010 CT-EA Campinas-SP

5 INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (PNEA) Campinas-SP

6 Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos
OBJETIVOS Contribuir para a melhoria da saúde e do meio ambiente através da reflexão e divulgação de conceitos relacionados ao recurso natural água, bem como despertar nos jovens o interesse pelo conhecimento científico Campinas-SP

7 MATERIAL E MÉTODOS Campinas-SP 2017
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos MATERIAL E MÉTODOS Público-Alvo: alunos e professores do 5º ano do E.F. (Escolas Municipais) ETAPA 1: minicurso teórico-prático de capacitação dos professores - palestras, dinâmicas, atividades experimentais e visitas às nascentes dos mananciais de abastecimento público do município - rio Piracicaba em Extrema/MG e rio Corumbataí em Analândia/SP ETAPA 2: palestras aos alunos sobre: água e bacias hidrográficas, usos múltiplos da água, tratamento de água e esgoto, fontes alternativas, qualidade da água, saúde e uso racional ETAPA 3: atividades didáticas nas aulas de artes e redação (confecção de maquetes, colagens, pinturas, produção textual, entre outras atividades) ETAPA 4: visitas técnicas monitoradas - microbacia hidrográfica, captação de água, estação de tratamento de água (ETA) Capim Fino e estação de tratamento de esgoto (ETE) Ponte do Caixão ETAPA 5: práticas experimentais - coleta de água e aplicação dos experimentos (análise de pH, oxigênio dissolvido, teste do H2S e ensaios ecotoxicológicos com sementes de alface e hidras) ETAPA 6: realização de uma feira científica com a exposição dos trabalhos didáticos e experimentais desenvolvidos durante o ano Campinas-SP

8 MATERIAIS DE APOIO Campinas-SP 2017
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos MATERIAIS DE APOIO Cartilha Didática do Projeto AGUAMIGA  Fornecimento a Todos Participantes Campinas-SP

9 MATERIAIS DE APOIO Campinas-SP 2017
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos MATERIAIS DE APOIO Laboratório Móvel do Projeto AGUAMIGA Atividades do Programa Coletas, análises e deslocamentos Atividades Paralelas Eventos em parceria com outras instituições públicas e privadas Campinas-SP

10 MATERIAIS DE APOIO Campinas-SP 2017
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos MATERIAIS DE APOIO Kit Experimental do Projeto AGUAMIGA  Emprestado para cada Escola/Classe Participante Campinas-SP

11 COLETA E OBSERVAÇÃO Campinas-SP 2017
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos COLETA E OBSERVAÇÃO Coleta de Amostras de Água Avaliação Ambiental Corpo d’água representativo da comunidade Córrego, ribeirão, nascente, poço,... Observação do entorno e percepção ambiental Degradação e poluição Presença de mata ciliar Condições climáticas Caracterização de cor e odor na água Análises in loco de pH e OD Campinas-SP

12 EXPERIMENTOS Campinas-SP 2017
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos EXPERIMENTOS Determinação do pH da Amostra Kit Indicador de pH por Mudança de Coloração (Fita Indicadora) Campinas-SP

13 EXPERIMENTOS Campinas-SP 2017 Aparelho Oxímetro Determinação do OD
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos EXPERIMENTOS Determinação do Oxigênio Dissolvido (OD) (Águas Superficiais - Córregos, Rios e Lagos) Aparelho Oxímetro Determinação do OD Resultados: mg/L O2 Campinas-SP

14 Teste para Detecção da Contaminação Microbiológica (Coliformes)
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos EXPERIMENTOS Ensaio do H2S Teste para Detecção da Contaminação Microbiológica (Coliformes) Coliformes Microrganismos que se encontram nos intestinos dos animais de sangue quente, inclusive seres humanos. São eliminadas em grandes quantidades nas fezes A presença dos coliformes na água é uma indicação de que a mesma pode ter sido contaminada com material fecal de seres humanos ou animais Campinas-SP

15 EXPERIMENTOS Campinas-SP 2017
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos EXPERIMENTOS Bioensaio com Hidras Teste para Detecção da Toxicidade Química nas Amostras de Água Endpoints de Hydra attenuata NORMAL TULIPA Campinas-SP

16 EXPERIMENTOS Campinas-SP 2017
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos EXPERIMENTOS Ensaio das Sementes de Alface Teste para Detecção da Toxicidade Química nas Amostras de Água Campinas-SP

17 RESULTADOS E DISCUSSÃO Caracterização dos Participantes (2012-2016)
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO Caracterização dos Participantes ( ) Campinas-SP

18 RESULTADOS E DISCUSSÃO Mapa de Escolas nas Microbacias (2012-2016)
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO Mapa de Escolas nas Microbacias ( ) Campinas-SP

19 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO Avaliação Qualitativa e Quantitativa (Professores) 1) capacitação teórico-prática e excursões técnicas para os professores; 2) material didático, kit experimental, camiseta e lanche; 3) palestra teórica e dinâmica para alunos; 4) visitas técnicas monitoradas na captação do rio Corumbataí, ETA Capim Fino e ETE Ponte do Caixão; 5) atividades didáticas de artes e redação; 6) experimentos científicos para aferição da qualidade da água; 7) feira científica/cultural escolar. Campinas-SP

20 RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 1 - Minicurso (Professores)
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 1 - Minicurso (Professores) Campinas-SP

21 RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 2 - Palestra/Dinâmica (Alunos)
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 2 - Palestra/Dinâmica (Alunos) Campinas-SP

22 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 3 - Atividades Didáticas (Artes e Redação) Campinas-SP

23 RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 4 - Visitas Técnicas Monitoradas
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 4 - Visitas Técnicas Monitoradas Campinas-SP

24 RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 5 - Práticas Experimentais
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 5 - Práticas Experimentais Campinas-SP

25 RESULTADOS E DISCUSSÃO Resultados - Práticas Experimentais
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO Resultados - Práticas Experimentais Teste Gás Sulfídrico  100% das amostras contaminadas com coliformes (águas de poços, bicas, nascentes, córregos, ribeirões e lagos) Germinação de Sementes de Alface  Maioria das amostras (>80%) com grande crescimento das raízes (excesso de M.O.) Bioensaio com Hidras  Único caso de amostra com efeitos subletais nas hidras (amostra de água de bica com excesso de substância química tóxica) Campinas-SP

26 RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 6 - Feira Científica Escolar
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos RESULTADOS E DISCUSSÃO ETAPA 6 - Feira Científica Escolar Campinas-SP

27 Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos
CONCLUSÕES O SEMAE adota uma postura ativa em ações e programas ambientais que disseminam na sociedade valores sustentáveis e uso equilibrado dos recursos naturais, especialmente a água. O programa de educação ambiental AGUAMIGA é um importante elo entre o serviço público de abastecimento de água e a população do município, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio ambiental de Piracicaba. O potencial papel multiplicador das ações educativas pelas crianças e jovens é fundamental para preservação e conservação da água e do meio ambiente e a melhoria na qualidade de vida e saúde da população. Campinas-SP

28 Felipe Augusto Gasparotto
Educação Ambiental Juvenil para Preservação dos Recursos Hídricos OBRIGADO Felipe Augusto Gasparotto Biólogo - SEMAE Campinas-SP


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