A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mesopotâmia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mesopotâmia."— Transcrição da apresentação:

1 Mesopotâmia

2 A agricultura e a criação de animais possibilitaram a sedentarização.
A sedentarização permitiu o surgimento dos primeiros núcleos urbanos. Uma das primeiras regiões onde surgiram os núcleos urbanos foi na crescente fértil, no Oriente Médio.

3

4

5

6

7 A região recebe esse nome devido ao fato de ter o formato de uma Lua crescente e ter terras férteis.

8 Mesopotâmia

9 Viviam entre os rios Tigre e Eufrates.
Esses rios tinham cheias violentas. Para controlar os volumes da água foi necessário a construção de diques e barragens. Para fazer essas obras, desenvolveram a matemática e a engenharia. Especialização das atividades: comércio, construção de diques, agricultura, metais, pedreiros, entre outras atividades.

10 http://www. youtube. com/watch

11 6M2 (JUNIOR)

12 Organização política Cidades com governos independentes e autônomos. (cidades-estados) Os reis das cidades-estados exerciam um grande poder. Os reis controlavam a cidade, a agricultura, criavam leis, cobravam impostos, cuidavam da administração, escolhiam funcionários, organizavam as guerras e eram chefes militares

13 6M2 AMBIENTAL (COPIAR NO CADERNO DAQUI EM DIANTE)

14 Organização religiosa
Eram politeístas. Deuses ligados a natureza (sol, lua, tempestade) Existiam templos de adoração. Cada cidade possuía uma divindade protetora. Existiam sacerdotes. As cidades-estados se desenvolviam ao redor dos templos. Alguns templos recebiam o nome de zigurate.

15

16

17

18

19

20

21

22

23 6M2 AMBIENTAL 6M3 JUNIOR 6M2 JUNIOR 6T2 AMBIENTAL (COPIAR DAQUI EM DIANTE: A PRIMEIRA PARTE DO VIDEO J´PA FOI MOSTRADO

24 Os mesopotâmios acreditavam que quando os deuses vinham a terra, eles repousavam nos zigurates.
Os zigurates também eram usados como observatórios astronômicos. O rei representava os deuses na terra. Ele era o sacerdote principal e o protetor da cidade. Era considerado um intermediário entre os deuses e os humanos.

25

26 6M1 JUNIOR EXPLICAR E COPIAR A PARTIR DAQUI

27 Organização social do trabalho
Existia uma pirâmide social com cinco níveis. Os reis e a nobreza estavam no topo. Logo abaixo vinham os sacerdotes e guerreiros. Depois vinham os comerciantes, funcionários reais e artesãos. Logo em seguida os agricultores, caçadores e criadores de animais. E por último os escravos.

28 Os camponeses e escravos faziam todo o trabalho pesado.
Os escravos eram os prisioneiros de guerra, pessoas que não conseguiam pagar suas dívidas ou indivíduos vendidos por seus familiares em épocas de crise. Os escravos poderiam se casar, adquirir bens e comprar sua liberdade. Se algum tentasse fugir, era punido com severidade.

29 Eram com frequência açoitados, marcados com ferro e poderiam usar pesadas correntes.
A maioria das pessoas na mesopotâmia trabalhava na agricultura

30 6T1 AMBIENTAL (COPIAR DAQUI EM DIANTE
6T1 AMBIENTAL (COPIAR DAQUI EM DIANTE. FALTA EXPLICAR AINDA A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO)

31 6M1 AMBIENTAL (EXPLICAR E COPIAR A PARTIR DAQUI) SUBLINHAR O LIVRO TAMBÉM

32 Os códigos de lei

33 Necessidade de se estabelecer regras para que as pessoas se respeitassem.
Com a invenção da escrita, essas regras poderiam ser registradas e conhecidas por todos. A lei antiga mais conhecida é o Código de Hamurabi.

34 Código de Hamurabi

35

36 Conjunto de regras sobre trabalho, família, comércio e propriedade escrito pelo rei Hamurabi.
Hamurabi era rei da cidade da Babilônia “Olho por olho, dente por dente”. Se uma pessoa livre ferisse o olho de outra pessoa livre, deveria ter como pena um ferimento em seus olhos também. Já se o crime fosse cometido contra um escravo, as penas eram mais suaves.

37 “Se um filho bater em seu pai, deverá ter a mão cortada”
“ se alguém quebrar o dente de outra pessoa, também deverá ter seu dente quebrado”

38

39 Nação politicamente organizada. [Nesta acepç. , com cap. ] 11
Nação politicamente organizada. [Nesta acepç., com cap.] 11. Organismo político administrativo que, como nação soberana ou divisão territorial, ocupa um território determinado, é dirigido por governo próprio e se constitui pessoa jurídica de direito público, internacionalmente reconhecida. 12. Sociedade politicamente organizada.


Carregar ppt "Mesopotâmia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google